Homem usando mesa digitalizadora Wacom

Melhor mesa digitalizadora Wacom em 2021: 5 modelos para comprar

A mesa digitalizadora Wacom é uma das mais recomendadas do mercado e há diferentes modelos e valores disponíveis

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

A mesa digitalizadora Wacom é uma das mais conhecidas do mercado. Isso se dá pela sua boa qualidade e até variedade de opções. Por isso, os modelos contam com características que favorecem os mais diferentes públicos e perfis.

Vale mencionar que esse tipo de dispositivo é ideal para quem realiza projetos de desenhos ou até mesmo design e modelagem. Seu uso ganhou ainda mais destaque nos últimos anos, uma vez que a criação digital e artes vetorizadas vem se tornando cada vez mais evidente no mercado profissional.

E, como diz nossa designer Isabel Marlasca, existem pontos importante para levar em conta ao decidir a compra: "Uma mesa gráfica deve "imitar" o uso do papel e caneta, então, quanto mais ela se parece em usabilidade com um caneta comum, melhor ela é. A leveza e sensibilidade à pressão são pontos-chave e decisivos para os traçados."

Mesa digitalizadora Wacom: preço no Brasil

No mercado nacional, a mesa digitalizadora Wacom pode ser encontrada em diferentes modelos e, por isso, há opções para os mais variados públicos. O que pode impactar o valor, por exemplo, são os recursos que ela oferece. Isso inclui itens como taxa de atualização, nível de sensibilidade à pressão e até mesmo linhas por polegadas.

O primeiro modelos que abordaremos nesta lista, por exemplo, é considerado básico e o valor inicial é de R$274. Já um modelo mais robusto e que permite maior performance e traços mais precisos como a Intus Pro Grande, pode ser encontrada com valor à partir de R$6.187.

Mesa digitalizadora Wacom One CTL472

Um modelo básico de mesa digitalizadora Wacom, mas que garante um ótimo custo-benefício. Esse é um modelo que permite unir boa qualidade e ainda um valor interessante, ainda mais se levarmos em conta suas principais funções e também características.

Essa mesa Wacom tem uma construção bem durável, ou seja, poderá ser facilmente usada por bastante tempo. Em geral, é um modelo indicado para iniciantes, já que sua área ativa é de 152 x 95 mm, nível de pressão 2048 (somente na caneta) e resolução de 2540 lpi.

É uma mesa digitalizadora Wacom indicada para iniciantes ou pessoas que não precisam de tantos recursos e tecnologias.

Mesa Digitalizadora Wacom Intuos Criativa – CTL 4100

Um dos maiores diferenciais dessa mesa digitalizadora da Wacom é a sua caneta extremamente leve e precisa. Além disso, ela conta com um software gratuito que contribui para que o usuário consiga se adaptar ao seu uso e funções.

Embora também sejam um modelo básico da marca, suas funções podem ser consideradas avançadas em alguns casos. Um bom exemplo disso são seus botões personalizáveis, que ajudam a criar atalhos. Vale ainda destacar que sua caneta também apresenta dois botões, que também podem ser personalizados. No total, essa mesa Wacom dispõe de 4 mil níveis de pressão e ainda uma tela com 7 polegadas e resolução de 2540 lpi.

A Isabel Marlasca, designer citada no início deste artigo, testou esse produto. Você pode ver todas as considerações dela no review da mesa digitalizadora Wacom Intuos CTL 4100.

"Adorei a experiência com a Wacom CTL4100. É um produto confortável, eficiente e que impactou positivamente o meu dia a dia de trabalho. A Wacom tem mais de 30 anos de tradição na fabricação de mesas digitalizadoras e muita fama nesse ramo, por isso, não foi nenhuma surpresa o bom comportamento do modelo. É muito satisfatório testar um produto e comprovar que ele atende às expectativas, principalmente quando elas são altas."

Mesa Digitalizadora Wacom Intuos - CTL 6100

Aqui a proposta é uma mesa digitalizadora Wacom de uso intermediário e que ainda possui valor inferior em relação às demais proposta da linha Intuos Pro. Ela garante uma boa performance, principalmente por conta de sua área ativa de 216 x 135mm. Ainda em termos de performance, outro destaque é o nível de pressão que ela proporciona – 4096.

O modelo possui quatro botões físicos personalizáveis, além de poder ser usada sem o uso de cabos. Mas, vale mencionar que é necessário manter sua bateria sempre carregada – sua autonomia é de até 15 horas. Além disso, ela dispõe de uma área de 216 x 135mm, resolução de 2540 lpi e níveis de pressão de 4096.

Mesa Digitalizadora Wacom One DTC133W0A1

Com display interativo de 13,3 polegadas, essa mesa digitalizadora Wacom possui área útil equivalente a uma folha A4. Isso garante maior conforto e uma excelente interação durante o uso. Outro ponto positivo desse modelo é não apenas a nitidez como também a precisão de sua caneta.

Essas características somam-se ainda ao fato de que a caneta possui um formato ergonômico e que ainda pode ser aprimorado pelo uso de ferramentas e softwares. Por fim, ela apresenta resolução de 1920 x 1080 pixels, caneta sem bateria, reconhecimento de inclinação e compatibilidade com Windows, Mac e Android.

Mesa Digitalizadora Wacom Intuos Pro Grande - Pth860

Agora, se você realmente quer apostar em uma mesa Wacom top de linha, a PTH860 é a melhor escolha. Essa mesa digitalizadora Wacom é até mesmo recomendada para profissionais em nível realmente avançado. Para começar, sua área ativa garante bom conforto e ainda eleva o desempenho de suas criaões.

Mas, é importante deixar claro que esse é um modelo que ocupa mais espaço, portanto, é preciso reservar espaço para seu uso. Ela conta com quatro botões físicos programáveis e um menu radial que também pode ser personalizado. Outras características merecem destaque, como o fato dela ser multitoch e a possibilidade de uso sem necessidade de fios. Já sua resolução é de 5080 lpi, níveis de pressão em 8192 e área ativa de 311 x 216mm.