Logo Zoom
Logo Zoom

O preço está bom

Com base nos últimos 40 dias, o valor está próximo da média de R$ 28,16

Quer pagar mais barato?

Avisamos quando o preço baixar

Compare preços em 4 lojas

Ordenar por

Histórico de Preços

O preço está bom

Com base nos últimos 40 dias, o valor está próximo da média de R$ 28,16

Quer pagar mais barato?

Avisamos quando o preço baixar

Ficha técnica

Informações Básicas

ISBN9788573211924
ISBN-10857321192
TítuloExilados
AutorJames Joyce
EditoraILUMINURAS

Descrição

O menor preço encontrado no Brasil para Exilados - James Joyce - 9788573211924 atualmente é R$ 28,16.

Avaliação dos usuários

4.8

10 avaliações

Exibimos as avaliações mais relevantes da Amazon

Única Peça Teatral de James Joyce

Recomendo

Não, esta não é uma seminal de James Joyce como Ulisses, Finnegans Wake, Retrato de um Artista quando Jovem ou Dublinenses. Tendo sido escrito logo após as duas últimas, Exilados foi a única peça teatral escrita por James Joyce, uma devoção a um dos seus mestres literários, o norueguês Henrik Ibsen. Porém isto não significa que deve-se desprezar a obra! Em Exilados encontramos tudo que é caro na formação do escritor: ciúmes, seu sentimento quase-obsessivo por sua mulher, a política contemporânea, seu sentimento de exclusão social numa Irlanda onde ele não encontrava pares para desenvolver sua literatura. Exilados é uma peça pequena, em três atos, com parcos personagens - Dois casais, uma criança, uma governanta, um leiteiro e uma vendedora de peixes - que desenvolve sua história em apenas dois locais. A história? O confuso sentimento de sentir-se traído: um marido que desconfia que seu amigo de infância flerta com sua esposa, e que esta retribui. E para certificar-se, baseando sua decisão de levar a liberdade até as últimas consequências, ele instiga sua própria esposa a ser receptiva a aproximação de Robert, o amigo. Joyce nutriu ao longo de sua vida uma desconfiança desmensurada de sua própria esposa, Nora, com quem ele foge sem se desposar para Itália, onde têm dois filhos cujo primeiro ele próprio chega a duvidar da paternidade. Todos estes fatos terão influência na Peça Teatral, tornando-a uma Biografia Ficciosa. A introdução, talvez, tenha tanta valia quanto a própria obra: Alípio Correia de Franca Neto, o tradutor, faz um preâmbulo que ambienta bem a formação literária de James Joyce àqueles que ainda tiveram pouco ou nenhum contato com obras do autor.

Mario

• Via Amazon

Joyce no palco

Recomendo

Escrito entre 1914 e 1915, essa peça do autor irlandês foi encenada pela primeira vez em 1919, em Munique, e só voltou aos palcos seis anos depois, em Nova York. Em Dublin, sua terra, ela só foi apresentada em 1948, sete anos depois de sua morte. Até seu desaparecimento, a peça só fora representada oito vezes. Esta edição da Iluminuras (2003) tem tradução de Alípio Correia de Franca Neto, que é também o autor de uma alentada introdução bastante ilustrada. Na verdade o que se lê na introdução é um ensaio erudito, sobre autor e obra, que nos ajuda a conhecer melhor e entender o homem e o autor James Joyce. O enredo em si, embora trate de um tema aparentemente avançado para a época, um triângulo, ou melhor, um quadrado amoroso, mais platônico que carnal, se desenvolve dentro do esquema do velho teatro, com marcação rígida e diálogos curtos. O escritor Richard parte para o exterior, acompanhado de Bertha, com quem se casa sem a aprovação da família. Ela é um caráter simples, apaixonado, que remói um sentimento de culpa por não se sentir à altura de seu parceiro e por tê-lo afastado dos seus, de uma possível carreira e de sua terra. Robert, amigo de juventude de Richard, um tipo simplório, raso, é apaixonado por Bertha, e com o retorno do casal para a Irlanda passa a cortejá-la abertamente. Richard tem em Beatrice, prima de Robert e professora de piano de seu filho Archie, sua musa inspiradora. Richard flerta com Beatrice descaradamente e isso mexe com os ciúmes e a insegurança de Bertha. Por outro lado, ele estimula a mulher a que facilite as coisas para Robert, o que a deixa confusa e frustrada. Dividida, ela corresponde ao flerte de Robert, mas é ferida pela postura do marido, por quem segue apaixonada. A banalidade do enredo desaparece quando se descobre que Richard ama a esposa, mas a complexidade de sua personalidade lhe impõe a condição de só ser feliz ao seu lado num contexto de dúvida. Por esta razão, é fundamental dar à mulher a total liberdade. Na verdade, ele não a empurra ao rival, mas à liberdade de se realizar, aplacar seus possíveis desejos adúlteros, optar por traí-lo. Confusa, ela cobra uma posição clara de Richard, que não pode atendê-la sem frustrar sua estratégia até certo ponto doentia. Ao contrário da Capitu, de Machado de Assis, o leitor sabe o que acontece de verdade entre Bertha e Robert, mas a dúvida de Richard será sempre a de Bentinho, por uma necessidade de sua mente complicada. Um dramalhão com o toque da genialidade de Joyce, composto por personagens comuns, mas de psicologia complexa.

julio

• Via Amazon