Posso colocar o micro-ondas em cima da geladeira?

Preparamos um Zoom Explica para esclarecer se pode colocar o micro-ondas em cima de eletrodomésticos e portáteis.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Quem nunca se perguntou "será que posso colocar o micro-ondas em cima da geladeira para otimizar o espaço na cozinha" que atire a primeira pedra! Mas será que o local é adequado, somente pelo fato de ser uma superfície plana? Ou existe algum risco em manter os dois eletrodomésticos tão próximos?

Para te ajudar a esclarecer essa dúvida, preparamos este Zoom Explica. Assim, você vai ter certeza se é ou não é indicado colocar o micro-ondas em cima da geladeira ou qualquer eletrodoméstico ou portátil.

Nichos de madeira são opções de suporte para micro-ondas. Foto: Banco de Imagens/Shutterstock
Nichos de madeira são opções de suporte para micro-ondas. Foto: Banco de Imagens/Shutterstock

A verdade é que não é recomendado colocar o micro-ondas em cima da geladeira. Isso porque o eletrodoméstico precisa de espaço para ventilar ao liberar energia e isso pode danificar a geladeira, além do que vale lembrar que o micro-ondas pode alcançar temperaturas bem altas. E como nas geladeiras, a parte de cima é a região mais fria, pode ocorrer um choque térmico entre os dois eletrodomésticos, danificando um deles ou ambos.

Sem contar que a geladeira vai acabar consumindo mais energia, já que terá que resfriar com mais intensidade, diante de todo o calor gerado na parte de cima. Assim, a conta de luz pode ficar mais alta.

Caso a cozinha seja realmente muito pequena, prefira fazer um suporte de madeira ou colocar um nicho, por exemplo, para instalar o micro-ondas com segurança. Se for próximo a outros eletrodomésticos, certifique-se de que tenha espaço entre eles, lembrando que é preciso ter ventilação.

Com essa dica, ficou mais fácil organizar a cozinha para instalar o micro-ondas. Não escolheu o aparelho ainda? Dê uma olhada nessas duas análises de micro-ondas que preparamos!

1. Micro-ondas Electrolux MEO44

O Micro-Ondas Electrolux MEO44 tem 34 litros de capacidade e é indicado para famílias médias a grandes. Isso porque ele pode ser usado também para o preparo de refeições que demandam recipientes grandes.

Dentre as funções, o micro-ondas Electrolux se destaca pelas receitas pré-programadas, como o Menu Kids com brigadeiro, pipoca e bolo de caneca, o Menu Dia a Dia, com arroz, batata e macarrão e o Menu Light, para frutas, vegetais e sopas. O passo a passo das receitas pode ser acompanhado pelo celular: você só vai precisar escanear o QR code que vem como eletrodoméstico.

Ficha técnica do Micro-ondas Electrolux MEO44:

  • Capacidade: 34 litros
  • Funções: Manter Aquecido, Tira Odor
  • Recursos: Receitas Pré-Programadas, Descongelar, Teclado Numérico, Mudo, Controle de Potência
  • Potência: 1300W
  • Dimensões (AxLxP): 30 x 53,9 x 42,4 cm
  • Voltagem: 127V ou 220V

Leia também:

2. Micro-ondas Midea MTAEG41

Também recomendado para famílias médias ou grandes (cinco ou seis pessoas), o micro-ondas Midea MTAEG41 tem 30 litros de capacidade. Sua função Grill é um dos diferenciais, já que permite dourar e até grelhar diferentes tipos de alimentos, de forma prática.

O micro-ondas de 30 litros também tem receitas pré-programadas nos menus Kids e Saúde, display digital e as funções favoritos e silêncio, além da função Limpa Fácil. Para a limpeza prática do micro-ondas, basta utilizar um copo com água e rodelas de limão para tirar toda a sujeira do aparelho.

Ficha técnica do Micro-ondas Midea MTAEG41:

  • Capacidade: 30 litros
  • Funções: Grill, Limpa Fácil
  • Recursos: Receitas Pré-Programadas, Descongelar, Teclado Numérico, Mudo, Favoritos
  • Potência: 900W
  • Dimensões (AxLxP): 32.5 x 52 x 43.3 cm
  • Voltagem: 127V ou 220V

Leia mais: