Logo Zoom
Logo Zoom

A mesa digitalizadora é um sonho de consumo para criativos e profissionais em design. Além de proporcionar muita facilidade na hora de criar projetos digitais, elas estão cada vez mais versáteis e precisas, principalmente em relação à conectividade, níveis de pressão e sensibilidade, tamanho e demais características.

Atualmente, é possível encontrar várias propostas de mesas digitalizadoras. Entre elas, modelos de entrada, que tendem a ser mais baratas e com recursos mais simples, intermediárias (com bom custo-benefício e recursos que atendem diferentes pessoas), e, claro, as mesas em nível avançado (geralmente, mais caras e com uma maior gama de recursos).

Naturalmente, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a melhor escolha. Para te dar uma ‘ajudinha’, selecionamos 10 opções com diferentes níveis de configurações e possibilidades. Além disso, todos os modelos que vamos citar no decorrer dessa lista pertencem a duas marcas líderes do mercado mundial: A Wacom e a Huion.

  • Já que é para facilitar sua rotina, você poderá gostar também da nossa seleção de notebooks ideais para estudos!
Confira as melhores opções de mesa digitalizadoras (Foto: Shutterstock)

1. Huion H420 Black

A primeira mesa digitalizadora da nossa lista é a Huion H420 Black, que conta com uma área ativa de 4 x 2,23 polegadas. Ela se adapta bem tanto para destros como canhotos, sendo indicada para usuários iniciantes. Vale ainda mencionar sua compatibilidade com diferentes softwares de criação, incluindo CorelDraw, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe Fireworks e muitos outros.

Entretanto, sua caneta funciona por bateria, o que é uma desvantagem se avaliamos outros modelos concorrentes que usam tecnologia de ressonância eletromagnética e, portanto, não depedendem de pilhas para ativação, por exemplo.

Principais características do modelo:

  • Caneta com bateria
  • Conexão via cabo USB
  • Compatibilidade com os principais softwares de criação do mercado

2. Huion Inspiroy Pen Tablet Black 420

Ainda no universo Huion, a sugestão é a mesa digitalizadora para desenho Pen Tablet Black 420, que apresenta uma caneta de 4000LPI. Isso quer dizer uma ótima precisão, além de eficiência para criar e diversificar os traços.

O modelo é também compatível com Windows, macOS e dispositivos Android, ou seja, telefones e tablets. Para assinaturas de arquivos, ela suporta todas as extensões PDF, Excel e Word.

Principais características do modelo:

  • Boa precisão e compatibilidade para assinatura eletrônica
  • Caneta com resolução de 4000LPI
  • Área ativa de 10,6 x 6,4 polegadas

3. CTL472 One By Wacom Redwood

Para começar, é bom mencionar que essa mesa digitalizadora mantém o status de uma das melhores do mercado (segundo muitos usuários, inclusive). É um modelo mais voltado para iniciantes, já que conta com uma gama de recursos básica, além de um ótimo custo-benefício.

Um de seus maiores diferenciais é justamente a qualidade construtiva: leve, com um tamanho interessante e também demonstra boa resistência e durabilidade. Entre os pontos de atenção desse modelo, temos a área ativa menor. Para algumas pessoas, mesmo que iniciantes, isso pode gerar um pouco de desconforto inicialmente. Ainda mais se compararmos o modelo com outros do catálogo da Wacom.

Principais características do modelo:

  • Indicada para iniciantes
  • Bom custo-benefício
  • Área ativa relativamente pequena

4. Wacom Creative Intuos Creative - CTL4100

Aqui a proposta é uma mesa digitalizadora para desenho com mais recursos, além de acompanhar uma caneta extremamente leve e com ótima precisão A Wacom Creative Intuos Creative CTL4100 também tem a facilidade de ser configurada por meio do software totalmente gratuito e conta com funções para adaptar o estilo do usuário à mesa.

Esse modelo integra a lista de intermediária, sendo recomendada para iniciantes que busquem uma cartela maior de funções, incluindo a conectividade versátil. Além disso, vale destacar os quatro botões personalizáveis para a criação de atalhos e os dois botões da própria caneta que também são facilmente configuráveis. Por fim, ela dispõe de 4 mil níveis de pressão e uma tela de 7 polegadas.

Principais características do modelo:

  • Caneta por ressonância eletromagnética (não precisa de bateria)
  • Tela com 7 polegadas e 2540 LPI de resolução.
  • Modelo intermediário e indicado para iniciantes

5. Huion Inspiroy H950P

Saindo um pouco do universo Wacom, vamos retornar a falar da Huion, agora com o modelo Inspiroy H950P. Ela também é uma mesa digitalizadora intermediária e que ainda permite um bom custo-benefício. Aliás, ela tem um tamanho que agrega conforto na hora de criar , com 8,7 x 5,4 polegadas. Além disso, o fato dela ser bem fina facilita tanto o transporte como armazenamento.

A caneta é outro diferencial aqui! Com apenas 16 gramas e tecnologia de ressonância eletromagnética inibe a necessidade de bateria. Além disso, sua resolução é de 5080LPI, o que é um valor interessante para sua categoria. Por fim, o modelo dispõe de oito teclas programáveis, painel laminado e possui compatibilidade com Windows e macOS.

Principais características do modelo:

  • Conexão via micro USB
  • Mesa intermediária com área ativa de 8,7 x 5,4 polegadas
  • 8 teclas personalizáveis

6. Wacom Intuos Preta Bluetooth - CTL6100WLK0

Já a mesa de desenho digital Intuos CTL6100WLK0 da Wacom consiste em um modelo intermediário com um bom custo-benefício. Por esse motivo, muitos usuários indicam essa como uma mesa digitalizadora barata. Sua performance atende bem diferentes perfis de pessoas, principalmente por conta de sua área ativa de 21,6 x 13,5 cm.

Outro destaque se dá pelo nível de pressão de sua caneta, com 2540LPI. Por fim, vale mencionar os quatro botões personalizáveis e a possibilidade dela ser usada por cabo ou Bluetooth – uma versatilidade que, geralmente, agrada bastante.

Principais características do modelo:

  • Modelo intermediário com boa área ativa
  • Conexão por cabos ou via Bluetooth
  • Área ativa de 21,6 x 13,5 cm

7. Huion Kamvas GS1331

Para começar, é importante citar a interface dessa mesa digitalizadora da Huion. Isso porque ela dispõe de USB-C, ou seja, isso agrega maior velocidade. Outro diferencial são suas oito teclas de pressão programáveis, o que gera maior autonomia para o usuário na hora de realizar suas criações e projetos.

Em relação à caneta, ela possui ótimas características como, por exemplo, o fato de ser ativada por ressonância eletromagnética e resolução de 5080LPI. Por sim, a mesa é compatível com Windows, macOS e também Android.

Principais características do modelo:

  • Compatibilidade com Windows 7 (ou versão posterior), macOS e Android
  • Resolução da caneta de 5080LPI e sensibilidade de pressão de 8192 levels
  • 8 teclas programáveis

8. Wacom One DTC133W0A1

Outra mesa digitalizadora da Wacom que faz bastante sucesso é a One DTC133W0A1. Aliás, essa é uma mesa digitalizadora com tela interativa de 13,3 polegadas – em outras palavras, sua área ativa tem a mesma dimensão de uma folha de papel sulfite do tipo A4.

Sua caneta aposta em um formato ergonômico e que ainda dispõe de funções de aprimoramento via software. Outro ponto positivo é que a caneta não depende de bateria, além de contar com recursos eficientes como reconhecimento de inclinação.

Principais características do modelo:

  • Display de 13,3 polegadas
  • Resolução de 1920 x 1080
  • Caneta sem bateria e com reconhecimento de inclinação

9. Wacom Intuos Pro Paper Edition Grande

Se a ideia é investir em uma mesa digilzadora grande, então a pedida é conhecer melhor a Intuos Pro Paper Edition da Wacom. A proposta aqui é uma mesa premium, portanto, indicada para usuários em nível avançados e que precisem de recursos mais robustos. Vale mencionar que a linha Paper Edition é disponibilizada em duas variações: média e grande.

Entretanto, o fato de ser grande é de fato um atrativo para muitas pessoas, certo? Só que é necessário reservar um bom espaço na mesa para conseguir usá-la com maior conforto. Por fim, ela possui quatro botões programáveis e um menu radial que permite personalização. Por ser um modelo multitouch que não depende de fios para ativação, ela é um modelo bastante procurado por quem quer realmente investir em sua área.

Principais características do modelo:

  • Tamanho grande, maior que as mesas de sua categoria
  • Indicada para usuários avançados
  • Modelo multitouch e sem de fios

10. Wacom Cintiq Display Interativo 16

Outra mesa digitalizadora para desenho que não economiza no tamanho e nas funções avançadas. A Wacom Cintiq Display Interativo 16 apresenta tela de 15,6 polegadas, ou seja, semelhante a muitos notebooks disponíveis no mercado, além de resolução de 3840 x 2160 e tecnologia IPS.

Outro fator que chama atenção nesse modelo de mesa digitalizadora com tela antirreflexo é a sua ergonomia – ela possui pernas dobráveis que permitem que o dispositivo fique posicionado em 20 graus. Por fim, o modelo acompanha a caneta Wacon Pro Pen 2 que possui 5080LPI, 8192 níveis e suporta inclinação até 60 graus.

Principais características do modelo:

  • Mesa digitalizadora com tela de 15,6 polegadas IPS e antirreflexo
  • Caneta Wacon Pro Pen 2
  • Entrada USB-C, DisplayPort ou entrada HDMI e USB-A. Permite acesso à internet para atualização de driver

Ainda não encontrou sua mesa digitalizadora ideal? Então, vale à pena conferir outros conteúdos relacionados: