Máquina de Costura Elgin Genius Plus é boa? Veja preço e análise da ficha técnica

Dê um Zoom e conheça os detalhes desse modelo de máquina de costura doméstica.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Escolher qual máquina de costura comprar pode ser uma decisão difícil até para quem é profissional no ramo, afinal, cada pessoa possui necessidades diferentes e a variedade de modelos é imensa. A Elgin é hoje uma das marcas mais buscadas, afinal, a empresa se lançou no mercado há mais de sessenta anos justamente nesse segmento e foi se expandindo para outras áreas - como telefones, ar condicionados, iluminação, e equipamento de informática, por exemplo.

Uma das máquinas de costura domésticas da Elgin mais vendidas no mercado é a Genius Plus, um modelo de costura reta que possui uma variedade de recursos e um custo médio em torno de $950 - abaixo da média de modelos similares de outras marcas. Quer saber se ela é a máquina perfeita para você? Fizemos uma análise completa da ficha técnica e listou todos os detalhes sobre a Elgin Genius Plus JX 4035 para ajudar você a tomar a sua decisão. Dê um Zoom!

Leia mais: Máquina de Costura Elgin: veja opções para comprar em 2020

Máquina de costura Elgin Genius Plus JX-4035. (Imagem: Elgin/Divulgação)
Máquina de costura Elgin Genius Plus JX-4035. (Imagem: Elgin/Divulgação)

Ficha técnica da máquina de costura Elgin Genius Plus JX-4035

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Leve/Médio/Elásticos
  • Número de pontos: 31
  • Caseador: Automático
  • Costura: Reta, ziguezague, ponto invisível, ponto decorativo, ponto flexível, overloque, 3 pontinhos para lingerie
  • Recursos: Braço livre, enchedor de bobina automático, permite agulha dupla, prega zíper, prega botão, alça de transporte, luz de LED

Potência e Dimensões

A Elgin Genius Plus é portátil, estável e potente.

A máquina Elgin Genius plus faz até 750 pontos por minuto. (Imagem: Elgin/Divulgação)
A máquina Elgin Genius plus faz até 750 pontos por minuto. (Imagem: Elgin/Divulgação)

A Genius Plus possui um tamanho dentro da média para essa categoria de máquinas de costura: são 38,5 cm de largura, 29 cm de altura, e pouco menos de 19 cm de profundidade. Com 70W de potência, ela pode fazer até 750 pontos por minuto, a maior velocidade disponível entre as máquinas de costura portáteis da marca.

Indicada para uso doméstico, essa máquina precisa estar apoiada sobre uma mesa ou bancada, e pesa em torno de 7kg, o que garante uma boa estabilidade durante o uso. A Genius Plus não é bivolt, mas está disponível para compra tanto na versão 127V quanto na 220V.

Recursos e Funções

Com variedade excelente de funções, a Genius Plus atende muitas necessidades.

A Elgin genius Plus possui variedade de pontos úteis e versáteis. (Imagem: Elgin/Divulgação)
A Elgin genius Plus possui variedade de pontos úteis e versáteis. (Imagem: Elgin/Divulgação)

Com recurso de costura reta e em ziguezague, a Genius Plus faz 31 tipos de pontos diferentes, uma variedade excelente para quem busca fazer acabamentos diferenciados nas peças. Além dos pontos decorativos, a programação também inclui pontos flexíveis, que são excelentes para costurar tecidos com elasticidade; e ponto tipo overloque, que une dois tecidos e arremata em uma passada só, evitando que a fibra desfie e prolongando a durabilidade da costura.

Esse modelo também tem alavanca de ponto em retrocesso para fazer arremate em qualquer costura, faz costura com agulha dupla, cria casas para botão em apenas quatro passos, além de também pregar botões, tornando o processo ágil e prático. Essa máquina também possui enchedor automático de bobina, e faz o acabamento “três pontinhos” para lingerie. Mas, apesar de ser super completa e possuir uma tecnologia avançada, a Genius Plus não tem passador automático de linha, o que exige que o processo de colocar linha seja manual, e nem permite a regulagem da largura e comprimento do ponto - funções bem comuns em outros modelos similares de máquinas de costura.

Design

A Genius Plus JX-4035 tem visual simples e bonito.

Detalhes da máquina Elgin Genius Plus JX-4035. (Imagem: Elgin/Divulgação)
Detalhes da máquina Elgin Genius Plus JX-4035. (Imagem: Elgin/Divulgação)

No aspecto visual, a Genius Plus acerta pela simplicidade e sem sair muito do design da família de máquinas de costura portáteis da Elgin. Todos os modelo da marca possuem a base branca com detalhes em alguma cor de destaque. No caso da Genius Plus, os desenhos do corpo, botões e alguns detalhes são em um azul intenso que dão um aspecto clean e elegante.

Todos os itens de metal (como a chapa, a caixa da bobina, lançadeira da máquina, etc.) são em aço inox com garantia de durabilidade pela Elgin. Ela também possui luz de LED na agulha, para melhor visualização durante a costura, e a base do braço é removível para facilitar a costura em tecido tubular, como mangas e bainhas, e também serve como porta-acessórios. As alavancas de retrocesso, do calcador, e do cortador de linha são bem posicionadas e oferecem uma boa praticidade sem o risco de esbarrar durante o uso. E, para maior praticidade e portabilidade, a Genius Plus possui alça retrátil, que facilita o transporte e se encaixa discretamente no corpo da máquina quando não precisa ser usada.

A luz de LED na agulha melhora a visibilidade durante a costura. (Imagem: Elgin/Divulgação)
A luz de LED na agulha melhora a visibilidade durante a costura. (Imagem: Elgin/Divulgação)

Na frente da máquina estão desenhadas as inscrições de instrução sobre os botões e alavancas. O design simplista pode ser um pouco confuso para quem não está familiarizado com os símbolos utilizados, o que acaba criando um período de aprendizado para se habituar com as diferentes funções e recursos oferecidos.

Acessórios

O kit que acompanha a Genius Plus pode ser um diferencial na hora da compra.

Braço removível da máquina de costura Elgin Genius Plus. (Imagem: Elgin/Divulgação)
Braço removível da máquina de costura Elgin Genius Plus. (Imagem: Elgin/Divulgação)

Este modelo possui uma série de acessórios que vêm de fábrica, em um kit que torna a experiência mais completa e pode pesar na hora de tomar a decisão. Além da sapata/calcador de uso geral, o kit da Genius Plus também inclui a sapata para pregar zíperes, a de casear, e o isolador de dentes para facilitar o bordado livre. Também vêm no kit: agulhas e bobinas extras, chaves de fenda (para colocar a agulha), guia de costura e óleo lubrificante.

Esse modelo da Elgin é um dos que possuem, além do manual de instruções ilustrado, um DVD exclusivo com instruções detalhadas de manejo. Um ponto negativo, porém, é que diversas das funcionalidades da máquina necessitam de acessórios extras que não estão incluídos no kit de fábrica, como a sapata para pregar botões, para franzir, ou a de ponto invisível. A maioria pode ser encontrado facilmente para comprar de forma avulsa ou em kits com vários modelos.

Vale a pena comprar?

Confira se a máquina de costura Elgin Genius Plus JX-4035 é a máquina ideal para você.

A máquina Elgin Genius Plus é uma boa máquina de costura doméstica e provavelmente vai atender todas as necessidades de alguém que não tenha um volume muito intenso de uso. Ela possui uma qualidade excelente, com garantia de um ano pela marca, e diversos recursos que permitem um ótimo acabamento nas peças e suporta vários tipos diferentes de tecidos, dos mais delicados, como voil ou seda, aos mais pesados, como veludo ou jeans.

Ela é uma das máquinas de costura doméstica mais caras da Elgin, mas possui uma boa relação de custo-benefício, tendo em vista a variedade de recursos e funções - e principalmente se comparada à outros modelos similares de outras marcas. Por ser uma máquina avançada ela pode não compensar o investimento caso você não pretenda utilizar todos os recursos oferecidos, mas, mesmo para iniciantes na costura, ela é um equipamento que pode incentivar a criatividade, tendo em vista as diversas funcionalidades.

Prós

  • Variedade de recursos
  • Costura reta e zigue-zague
  • Pontos decorativos e flexíveis
  • Prega zíper
  • Caseado em 4 passos
  • Luz de LED na agulha
  • Braço livre
  • Enchedor automático de bobina
  • Cortador de linha

Contras

  • Não tem passador automático de linha
  • Não permite regulagem de largura e comprimento do ponto
  • Alguns recursos exigem acessórios que precisam ser adquiridos separadamente

Leia também: