Máquina de Costura Singer Facilita é boa? Compare a 4432, a 4423 e a 4411

Dê um Zoom a análise da Máquina de Costura Singer Facilita e compare as opções 4432, 4423 e 4411.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

A Singer é uma marca tradicional quando o assunto é máquina de costura. Sua linha Facilita Pro tem sido muito buscada nas pesquisas aqui do Zoom e na internet em geral, e muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de escolher um dos modelos de máquina de costura Singer Facilita Pro. Afinal, qual a diferença entre os modelos 4432, 4423 e 4411?

As máquinas de costura doméstica Singer Facilita Pro trazem o mesmo código 44 antes desses três modelos: 4432/4423/4411. A diferença entre elas é a quantidade de pontos que a máquina de costura oferece. Em resumo, a máquina de costura Singer Facilita Pro 4432 oferece 32 pontos; o modelo 4423 possibilita 23 pontos; e a opção 4411 oferece 11 tipos de pontos diferentes para a sua costura.

Para explicar e te ajudar a escolher a melhor opção da máquina de costura Singer linha Facilita Pro para você, preparamos uma análise completa da ficha técnica com essas três opções. Dê um Zoom!

Leia mais: As Melhores Máquinas de Costura Singer para Comprar

Máquina de Costura Singer Facilita Pro 4432. (Imagem: Divulgação/Singer)
Máquina de Costura Singer Facilita Pro 4432. (Imagem: Divulgação/Singer)
Ficha técnica das máquinas de costura Singer Facilita Pro 4432, 4423 e 4411
ModeloFacilita Pro 4432Facilita Pro 4423Facilita Pro 4411
TipoManualManualManual
Indicação de usoDomésticaDomésticaDoméstica
Tipo de tecidoElástico, leve, médio ou pesadoElástico, leve, médio ou pesadoLeve ou médio
Número de pontos1.100/minuto1.100/minuto1.100/minuto
CaseadorManualManualAutomático
Costura32 tipos de ponto: Costura reta com ponto ajustável e flexível, ziguezague, 3 pontinhos, ponto invisível, pontos decorativos e overloque.22 tipos de ponto: Costura reta com ponto ajustável e flexível, ziguezague, 3 pontinhos, ponto invisível, pontos decorativos e overloque.11 tipos de ponto: Costura reta, ziguezague, 3 pontinhos, pontos decorativos.

Potência e Dimensões

A Singer Facilita Pro alcança até 1.100 pontos por minuto.

Máquina de costura Facilita Pro 4411. (Imagem: Shutterstock/Singer)
Máquina de costura Facilita Pro 4411. (Imagem: Shutterstock/Singer)

As três opções de máquina de costura Singer Facilita Pro são robustas: têm 38 cm de altura, 48 cm de largura e 24,5 cm de comprimento e pesam, em média, 8,5 kg. Todas elas se adaptam bem a todas as superfícies planas.

A linha de máquina de costura Singer Facilita Pro é indicada para quem já possui alguma noção de costura, quer fazer artesanatos, bainhas e barras em calças, ajustes em mangas e punhos de camisas, além de acabamento em tecidos flexíveis. Embora sejam máquinas de costura domésticas e manuais, contam com potência de 90W e garantem a velocidade de até 1.100 pontos por minuto.

Recursos e Funções

O destaque da Singer Facilita Pro estão nos pontos.

Botões da máquina de costura Facilita Pro 4411. (Imagem: Divulgação/Singer)
Botões da máquina de costura Facilita Pro 4411. (Imagem: Divulgação/Singer)

Sabemos que a principal diferença entre os modelos de máquina de costura Singer Facilita Pro 4432/4423/4411 é a quantidade de pontos que a máquina oferece.

Na máquina de costura Facilita Pro 4432 você vai ter acesso a 32 pontos diferentes, entre decorativos e flexíveis, incluindo costura reta com ponto ajustável e flexível, ziguezague, 3 pontinhos, ponto invisível, pontos decorativos e overloque. Esses recursos ajudam quem precisa costurar tecidos mais pesados ou elástico, além de ter opções para acabamento decorativos e flexíveis.

Assim como o modelo 4432, na máquina de costura Facilita Pro 4423 você também vai encontrar pontos flexíveis e ajustáveis, que ajudam no acabamento tecidos com elasticidade, com a diferença na quantidade, pois a Facilita Pro 4423 tem um pouco menos de pontos: são 23 tipos.

Detalhes da máquina de costura Facilita Pro 4423. (Imagem: Divulgação/Singer)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>
Detalhes da máquina de costura Facilita Pro 4423. (Imagem: Divulgação/Singer)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>

Outro detalhe que vale a pena checar é se a máquina de costura é prática para fazer casa de botão. Tanto a máquina de costura Facilita Pro 4432 como a 4423 fazem casa de botão com apenas um movimento. Já a máquina de costura Facilita pro 4411 faz a casa de botão em quatro movimentos, o que pode ser uma desvantagem para algumas pessoas. Além disso, esse modelo de máquina de costura Singer Facilita oferece 11 tipos de pontos para costura, dispensando pontos de overloque ou elásticos.

Design

Os modelos da Singer Facilita Pro possuem base em inox e Braço Livre.

Máquina de costura Facilita Pro 4411. (Imagem: Divulgação/Singer)
Máquina de costura Facilita Pro 4411. (Imagem: Divulgação/Singer)

Para quem busca um design que te ofereça segurança e resistência, os três modelos de máquina de costura Singer Facilita Pro são opções a considerar. Eles têm a base revestida em aço inox, que protege a passagem do tecido e contam com o recurso Braço Livre para adaptar a máquina na hora de costurar bainhas de calças, mangas e punhos de camisas.

Acessórios

Antes de comprar sua máquina de costura Singer, é importante conhecer os acessórios que ela já oferece para evitar comprar repetidos.

Todas as três opções de máquina de costura Facilita Pro (4432/4423/4411) vêm com sapatilha de uso geral, para bainha invisível, casas de botão, para pregar botão ou zíper, abridor de casas de botão, pincel de limpeza, bobinas, chave de fenda, embalagens de agulhas, feltro para o pino porta-retrós vertical, guia de costura, pino porta carretel, prendedor de carretel grande e prendedor de retrós.

Vale a pena comprar?

Descubra se vale a pena investir nas máquinas de costura Facilita Pro.

Com o resumo acima, podemos entender que quanto mais pontos e recursos a máquina de costura Singer Facilita oferece, maior o seu custo.

Então, o bom da máquina de costura Singer Pro 4432 é que mesmo sendo doméstica, você consegue fazer trabalhos profissionais e costurar tecidos mais pesados. Porém, é mais cara. Já a máquina 4423 oferece quase os mesmos recursos da anterior, também faz costuras em tecidos elásticos e oferece alguns tipos de pontos a menos e por alguns Reais (R$) a menos também. Já a máquina Facilita Pro 4411 é para quem pode investir um pouco menos e não vai sentir falta de pontos específicos como o overloque.

Todas essas opções de máquina de costura Singer são manuais, sendo assim, mais indicadas para quem já tem algum conhecimento mínimo em costura. As três máquinas de costura Facilita Pro são velozes e potentes e a principal diferença está no número de pontos que cada uma oferece. Isso tem a ver com o tipo de trabalho que você faz, se são mais simples, que demandam menos pontos, ou envolve mais criação, detalhes e volume, o que exige tipos de pontos variados.

Leia também: