Mesa digitalizadora apoiada por um livro, com alguém desenhando nela com stylus de cor branca

Melhor mesa digitalizadora para comprar em 2021: conheça nossa seleção

A melhor mesa digitalizadora precisa contar com características importantes, como uma boa precisão

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Embora exista uma demanda reduzida de opções para os modelos de mesa digitalizadora no país, algumas marcas dominam o mercado. A fabricante Wacom é a responsável por disponibilizar quase todos os produtos com maior índice de vendas e avaliação quando o assunto é mesa digitalizadora.

Vale destacar que as mesas digitalizadoras da marca possuem elevada qualidade, bem como apresentam características importantes que ajudam a compor uma boa decisão de compra.

Na hora de escolher a melhor opção, é importante considerar diferentes características, como o tipo de conexão, dimensões da tela, compatibilidade e ainda o nível de pressão (sensibilidade da tela em relação à caneta). Para a tarefa de listar as melhores mesas digitalizadoras, contamos com uma ajuda da nossa designer Isabel Marlasca, que nos disse como deve ser um equipamento desse.

"Uma boa mesa gráfica é aquela que melhor reflete o que seria o uso de uma caneta ou lápis no papel. Assim, a caneta deve ser muito próxima de uma caneta comum em termos de peso e ergonomia e, quanto mais níveis de pressão, mais fiel será o traço. A sensibilidade à pressão e à inclinação são pontos fundamentais porque impactam diretamente no que é desenhado na tela, são eles que indicam o formato e a intensidade dos traçados.

Mesas digitalizadores de entrada - mais básicas e baratas - são ideias para pessoas que estão dando os primeiros passos com o produto. Mesas digitalizadoras profissionais - com mais recursos e mais caras - como o próprio nome indica são indicadas para pessoas que já são mais experientes com seu uso."

Mesa digitalizadora preta com teclado sobre mesa de madeira com outros acessórios de trabalho próximos
Confira os melhores modelos de mesa digitalizadora em 2021 (Skumer/Shutterstock)

Mesa Digitalizadora CTL472 One By Wacom Redwood

Uma mesa digitalizadora vermelha e outra preta alinhadas paralelamente
A Mesa Digitalizadora CTL472 One By Wacom Redwood é um modelo simples, que agrega um ótimo custo-benefício (Fonte/ Divulgação: Wacom)

Consideradas por muitos como a melhor mesa digitalizadora, principalmente para iniciantes, a CTL472 One By Wacom Redwood é um modelo simples, mas que agrega um ótimo custo-benefício. Isso porque ela reúne a qualidade esperada pela marca e um valor atraente diante de suas funções e características.

No que se refere à qualidade construtiva, ela é bastante interessante. Além disso, é uma mesa digitalizadora durável e que poderá ser usada por muitos anos. Embora tenha uma performance básica, ela deve atender perfeitamente às expectativas de iniciantes. Por outro lado, é importante reforçar que sua área ativa reduzida poderá gerar um pouco de desconforto, principalmente se comparada a outros modelos mais robustos da Wacom.

Confira as melhores ofertas da Mesa Digitalizadora CTL472 One By Wacom Redwood!

Mesa Digitalizadora Huion Inspiroy Pen Tablet 420

Mesa Digitalizadora Huion Inspiroy Pen Tablet 420
A Mesa Digitalizadora Huion Inspiroy Pen Tablet 420 oferece uma boa qualidade e performance básica (Fonte/ Divulgação: Huion)

Outro modelo de mesa digitalizadora indicada para iniciantes que querem fugir um pouco da Wacom. O modelo Huion Inspiroy Pen Tablet 420 oferece uma boa qualidade e performance básica. Como ponto negativo, assim como o modelo anterior, a área ativa é bem reduzida, portanto, quem já tiver um nível mais avançado não se sentirá confortável com essa opção.

Por outro lado, a qualidade construtiva dessa mesa digitalizadora é considerada boa, e é um produto que promete uma vida útil bem longa. Vale destacar que a caneta desse modelo depende de bateria para funcionar, o que nem sempre é um grande atrativo.

Confira as melhores ofertas da Mesa Digitalizadora Huion Inspiroy Pen Tablet 420!

Mesa Digitalizadora Wacom Creative Intuos - CTL4100

Mesa Digitalizadora Wacom Creative Intuos - CTL4100
A Mesa Digitalizadora Wacom Creative Intuos - CTL4100 é ideal para iniciantes e possui quatro botões de atalho personalizáveis (Fonte/ Divulgação: Wacom)

Essa é uma mesa digitalizadora que apresenta uma caneta realmente leve e extremamente precisa. O modelo da Wacom Creative Intuos CTL4100 conta ainda com um software que pode ser baixado de maneira gratuita e que permite ajudar o usuário a se adaptar melhor ao seu estilo.

Embora classificada como um modelo apropriado para iniciantes, ela conta com algumas funções avançadas que fazem toda a diferença na hora de conectá-la ao seu PC ou notebook de trabalho!

Como resultado, ela possui quatro botões que podem ser personalizados de maneira a criar atalhos. Além disso, você pode usar mais dois botões presentes na sua caneta que também permitem personalização. Outro diferencial é o fato dela possuir mais de 4 mil níveis de pressão e uma tela com 7 polegadas e 2540 LPI de resolução.

O destaque fica ainda por conta de sua caneta, já que não é necessário ter preocupação com a bateria. Isso é possível graças à tecnologia de ressonância eletromagnética. Quer saber mais sobre esse modelo? Então saiba tudo sobre a mesa digitalizadora Wacom Creative Intuos - CTL4100 em nosso review completo!

Confira também as melhores ofertas da Mesa Digitalizadora Wacom Creative Intuos - CTL4100!

Mesa Digitalizadora Huion Inspiroy H950P

Mesa Digitalizadora Huion Inspiroy H950P com caneta e suporte
A Mesa Digitalizadora Huion Inspiroy H950P é um modelo intermediário que permite boa performance e precisão (Fonte/ Divulgação: Huion)

Já a mesa digitalizadora Huion Inspiroy H950P é um modelo intermediário que apresenta um bom custo-benefício! Embora a marca tenha um reconhecimento menor no Brasil, é importante reforçar que ela tem ótimas avaliações em outros países. Por outro lado, o fato de ser um produto que atua oficialmente fora do país, isso pode gerar contratempos com relação ao suporte e também garantia.

Em geral, ela conta com ótima performance e uma precisão interessante, bem como ótimos recursos para a realização de diversas tarefas diferentes. Para quem busca uma alternativa com reconhecimento de inclinação, esse modelo não é dos mais eficientes. É uma opção interessante para quem quer um modelo intermediário sem investir um valor mais elevado.

Confira as melhores ofertas da Mesa Digitalizadora Huion Inspiroy H950P !

Mesa digitalizadora Wacom One DTC133W0A

Mesa digitalizadora Wacom One DTC133W0A com suporte e tela ligada, mostrando uma ilustração
A caneta e nitidez do modelo de mesa digitalizadora Wacom One DTC133W0A são grandes diferenciais (Fonte/ Divulgação: Wacom)

A tela da mesa digitalizadora Wacom One DTC133W0A aposta em recursos tecnológicos que permitem uma excelente interação do usuário com o conteúdo. A precisão da caneta e nitidez que ela apresenta são os seus maiores atrativos.

Tudo isso somado ao fato de sua caneta apresentar um formato ergonômico que pode ser aprimorada por meio de softwares e ferramentas diferenciadas. Quem tem o objetivo de usar esse modelo para realizar a edição de fotos ou ilustrar personagens, poderá perceber todas essas características na ponta da caneta. Ela apresenta ainda um display interativo de 13,3 polegadas, ou seja, no tamanho de uma folha A4.

Confira as melhores ofertas da Mesa Digitalizadora Wacom One DTC133W0A!

Mesa Digitalizadora Wacom Intuos CTL6100WLK

Mesa Digitalizadora Wacom Intuos CTL6100WLK com caneta ao lado
A Mesa Digitalizadora Wacom Intuos CTL6100WLK é classificada como intermediária e apresenta um valor menor do que o modelo Intuos Pro (Fonte/ Divulgação: Wacom)

Outra mesa digitalizadora classificada como intermediária e que apresenta um valor menor do que o modelo Intuos Pro. Em geral, a Wacom Intuos CTL6100WLK pode ser realmente suficiente para os mais variados perfis de trabalho e com uma ótima performance.

Sua área ativa é um ponto bastante positivo, embora seja menos que o modelo Pro. Por outro lado, ela pode ganhar mais pontos pelo fato de ser compacta, o que é considerado um importante diferencial dependendo do perfil de uso. Além disso, acomodá-la na mesa de trabalho acaba sendo bem mais fácil no final das contas.

Ela conta também com quatro botões personalizáveis e que ajudam na hora de recorrer a diferentes softwares. O modelo pode ser usado de diferentes maneiras, ou seja, sem cabos (para isso é preciso recarregar a sua bateria, que possui duração média de até 15 horas).

Confira as melhores ofertas da Mesa Digitalizadora Wacom Intuos CTL6100WLK!

Mesa Digitalizadora Wacom Intuos Pro PTH860

Mesa Digitalizadora Wacom Intuos Pro PTH860
A Mesa Digitalizadora Wacom Intuos Pro PTH860 conta com uma área ativa que proporciona conforto e melhor desempenho. (Fonte/ Divulgação: Wacom)

Se o seu objetivo é ter uma mesa digitalizadora realmente avançada para chamar de sua, a Intuos Pro da Wacom poderá ser a sua melhor opção. Isso tanto é verdade que o modelo é reconhecido até mesmo por agradar profissionais que se considerem bem exigentes.

O primeiro ponto de destaque é a sua área ativa, que agrega conforto e melhor desempenho! Por outro lado, é importante reservar bastante espaço na sua bancada de trabalho, porque ela realmente ocupará bastante espaço.

Além disso, ela conta com quatro botões personalizáveis e o menu radial que também permite um uso intuitivo e que também pode ser personalizado. Com relação à precisão e performance, essa mesa digitalizadora é perfeita para quem prioriza os detalhes. Conta com reconhecimento de inclinação e vários níveis de pressão. É de fato uma mesa digitalizadora profissional que agrega diferencial para os mais variados tipos de trabalho.

Confira as melhores ofertas da Mesa Digitalizadora Wacom Intuos Pro PTH860!

Antes de ir, não deixe de conhecer nosso canal no YouTube e aprenda como criar um alerta de preço para conseguir sua mesa digitalizadora no melhor valor possível!