Como cortar cabelo em casa? Veja as dicas do hair stylist Alê Crema

Dá uma olhada nessas dicas para cortar cabelo em casa e garantir um bom resultado!

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Seja por vontade ou por necessidade, saber como cortar o cabelo em casa é algo que pode ser muito útil em diferentes momentos. Ainda assim, não é a tarefa mais simples do mundo: muita gente tem medo de arriscar e acabar estragando o cabelo ao ficar com o corte mal feito. Mesmo que não dê para fugir do salão na hora de fazer alguns cortes, nós conversamos com o hair stylist Alê Crema (@ale_crema) e pedimos algumas dicas super valiosas que vão te ajudar a garantir um visual incrível sem sair de casa.

Dá uma olhada no que ele contou e descubra como cortar cabelo em casa (com e sem ajuda) da melhor forma!

Como cortar o cabelo em casa: do que você vai precisar

Máquina de cortar cabelo, tesoura, pente e espelho precisam estar à sua disposição

Antes de começar a cortar o cabelo, você precisa juntar as ferramentas necessárias para o tipo de corte que você vai fazer. Segundo o Alê, o que não pode faltar são os seguintes itens:

  • Pente: "a pessoa precisa usar um pente que pode ser com ou sem cabo, fino para cabelos lisos e ondulados e grosso para cortar cabelo cacheado";
  • Tesoura para cortar cabelo: "a melhor tesoura para cortar cabelo em casa é a de corte, já que a de fio navalha e a de desbastar pedem um uso muito específico que deve ser feito de forma profissional";
  • Máquina de cortar cabelo: mesmo que ela seja um pouco mais difícil de usar do que a tesoura, a máquina também vai ser necessária para alguns tipos de cortes;
  • Espelho: "o espelho é muito necessário tanto quanto a pessoa for cortar o cabelo sozinha quanto para quando tiver ajuda, mas o posicionamento dele também é importante. Fique de frente para o objeto, de forma simétrica, de pé ou sentada, sem que ele esteja torto".

Como cortar o cabelo em casa com a tesoura

Sem a ajuda profissional, a recomendação do Alê é que você aposte em cortes simples, para aparar as pontas

A manutenção de cortes de cabelo com mais comprimento é a mais fácil de se fazer em casa sem a ajuda de outra pessoa (seja um profissional ou não). "Não é recomendado fazer cortes mais elaborados, como camadas, porque isso não costuma dar certo sem a ajuda profissional", explica o hair stylist. Aqui, você vai precisar do pente para o seu tipo de cabelo, do espelho e da tesoura. Olha só a explicação do Alê para o que, segundo ele, é "a melhor forma de tirar as pontinhas dos cabelos em casa":

  • Passo 1: "o que eu aconselho para cortar as pontas é dividir a cabeça em quatro partes: de orelha a orelha e do meio a testa até a nuca";
  • Passo 2: "com as duas seções frontais, você vai pentear para a frente, segurar e fazer o corte reto, olhando para o espelho, na altura que você quiser, primeiro com um lado, depois com o outro". É muito importante cortar um lado de cada vez para que você consiga uniformizar o tamanho com mais facilidade.
  • Passo 3: "com as seções de trás, é só puxar os cabelos para a frente, por cima do ombro, e cortar na mesma altura das mechas que já foram aparadas".

Vai finalizar o cabelo com o secador depois do corte? Dá uma olhada nos melhores modelos profissionais para comprar em 2021!

Usar a máquina de cortar cabelo por si só é mais difícil

Acertar o degradê de cortes de cabelo curtos pede a ajuda de outra pessoa

Se você quer descobrir como cortar o cabelo em casa para radicalizar com um curtinho ou manter cortes masculinos, o passo a passo é um pouco mais complicado e a culpa é do degradê comum a esses estilos, feito com a máquina de cortar cabelo. Nesse caso, a ajuda de outra pessoa é muito necessária. "Para fazer o corte em cabelos masculinos, a pessoa deve começar passando a máquina de baixo para cima, da nuca até a altura das orelhas atrás da cabeça e das orelhas até a altura das têmporas nas laterais. O topo do cabelo deve ser separado e preso", conta Alê. Essa é a parte que você deixa grande e apara com a tesoura, ok?

Mas ainda falta a parte mais difícil: "o que não pode acontecer com um cabelo masculino no corte é você passar a máquina reta: conforme você vai subindo com ela, a máquina precisa estar num ângulo em que vai se afastando gradativamente da cabeça - o que forma o degradê. Se você passar rente de baixo até em cima, ela vai deixar um efeito de 'pirâmide' no cabelo".

Segundo o profissional, existe uma maneira mais simples de usar a máquina de cortar cabelo em casa: "passar a máquina no cabelo todo é mais fácil, mas esse tipo de corte depende muito do formato da cabeça da pessoa que vai cortar".

Como cortar a franja em casa?

Cortar um tamanho maior do que o normal é segurança na hora de aparar a franja em casa

Mesmo que seja uma mecha curtinha de cabelo, muita gente já cometeu erros muito grandes tentando cortar franja sozinha em casa. Para evitar outro acidente, Alê deu dicas certeiras: "a franja é muito delicada porque depois de cortada, ela sobe, então jamais corte a franja na altura da sobrancelha, porque ela vai encolher. Além disso, de jeito nenhum você deve cortar a franja molhada, porque quando os fios secarem ela também vai ficar mais curta". Além disso, o profissional também afirmou que se você tem qualquer tipo de ondulação ou cacho nos fios não deve cortar a franja com o cabelo escovado para evitar o mesmo efeito mais curto que pode acontecer depois da primeira lavagem.

"O que dá mais certo é cortar o cabelo seco e natural, quatro dedos abaixo da sobrancelha. Isso porque quando você estica os fios para cortar com a tesoura, ele também diminui de tamanho depois. Cortando com essa margem de comprimento, você não vai se assustar depois que ele encolher: é só ir arrumando a altura com a tesoura aos pouquinhos até chegar na desejada", explica Alê.

Dependendo do tipo de cabelo, você pode usar a chapinha para finalizar e ver como ficou o corte: dá uma olhada nos melhores modelos de 2021!

Cortar cabelo em casa: dicas extra

Se preparar bastante antes e usar a tesoura certa são pontos essenciais para um bom corte de cabelo em casa

Mesmo com as dicas e instruções que o Alê já deu sobre como cortar o cabelo em casa, o ideal é se preparar antes de partir para a tesoura. E falando no utensílio, preste atenção: você precisa ter uma tesoura para cortar cabelo, específica: "é muito importante não usar a tesoura da cozinha ou outra de papel ou de costura, porque elas não são feitas para cortar o cabelo e vão 'mastigar' os fios durante o corte, deixando as pontas espigadas, duplas e com o aspecto ressecado", conta o cabeleireiro.

Além disso, você pode se preparar para o corte da forma como se faz quase tudo atualmente: assistindo vídeos no YouTube. Olha o que o Alê recomendou: "a dica que eu dou para a pessoa que vai cortar o cabelo em casa pela primeira vez sozinha ou com a ajuda de alguém é prestar muita atenção em vídeos disso no YouTube Assim, dá para aprender tanto com os que deram certo quanto com os que deram errado - nesses você vai ver o que não pode fazer no cabelo".

Leia Mais: