Melhor máquina de costura Elgin 2021: veja a seleção

Acompanhe uma lista com seis dos melhores modelos de máquina de costura Elgin e veja qual a melhor para você

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Quando se pensa em máquina de costura, geralmente o que primeiro vem à cabeça é uma máquina de costura Elgin. Não é para menos, já que a empresa está nesse mercado há seis décadas. Com o passar do tempo, ela ainda foi ampliando seus segmentos e hoje oferece itens nas áreas de telefonia, informática, iluminação entre outras.

Entre os tipos de máquina de costura Elgin, há as industriais, as overlock, portáteis e as tradicionalíssimas com mesa. Elaboramos uma lista aqui com a representante overlock da marca e as portáteis mais buscadas no Zoom e em outros sites, considerando recursos e funções indicados para diferentes perfis de uso. Ou seja, tem desde as adequadas para iniciantes até para quem costura frequentemente peças mais elaboradas. Dê um Zoom e veja nossa seleção para saber escolher sua melhor máquina de costura doméstica!

1. Máquina de Costura Elgin Doméstica Overloque Reta Trendy JX-3013

A máquina de costura Elgin Overloque Reta Trendy JX-3013 é bem elogiada pelos usuários por sua facilidade de manuseio, funcionamento silencioso além de quase não apresentar trepidação durante a costura. A Trend de uso doméstico é bem versátil, pois tem funções adequadas a costuras mais simples e elaboradas. Com ela é possível pregar botões e zíperes, fazer aplicações, overlocks simples e inclinados e costura com lastex. Portátil, possui alça para transporte para poder ser instalada no local mais adequado.

Sua caixa de bobina e lançadeira sao feitas em aço e o controle de velocidade é eletrônico. Com duas posições de agulha e um interruptor para a lâmpada, a máquina pode se transformar em Braço-Livre para fazer costuras tubulares, como barras e punhos de camisas. Entre os pontos ideias para costuras mais complexas, ela oferece os três pontinhos para lingerie e costura flexível para tecidos que contém elástico em sua trama.

Ficha técnica da Máquina de Costura Elgin Doméstica Overloque Reta Trendy JX-3013:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Elástico, leve
  • Número de pontos: 14 pontos
  • Caseador: Automático
  • Costura: Overloque I, II e III, Reta, Ziguezague, Ponto Invisível, 3 Pontinhos para lingerie, Pontos Flexíveis
  • Recursos: Controle de tensão da linha, Alça para transporte, Braço livre

2. Máquina de Costura Elgin Doméstica Portátil Overloque 1000

Ideal para uso doméstico, a máquina de costura Elgin Overlock 1000 é leve, mas seu eixo de transmissão de aço é bem resistente, além de ter uma base mais larga e estrutura interna de metal que aumentam a estabilidade na costura.

Com velocidade de 1300 pontos por minuto, ela faz o overloque estreito, largo, fecho plano, bainha enrolada e ainda overloque com 3 ou 4 linhas – tudo podendo ser costurado com uma ou duas agulhas. O modelo possui ajustes do comprimento e largura dos pontos, luz na costura, braço-livre para costuras tubulares, e reostato para controle de velocidade. Um dos recursos interessantes é a passagem de linha identificada por cores, que facilita bastante a vida do usuário ao preparar a máquina para diferentes trabalhos. Além do Manual de Instruções, a Overlock 1000 vem com um DVD de manejo, que ensina passo a passo como explorar todos os recursos uqe a máquina oferece.

Ficha técnica da Máquina de Costura Elgin Doméstica Portátil Overloque 1000:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica, portátil
  • Tipo de tecido: Elástico, Leve, Médio e Pesado
  • Caseador: Automático
  • Costura: Overlock Estreito, Largo, Fecho plano e Bainha enrolada e Overlock com 3 ou 4 linhas.
  • Recursos: Braço Livre, Seletor de comprimento de ponto, Alça para transporte, Passador de linha automático, Seletor de largura de ponto

3. Máquina de Costura Elgin Doméstica Portátil Reta Genius Plus JX-4035

Com até 31 diferentes tipos de pontos de costura, incluindo especiais como casinha de abelha e concha, a máquina de costura Genius JX4035 é uma das mais completas da categoria (confira aqui a análise técnica no Zoom). Todos os trabalhos, desde os simples consertos até os mais detalhados, são feitos de maneira rápida e segura, pois a máquina também possui diversos recursos que descomplicam na hora do trabalho.

Com a Elgin Genius é possível pregar botões, colocar zíperes, fazer pequenos reparos, patchwork, bordados e customização de roupas. Com a luz de led na costura é tranquilo acertar qualquer desses pontos. A máquina vem acompanhada de um conjunto de acessórios, como sapatas, bobinas, abridor de casa e jogo de agulhas, que podem ser guardadas no compartimento dentro do braço removível.

Ficha técnica da Máquina de Costura Elgin Doméstica Portátil Reta Genius Plus JX-4035:

Tipo: Elétrica

Indicação de uso: Doméstica

Tipo de tecido: Elástico, Leve, Médio e Pesado

Número de pontos: 31 pontos

Caseador: Automático

Costura: Decorativos, utilitários, flexíveis, costura reta, ziguezague, três pontinhos, overloque duplo ou inclinado, unir tecidos e malhas, patchwork, bordados e ponto invisível.

Recursos: Enchedor de bobina automático, cortador de linha, prega zíper e botão, agulha dupla, controle de tensão de linha, braço livre e iluminação LED na área de costura.

4. Máquina de Costura Elgin Doméstica Reta Futura JX2040

A máquina de costura Elgin Futura JX2040 é um modelo adequado para iniciantes ou para quem usa o acessório apenas para pequenos remendos, bainhas e costuras simples. Ela não é indicada para tecidos elásticos, por exemplo, e tem apenas 10 tipos de pontos. Em compensação, trabalha muito bem com tecidos leves, médios ou pesados e, pontos disponíveis, tem o versátil ziguezague, um dos mais usados em diversos tipos de costura, com opção de três larguras diferentes.

O modelo com braço livre oferece ainda pontos uteis e decorativos, costura em três pontinhos, retrocesso e caseador de botões automático.

Ficha técnica da Máquina de Costura Elgin Doméstica Reta Futura JX-2040:

Tipo: Elétrica

Indicação de uso: Doméstica

Tipo de tecido: Leve, Médio e Pesado

Número de pontos: 10 pontos

Caseador: Automático

Costura: Decorativos, utilitários, costura reta, ziguezague em três larguras, três pontinhos e unir tecidos e malhas.

Recursos: Cortador de linha, prega zíper e botão, controle de tensão de linha, braço livre e iluminação LED na área de costura.

5. Máquina de Costura Elgin Doméstica Reta Prátika JX-2051

Outro modelo de máquina reta simples porém eficiente é a máquina de costura Elgin Prátika JX-2051. Ela é versátil para fazer reparos, customizar roupas, fazer ajustes e até criar peças de forma rápida e fácil. Feita com material resistente em sua estrutura interna e com alça para transporte na parte superior, ela dispõe de nove pontos úteis, além de costura reta, zig zag, ponto invisível, 3 pontinhos e caseado de botão. A Elgin Prátika tem braço livre com porta-acessórios para costuras tubulares, o que facilita dar pontos em barras e punhos de camisas.

Entre outros recursos, essa máquina de costura Elgin tem retrocesso para reforçar o inicio e no final da costura e cortador de linha na tampa frontal. Além do manual de instruções, acompanha um DVD de manejo com detalhes sobre cada função do equipamento.

Ficha técnica da Máquina de Costura Elgin Pratika JX-2051:

Tipo: Elétrica

Indicação de uso: Doméstica

Tipo de tecido: Leve, Médio e Pesado

Número de pontos: 9 pontos

Caseador: Manual

Costura: Decorativos, utilitários, costura reta, ziguezague, três pontinhos unir tecidos e ponto invisível.

Recursos: Enchedor de bobina automático, cortador de linha, braço livre, ajuste de largura e comprimento do ponto, prega zíper e controle de tensão de linha.

6. Máquina de Costura Elgin Portátil Premium JX-10000

Um dos modelos mais completos do segmento da marca, a máquina de costura Elgin Premium JX-10000 tem velocidade de até 750 pontos por minuto e dispoe de pontos utilitários, como o de três pontinhos para lingerie, ponto patchwork, overlock e ponto triplo para tecidos com elastano. São 100 opções para diversos tipos de costura e aplicações.

O modelo tem painel com visor LCD onde a seleção dos pontos pode ser feita de maneira rápida e fácil. Nele, os pontos são pré-programados, com ajustes de largura e comprimento acontecem automaticamente. A máquina prega zíperes e botões utilizando o caseador automático e costura com agulha dupla que faz costuras paralelas e aplicações.

Ficha técnica da Máquina de Costura Elgin Portátil Premium JX-1000:

Tipo: Elétrica

Indicação de uso: Portátil

Tipo de tecido: Elásticos, Leve, Médio e Pesado

Número de pontos: 100 pontos

Caseador: Automático

Costura: Decorativos, utilitários, flexíveis, ponto reto, ponto triplo reto, ziguezague, três pontinhos, overloque simples, unir tecidos e malhas, monogramas, retrocesso, patchwork, bordados, pontos invisíveis e retrocesso.

Recursos: Passador de linha automático, enchedor de bobina automático, seletor de comprimento e largura de ponto, agulha dupla, controle de tensão de linha, braço livre, iluminação LED na área de costura, rebaixador de dentes, prega zíper e botões, controle de velocidade.

Leia também:

Conheça todas as características das mini máquinas de costura e veja se vale a pena comprar uma

Veja uma lista com as melhores máquinas de costura Singer