Consciência crítica
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Excelente opção para refletirmos acerca do ensino de LP nas escolas.
Ívena
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ISBN | 9788579340956 |
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ISBN-10 | 8579340950 |
Título | Por Que A Escola Não Ensina Gramática Assim? - Série Estratégias de Ensino - Vol. 47 |
Autor | Vários Autores |
Editora | Parábola Editorial |
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4.6
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Consciência crítica
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Excelente opção para refletirmos acerca do ensino de LP nas escolas.
Ívena
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Livro maravilhoso!!!
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Amei!
Rosi
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Muito distante das pretensões do livro
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O título da obra é bem sedutor ao leitor desavisado. E após a leitura do livro, os professores continuarão a ensinar gramática do mesmo jeito de antes da leitura do livro. A grande questão do livro é a falta de pé no chão e coerência das descrições e propostas de atividades. Eu tive analisar em dupla um dos capítulos para um seminário na pós-graduação. Ao lê-lo, analisá-lo, não só o capítulo que examinei, como os dos colegas que averiguaram os outros, ficou claro uma certa confusão na proposta. Os autores expõem descrições normativas na intenção de mostrar às incongruências e depois exibem concepções sociolinguísticas sobre esses mesmos conceitos. No entanto, ao longo dos capítulos, há confusões sobre a noção de língua, linguagem. As noções normativas introduzidas no início dos capítulos, na intenção de criticá-las, são abandonadas no meio da obra. As sugestões de atividades são completamente fora da realidade. Poucas propostas são aproveitáveis. Vários capítulos sugerem alunos do ensino fundamental e médio montarem corpus de descrições dos fenômenos linguísticos. Sendo que isto é difícil até para alunos de Letras da graduação, imagina para alunos do fundamental e médio. Limitei-me a esses problemas observados, evidentemente que há mais. Ninguém nega os problemas da gramática normativa, mas ela não será vista ou trabalhada de outra forma por meio de propostas vagas e descrições confusas.
Igor
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Para uso do professor
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Faz com que a gente possa ensinar de uma forma mais concreta.
Keli
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