Além de um currículo interessante, boa postura corporal, tom de voz adequado, celular desligado e não chegar atrasado (e nem muito adiantado), um outro ponto que é fundamental na hora da entrevista de emprego é a roupa adequada para passar uma boa "primeira impressão".

É claro que, dependendo da vaga, você não vai precisar estar de terno e gravata, mas é importante que a vestimenta esteja de acordo com o perfil da vaga e da empresa.

E para você não perder pontos nesse quesito, separamos aqui algumas dicas de roupas para usar na entrevista de emprego e ajudar a conquistar a vaga!

Pesquise qual o perfil da empresa e da vaga

Antes mesmo de escolher qual roupa usar na entrevista de emprego, é importante que você estude um pouco sobre a firma e a vaga que se candidatou, até para chegar mais informado ao local e mostrar ao recrutador que você está realmente interessado em fazer parte da equipe.

Mas não se preocupe, pois isso é fácil de fazer e muito provavelmente você deve chegar as duas opções abaixo:

Estilo formal

Em escritórios de advocacia, ambientes acadêmicos ou um departamento financeiro, por exemplo, o ideal é optar por esses tipos de vestimentas:

      Vale ressaltar que se você está se candidatando a uma vaga mais sênior, como gerente ou diretor, ir de terno e gravata é uma boa pedida.

      Agora, se você não tem como investir em um terno ou a sua vaga é mais júnior, pode apostar sem medo na tradicional camisa e calça social que não vai ter erro.

      Estilo informal

      Em lugares como aqui no Zoom, uma agência de publicidade, um ateliê de moda ou em áreas de criação de uma empresa, por exemplo, pode-se usar um estilo mais "descontraído"

      Outras dicas importantes

      Em qualquer um dos ambientes (ao menos que você esteja se candidatando para trabalhar em um ambiente praiano ou em uma academia, por exemplo) é bom evitar algumas coisas como:

      • Roupas muito curtas ou decotadas (tanto para homens quanto para mulheres!);
      • Pijamas;
      • Chinelos;
      • Camisa regata;
      • Cores muito fortes (aposte em tons mais suaves ou neutros como branco, bege, cinza, preto e azul marinho, principalmente para os calçados);
      • Estampas exageradas;
      • Muitas joias ou bijuterias;
      • Maquiagem carregada.

      E lembre-se que o foco da entrevista é mostrar as suas habilidades e competências para o cargo em questão, e que esses pontos devem sobressair em relação a sua aparência.

      Cuidados com a aparência e higiene pessoal como cabelo penteado, unhas limpas, barba cuidada, roupas sem manchas, sem furos e bem passadas, além de sapatos em bom estado também são fundamentais e ajudam a passar uma boa impressão sua.

      Depois de ler todas essas dicas o próximo passo é se manter o mais calmo possível, dormir e se alimentar bem, e mostrar o seu verdadeiro valor ao recrutador. Boa sorte!