Pão: como fazer? Esse é um questionamento que passou pela mente de muita gente que gosta de se aventurar na cozinha nos últimos meses. Se você tem um pouquinho mais de tempo livre e gosta desse tipo de hobbies deliciosos, com certeza não vai se arrepender de testar um belo pão feito em casa. Mas fazer pão não é tão simples: alguns pequenos - e comuns - errinhos podem fazer o resultado final ser completamente diferente do que era esperado.

Para te ajudar a conseguir um pão feito em casa que é crocante por fora e bem macio por dentro, nós separamos algumas dicas aqui embaixo: antes de tentar o próximo pão, dá uma olhada na nossa lista!

1. Um bom pão feito em casa começa com a temperatura dos ingredientes

Além de mudar alguns detalhes no passo a passo, manusear ingredientes com a temperatura que não é exatamente a necessária para a receita de pão e outros tipos de alimentos pode, sim, interferir no resultado final. A manteiga e os ovos, por exemplo, devem ser usados tem temperatura ambiente. Os ingredientes líquidos como leite ou água, por sua vez, precisam ir para a receita mornos ou, no mínimo, em temperatura ambiente. Ou seja: lembre-se de sempre tirar tudo da geladeira com antecedência.

Para outros ingredientes, como a farinha e o fermento, também é bom seguir a linha da temperatura ambiente para evitar uma diferença muito grande entre os elementos. Além disso, sempre passe a farinha na peneira antes de misturar. Assim, você evita que ela fique empelotada na massa.

2. A temperatura do forno também tem um papel no resultado final do pão feito em casa

Além da temperatura dos ingredientes, a temperatura do forno também influencia na aparência e no sabor do seu pão. O ideal é que ela seja constante durante todo o processo de cozimento do pão (que já começa com ele pré-aquecido). Por isso, você vai precisar ter certeza de que seu forno, se for a gás, vai estar bem regulado e eficiente. Para quem usa os modelos independentes e de embutir, a opção de um aparelho elétrico, com timer digital e controle de temperatura ajuda muito, já que a probabilidade de ficar desregulado, nesse caso, é bem menor. Aprender como fazer pão caseiro com cara de profissional assim fica bem mais fácil!

Não sabe a diferença entre o forno a gás e o elétrico? A gente conta tudo aqui!

3. Não fuja do momento de sovar a massa na hora de fazer pão caseiro

Um dos principais segredos para garantir um pão fofinho e saboroso aparece na hora do preparo: a sova da massa. Essa etapa, quando é feita na mão, também é a mais trabalhosa: você vai esticar a massa, dobrar para dentro, virar ao contrário (180º) e fazer tudo de novo, por um período de 10 a 15 minutos. A superfície da sova não deve ser enfarinhada, para que a massa não absorva mais farinha do que é necessário.

Agora, se você cansou só de se imaginar sovando uma massa de pão e prefere um passo a passo mais prático para conseguir o mesmo resultado, pode ter uma grande aliada: a batedeira planetária. Os modelos mais simples do eletroportátil não têm estrutura para o preparo de massas mais pesadas, mas as versões com mais funções que vão com diferentes batedores, costumam ter. Nesse caso, basta misturar os ingredientes e deixar a máquina trabalhar pelo mesmo tempo que seria na mão.

Além da batedeira planetária, você pode encontrar a orbital e a comum: conheça as diferenças entre elas aqui!

4. A arte do pão feito em casa tem uma regra básica: seguir a receita à risca

O pão é um dos alimentos mais sensíveis que você pode fazer em casa. Isso significa que as receitas devem ser seguidas exatamente como são idealizadas - principalmente se você for usar fermento biológico ou levain, comuns em pães de fermentação natural. Aumentar a quantidade de farinha por achar a massa pegajosa, por exemplo, pode transformar o que seria um pão fofinho numa massa pesada e dura. A quantidade de água, leite e a temperatura de todos eles (como já falamos aí em cima) também são indispensáveis para um bom resultados.

5. A água pode ser uma aliada se você quer saber como fazer pão caseiro crocante

Conseguir a casquinha crocante em um pão feito em casa (principalmente nos salgados) é um dos maiores desejos de quem quer transformar a cozinha numa padaria. Para isso, uma das dicas que você pode usar é a de pincelar água na superfície da massa quando ela vai ao forno. Dependendo da receita, você também pode fazer isso com leite e manteiga para conseguir diferentes resultados de acabamento.

Bônus: a forma mais simples de fazer pão caseiro é com uma máquina de fazer pão

A panificadora elétrica é uma ótima opção para tornar o processo mais prático (Foto: Shutterstock)
A panificadora elétrica é uma ótima opção para tornar o processo mais prático (Foto: Shutterstock)

Amou descobrir essas dicas de como fazer pão caseiro, mas cansou só de ler? Então a máquina de fazer pão é exatamente do que você precisa! O processo mais artesanal de preparo é a graça para muita gente, mas se você não tem tempo ou vontade, contar com a ajuda de um aparelho que faz tudo e você só precisa colocar os ingredientes e depois tirar o pão pronto é incrível. E é exatamente isso que as panificadoras fazem. Dependendo do modelo, além de pão você consegue preparar pudins, bolos e outros tipos de alimentos. Você pode, inclusive, programar o preparo do pão durante a noite para acordar com ele pronto, quentinho e fresquinho sem precisar sair de casa. Se empolgou? Dá uma olhada nas ofertas de máquina de fazer pão aqui do Zoom!

Leia Mais: