Homem branco e barbudo cortando o próprio cabelo com uma máquina de cortar cabelo sem fio

Como escolher máquina de cortar cabelo: dicas para tomar a melhor decisão

Não sabe como escolher máquina de cortar cabelo? Veja algumas informações que podem te ajudar

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Saber escolher máquina de cortar cabelo é fundamental para quem deseja mudar o visual por conta própria. Afinal, o produto é um dos grandes responsáveis por realizar a manutenção não só dos fios capilares, como também da barba. Mas, ao contrário do que muitos pensam, nem toda máquina de cortar é igual. Na verdade, existem inúmeras opções no mercado e nem todos os modelos oferecem bons resultados.

Justamente por isso, é importante ficar de olho em algumas características específicas do produto para garantir a escolha certa. Para facilitar a sua compra, montamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para escolher uma boa máquina de cortar cabelo e barba. Dê uma olhada e faça um bom investimento!

Quer começar a cuidar dos cabelos também? Leia a nossa lista de melhores shampoos para cabelo masculino!

Homem branco raspando o próprio cabelo com uma máquina de cortar cabelo e barba
Adquirir uma máquina de cortar cabelo e barba pode facilitar a manutenção dos fios em casa (Foto: Reprodução)

Máquina de cortar cabelo sem fio, a prova d'água ou não: os diferentes tipos do produto

Ao contrário do que muitos pensam, nem toda máquina de cortar cabelo e barba é igual. Na verdade, existe uma série de modelos no mercado com particularidades específicas para atender diferentes necessidades. Para começar, temos a máquina de cortar cabelo com e sem fio. Como os próprios nomes já indicam, a principal diferença desses produtos é a fonte de alimentação. Enquanto a máquina de cortar cabelo sem fio permite mais liberdade devido à ausência do cabo, o modelo com fio traz uma duração maior de desempenho.

A Mondial CR-04, por exemplo, é uma excelente sugestão para quem quer escolher máquina de cortar cabelo. Sem fio e com dois pentes, ela garante cortes precisos e uma bateria com autonomia de até 60 minutos.

Mas, se autonomia não é uma prioridade, vale apostar na Mondial Classic Pro. Sem deixar a qualidade de lado, o modelo traz acabamento em aço inox, nove acessórios e 10W de potência, permitindo bons cortes.

Além da fonte de alimentação, a resistência à água é outro fator que classifica a máquina de cortar cabelo e barba. Isso porque existem produtos que podem ser utilizados durante o banho, enquanto outras não suportam o contato com a água. Geralmente, os aparelhos comuns e que não possuem essa função oferecem valores mais acessíveis. Dentre as opções para quem deseja escolher máquina de cortar cabelo à prova d'água, a Haircut & Beard Diy, da marca Wahl, é o principal destaque. Trazendo dez pentes diferentes de altura, o modelo é a escolha certa para repaginar o seu visual.

Confira aqui as principais ofertas para máquina de cortar cabelo sem fio Haircut e Beard Diy!

Como escolher máquina de cortar cabelo: veja dicas

Apesar de ser um item bastante comum nas barbearias, nem sempre é fácil escolher uma máquina de cortar cabelo. Embora muitos considerem apenas o valor do produto no momento da compra, existem outros fatores que devem ser analisados para tomar a decisão certa. Afinal, de nada adianta uma máquina de cortar cabelo e barba barata, se ela não for funcional, certo?! Por isso, aqui vão algumas dicas valiosas para acertar na escolha:

Analise a potência do motor

Para surpresa de alguns, a potência da máquina de cortar cabelo é uma das principais características que devem ser analisadas. Isso porque a rotação do motor é a responsável pelas lâminas se movimentarem e realizarem o trabalho. Na prática, quanto maior for a potência do motor, mais rápido será o movimento das lâminas e, consequentemente, o corte dos fios. Por esse motivo, quem busca escolher uma máquina de cortar cabelo profissional deve ficar bastante atento a esse fator.

Além disso, vale conferir a avaliação de consumidores que já compraram o produto para garantir que o motor da máquina não esquenta durante o uso. Dessa forma, é possível se certificar de que os riscos do aparelho queimar são menores.

Se você está em busca de um produto profissional, confira já as melhores máquinas de cortar cabelo de 2021!

Observe o acabamento do produto

Para quem não sabe escolher máquina de cortar cabelo, temos mais uma dica: observe o acabamento do produto. AInda que seja difícil realizar essa tarefa em compras feitas pela internet, é importante descobrir a qualidade do material do produto antes de adquirí-lo. Os acessórios de inox, por exemplo, tendem a ser mais resistentes e oferecer uma durabilidade maior. Nesse caso, o truque é dar uma olhada no que as pessoas comentam sobre o equipamento, principalmente em relação aos defeitos mais comuns.

Investige a qualidade das lâminas

Assim como o acabamento do produto, a qualidade das lâminas também deve ser considerada na hora de escolher uma máquina de cortar cabelo. Afinal, são elas que realizam o corte dos fios. No mercado, é possível encontrar três tipos de lâminas: aço, aço inoxidável e titânio. As lâminas de aço e aço inoxidável costumam ser bastante resistentes - sendo a primeira a de menor custo, enquanto a segunda a de maior durabilidade. Já a lâmina de titânio traz o material mais resistente de todos, o que permite cortes mais refinados e precisos - o que justifica o seu alto valor.

Verifique a quantidade de pentes disponíveis

Se você costuma mudar de visual com frequência, é importante escolher uma máquina de cortar cabelo com uma boa variedade de pentes. Isso porque quanto mais pentes acompanharem o produto, mais opções de corte você terá. Geralmente, as máquinas trazem entre 5 a 15 pentes, mas isso pode variar de acordo com a fabricante.

Outro fator importante em relação a esses pentes é durabilidade do seu material. Embora sejam quase sempre feitos de plástico, é possível perceber quando eles são mais frágeis. Nesse caso, as avaliações de outros consumidores seguem sendo a melhor maneira de escolher máquina de cortar cabelo.

Considere a forma de limpeza do acessório

Embora muitos não lembrem desse detalhe, a máquina de cortar cabelo deve ser sempre limpa após o uso. Dessa forma, é possível evitar o travamento das lâminas e manter o aparelho livre de sujeiras, favorecendo a sua durabilidade. Justamente por isso, ao escolher máquina de cortar cabelo é importante considerar as suas opções de limpeza. Na maioria dos produtos, é possível encontrar uma escovinha que é suficiente para retirar os cabelos que ficam. No entanto, existem alguns modelos que não exigem lubrificação e podem ser lavados, o que é bem mais prático.

Agora que você já sabe escolher máquina de cortar cabelo, dê uma olhada na nossa lista com os melhores modelos do ano!