Logo Zoom
Logo Zoom

Como uma forma de facilitar diversas atividades feitas pelo computador, as mesas digitalizadoras vêm cada vez mais ganhando espaço no gosto popular. Entre os modelos mais populares, está a Wacom One CTL-472, uma mesa que tem como sua principal característica um excelente custo-benefício e simplicidade, se tornando extremamente convidativa para usuários de primeira viagem.

Como dito antes, a Wacom One CTL-472 é uma mesa digitalizadora básica. A princípio, isso pode parecer um demérito; na verdade, talvez seja um dos grandes diferenciais do produto em questão.

A razão pela qual dizemos isso é uma só: a Wacom tem plena noção de que essa não é uma mesa top de linha e, sabendo disso, é possível focar seu esforços em entregar excelência nos pontos que realmente importam.

Ainda que seja uma experiência feijão com arroz para seus clientes, é um arroz com feijão extremamente bem temperado e rico no que se propõe.

Para testar a mesa, usamos o Ilustrator e Photoshop, buscando avaliar a sensibilidade da caneta, as pressões necessárias para diferentes possíveis traços, além do tempo de resposta da mesa. Adiantamos logo que o modelo obteve êxito em todos esses aspectos, fazendo com que nossa nota não pudesse ser menor do que 9.

Prós/Contras

Prós: Essa é uma das partes mais fáceis na hora de escrever o review da Wacom One CTL-472. A mesa é extremamente responsiva e intuitiva na forma de se usar, além de ser um modelo extremamente leve e pequeno, algo que facilita em sua mobilidade.

Contras: Você deve estar pensando por que, com tantos elogios, demos um 9 e não um 10. O motivo é simples: a falta de botões. A ausência dessa ferramenta faz com que seja necessário um certo tempo para se habituar a esse fato durante a utilização da mesa.

Ilustração feita no Wacom One CTL-472 pela designer Isabel Marlasca (Foto: Mosaico)

A Wacom One CTL-472: ficha técnica

A mesa Wacom One CTL-472

Como dito antes, a Wacom One CTL-472 é um modelo pequeno. No entanto, o pequeno tamanho da mesa não afeta sua usabilidade, tornando ainda assim facil de acomodar diversos acessórios como o mouse comum, o teclado e o próprio notebook.

A área ativa, onde a caneta é reconhecida, mede 152,0 x 95,0mm, tamanho idêntico ao modelo da Wacom Intuos CTL 4100, mesa também testada por nós.

Ou seja, o que muda de um modelo para outro são os botões. Essa, como é superbásica, não tem botão nenhum.

"Confesso que nunca fui muito fã dos botões, nunca usei muito (lembrando que eu não sou uma pessoa que usa a mesa pra tudo), então sua ausência não foi algo que me incomodou tanto. Mesmo sem eles a mesa me atendeu superbem, embora eu entenda que algumas pessoas possam sentir um pouco mais sua falta do que eu", disse nossa designer Isabel Marlasca, que usou a Wacom One CTL-472 por algum tempo.

Um fato curioso, é que a mesa só vem na cor vermelha, algo que não afeta em nada seu uso e que nem é um problema, mas que é necessário pontuar.

A caneta

A Wacom One CTL-472 tem ótima performance (Foto: Wacom)

O ponto de destaque da caneta está em sua leveza. Pesando apenas 9g, a caneta da Wacom One CTL-472 permitiu um movimento mais fluido durante todo o processo de teste.

Ela também conta com dois botões que exercem a função de movimento de scroll, ou rolagem de tela, podendo serem configurados de acordo com gosto de cada um que a utiliza. Falando no movimento de scroll, sua performance é ótima, passando para a tela exatamente o movimento exercido pelo usuário. O mesmo pode se dizer sobre o clique duplo e o reconhecimento das diferentes forças aplicadas na ponta.

A caneta acompanha também três pontas-padrão extras para possíveis reposições.

A instalação

A instalação não vai ser problema para você. A Wacom disponibiliza em seu site os drivers e um passo a passo extremamente didático, mesmo quem ainda não tinha sistema dela instalado no PC. Em linhas gerais, funciona assim:

  1. Acesse a página de recursos de produtos da Wacom.

2. Selecione seu modelo. No nosso caso, Wacom One CTL-472.

3. Escolha o drive ligado ao sistema operacional do seu computador e faça o download.

4. Execute o drive e siga as recomendações feitas.

Depois de reiniciar o notebook, a mesa já operava normalmente.

É necessário, no entanto, apontar que essa mesa digitalizadora Wacom One CTL-472 não conta com compatibilidade para celular e nem com licenças de teste para softwares de criação ou ensino, algo que pode frustrar alguns usuários.

Veredito

A Wacom One CTL-472 é uma ótima mesa de entrada (Foto: Wacom)

De forma geral, o nosso veredito (assim como a mesa em questão) é simples.

A Wacom One CTL-472 é uma ótima mesa para quem quer começar a se aventurar nesse mundo, tendo uma tecnologia impressionante uma vez que se trata de um modelo básico.

Como dito no começo desse review, nossa nota para a mesa digitalizadora é 9.