Como colocar linha na máquina de costura?

As máquinas de costura [http://www.zoom.com.br/maquina-costura/todos], usadas principalmente por costureiras, são fundamentais para a confecção de roupas e pequenos ajustes. E possível encontrar no mercado uma diversidade de modelos de máquinas de costura, para todos os estilos, orçamentos e necessidades. Das portáteis, ideais para pequenos reparos, até às mais sofisticadas, com uma série de perfis, o fato é que todas elas têm algo em comum: linha e agulha. Embora pareça uma tarefa simples par

Como colocar linha na máquina de costura?
Catarina MonteiroEspecialista em Casa

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

As máquinas de costura, usadas principalmente por costureiras, são fundamentais para a confecção de roupas e pequenos ajustes.

E possível encontrar no mercado uma diversidade de modelos de máquinas de costura, para todos os estilos, orçamentos e necessidades. Das portáteis, ideais para pequenos reparos, até às mais sofisticadas, com uma série de perfis, o fato é que todas elas têm algo em comum: linha e agulha.

Embora pareça uma tarefa simples para as costureiras profissionais, esse artigo tem orientações práticas para colocar a linha na máquina de costura.

Identificando o tipo da máquina

O primeiro passo é identificar qual tipo de máquina você possui. Boa parte delas tem uma espécie de guia-fio que pode ser simples ou duplo.

O guia-fio simples, geralmente de metal, fica localizado no alto da máquina, por onde a linha passa antes de chegar até a agulha.

Já o guia-fio duplo é composto, em sua maioria, de uma pequena peça de metal e outra de plástico, também no alto da máquina.

Antes de iniciar a introdução da linha na máquina, por medida de segurança, é importante desligar a máquina da tomada, caso ela seja elétrica, como essa Singer Ziguezague Facilita Pro 2918.

Feito isso, acione a agulha para a posição mais alta, virando o volante na sua direção para subir a agulha.

Certifique-se de que a linha utilizada tem espessura apropriada para passar pelo buraco da agulha. Posicione o carretel da linha no porta-carretel, seja ele horizontal ou vertical.

É importante que o carretel seja colocado no lugar indicado para garantir que a linha possa passar por todos os pontos de linha da máquina.

Em seguida, passe a linha através do primeiro guia-fio e percorra a linha através do buraco mais alto, puxando através da abertura.

Para garantir que a linha fique no lugar, passe a linha pelo estica-fio e depois coloque a linha na agulha, da frente para trás.

Puxe a ponta da linha que passa pela agulha para que a ponta tenha em média uns 5 cm de comprimento. Vire o volante na sua direção até que a agulha não fique mais aparente na caixa de bobina.

Gire o volante devagar até que a agulha alcance o ponto mais alto de novo. Nesse processo, é importante segurar a linha que passou pela agulha para que ela não escape.

Puxe a linha na sua direção até que a laçada venha para o lado externo da caixinha da bobina. Depois puxe as pontas das linhas e deixe para trás, para o lado direito da máquina de costura.

Pronto, agora é só colocar a imaginação para criar modelos exclusivos ou mesmo para aqueles pequenos reparos, como barras e ajustes de largura e comprimento.

É importante lembrar que a maioria das máquinas de costura, portáteis ou profissionais, acompanha manual de instruções com ilustrações que podem facilitar a instalação do carretel de linha.

Leia também: As Melhores Máquinas de Costura