Sorveteira KitchenAid é boa?

Conheça os prós e contras da sorveteira da KitchenAid e descubra se vale a pena comprar o aparelho

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

O sorvete é uma das sobremesas que mais agrada os apreciadores de doces. Versátil, é encontrado em variadas consistências e sabores mas, como todo alimento, as versões industrializadas contêm conservantes, corantes, açúcar e ingredientes que podem fazer mal. Por isso, uma sorveteira Kitchenaid, marca de qualidade indiscutível, pode ser um equipamento que vale a pena para quem quer consumir a iguaria com frequência porém da forma mais saudável possível.

A sorveteira Kitchenaid tem tigela refrigerada, sendo ideal para produzir sobremesas geladas, como sorvetres, frozen iogurte, smoothies, tortas geladas e outras receitas. Ela é, na verdade, um acessório da tradicional Stand Mixer, a pioneira em batedeiras planetárias da marca. Para ajudar você a decidir se esse eletroportátil é o ideal para sua completar sua cozinha, vamos fazer uma análise completa da ficha técnica da sorveteira banca KIP01CX. Conheça as características:

Acessório da batedeira Stand Mixer

A sorveteira Kitchenaid se acopla à tradicional planetária

A sorveteira KitchenAid demanda a batedeira planetária para encaixe. (Imagem: Divulgação/KitchenAid)
A sorveteira KitchenAid demanda a batedeira planetária para encaixe. (Imagem: Divulgação/KitchenAid)

A Kitchenaid é referência em produtos de qualidade, alta performance e design atemporal, desde a criação de sua famosa batedeira Stand Mixer em 1919. Para incrementar ainda mais as suas funções, a marca tem a sorveteira KIP01CX, que funciona acoplada ao eletroportátil.

A sorveteira deve ser encaixada na base da batedeira, girando no sentido anti-horário para travar, com a pá dentro da tigela. Depois, é hora de encaixar o misturador e a pá na parte inferior da cabeça da batedeira. Puxe a alavanca e trave a parte superior da batedeira até que os dois acessórios se encaixem perfeitamente. A sorveteira Kitchenaid funciona na velocidade mínima da batedeira. Vale observar que, dependendo da receita, o ideal é bater a massa antes no recipiente normal da batedeira ou misturar os ingredientes na mão, para então jogar na sorveteira.

Tigela de congelamento

A Kitchenaid é uma sorveteira que tem tigela de congelamento

Existem dois tipos de sorveteira, as auto refrigeradas e as que têm tigela de congelamento, que é onde a sorveteira Kitchenaid se encaixa. Além da tigela, ela vem com peça de acionamento e agitador. A tigela deste tipo de sorveteira é grossa e preenchida por um líquido que precisa ser congelado antes do preparo das receitas - a recomendação é que o recipiente fique no freezer no mínimo por 15h antes do preparo.

O recipiente da sorveteira precisa ficar no congelador por, pelo menos, 15 horas. (Imagem: Divulgação/KitchenAid)
O recipiente da sorveteira precisa ficar no congelador por, pelo menos, 15 horas. (Imagem: Divulgação/KitchenAid)

É dessa forma que o líquido interno da parede da sorveteira se distribui uniformemente o que permite um congelamento contínuo durante o processo de mistura e garante a consistência certa da massa. O agitador espalha, raspa e mistura a massa, evitando a criação de cristais de gelo e deixando o sorvete, frozen e outras sobremesas uniformes.

Capacidade e tempo de preparo

Quase 2 litros de sorvete feitos em menos de meia hora

A sorveteira Kitchenaid tem capacidade de fazer 1,9 litro de sorvete, frozen iogurte, smoothie, torta gelada e várias outras receitas. Depois de estar devidamente gelada após 15 horas no freezer, o equipamento funciona com congelamento contínuo durante todo o processo da mistura. A sobremesa fica pronta em 20 ou 30 minutos, dependendo da receita, e pode ser consumida imediatamente ou ser levada ao freezer para obter uma consistência mais firme.

Prós e contras

Prós:

  • Prepara receitas saudáveis sem produtos químicos
  • Sorvete pronto em 20 ou 30 minutos

Contras:

  • É preciso ter a batedeira Stand Mixer
  • Tigela grande ocupa muito espaço no freezer
  • Pré-preparo de 15 horas

Leia também: