Escova de salão em casa: é isso o que a Britânia Soft BEC02 promete (e, spoiler alert: cumpre!). Campeã de vendas da marca brasileira, a escova da Britânia seca, alisa e modela o cabelo. Com duas temperaturas e três velocidades, o acessório ainda nos presenteia com tecnologias de tratamento. Isso significa que a escova secadora da Britânia cuida dos fios ao longo do processo de secagem. Quer saber se a Britânia Soft BEC02 é mesmo o que dizem ser?

A Britânia está no mercado brasileiro há mais de 60 anos, sendo conhecida pela qualidade e entrega de produtos nas categorias mais diversificadas. No entanto, como consumidores, o questionamento acerca dos prós e contras e custo-benefício de um aparelho é comum (e necessário). Para tirar a dúvida sobre a Britânia Soft BEC02 a limpo, nós testamos a escova secadora da Britânia – e eu ainda recebi a ajuda da hair designer Anna Dorneles (@hair.adorneles) para dar dicas extras. Dá só uma olhada no nosso review antes de decidir se deve investir ou não neste acessório!

Está se perguntando como nós avaliamos uma escova secadora? Entenda melhor os critérios que utilizamos em nossos reviews!

Prós e contras da Britânia Soft BEC02

Prós: O grande destaque da Britânia Soft BEC02 está na multifuncionalidade. Com potência de 1200W, ela seca, alisa, modela e, dependendo de como for usada, dá volume ao cabelo. Seu design é ergonômico e, por isso, ela é fácil de manusear em casa e de transportar em viagens – não é preciso ser um expert em cabelo para conseguir o efeito desejado com essa escova secadora da Britânia. Além disso, as tecnologias de tratamento presentes nela, que é revestida em cerâmica e possui íons tourmaline, fazem o trabalho de tratar os fios enquanto você os escova, deixando-os alinhados e sem frizz. E. sim: tudo isso por menos de R$ 200,00.

Contras: Um ponto que pesa contra a Britânia Soft BEC02 é a falta de praticidade. Eu achei que ela fosse ser mais prática do que um secador de cabelo, mas, com um cabelo é volumoso e grosso como o meu, me enganei. O tempo de secagem é alto, principalmente se você usá-la com os fios molhados. Caso você utilize-a com eles úmidos, certamente a escovação demorará menos. Por fim, ela não é bivolt e possui 700g, o que eu considero pesado, e é um pouco barulhenta – algo que pode incomodar, mas, pessoalmente, eu não esperava nada diferente disso. E se não armazená-la corretamente após o uso, é possível que as cerdas sejam danificadas com facilidade.

Encontre as melhores ofertas para a Britânia Soft BEC02:

O que vem na caixa da Britânia Soft BEC02

Britânia Soft BEC02 vem com cabo longo e manual de instruções (Imagem: Zoom)
Britânia Soft BEC02 vem com cabo longo e manual de instruções (Imagem: Zoom)
  • Escova secadora;
  • Manual de instruções.

Ficha técnica da Britânia Soft BEC02

Design da Britânia Soft BEC02

Antes de qualquer tópico, é importante explicar o que é uma escova secadora. Pois, bem. A escova secadora é um acessório capilar que une a praticidade do secador de cabelo com a modelagem da escova de cabelo. Dependendo do modelo escolhido, o aparelho é elétrico e seca, alisa, modela e dá volume aos fios molhados, úmidos ou secos. Dessa forma, você pode economizar no tempo e, de quebra, alcançar uma finalização de salão em casa.

Voltando: a Britânia Soft BEC02 é uma dessas escovas secadoras 3 em 1, ou seja, multifuncionais. Ela é oval, e não redonda, o que eu, particularmente, gostei. É uma configuração diferente, mas que funcionou para secar, alisar e modelar o cabelo. A escova secadora da Britânia solta um ar aquecido e penteia enquanto alisa as madeixas – e o cabo, que é longo (ponto para ela!), é confeccionado com o mesmo material da extremidade, facilitando na hora de finalizar as pontas.

Britânia Soft BEC02 é oval, ergonômica e um pouco pesada (Imagem: Zoom)
Britânia Soft BEC02 é oval, ergonômica e um pouco pesada (Imagem: Zoom)

Sobre as dimensões e o peso, ela é grande e um pouco pesada. Não dá para negar. São 12 x 39 x 10,2cm e 700g, e isso pode incomodar às donas de cabelos volumosos, compridos ou médios, como são os meus, que devem demorar um pouco mais para secar os fios. A usabilidade da Britânia Soft BEC02 será avaliada mais à frente, mas já adianto que o meu pulso chegou a cansar ao manejar o acessório após um longo período de tempo.

Por fim, as cerdas têm pontas emborrachadas, o que, ao contrário do que eu achava, proporciona conforto ao pentear. Confesso que, em um primeiro momento, pensei que os fios fossem agarrar nas cerdas. Mas, não. O cabelo desliza facilmente pela escova secadora da Britânia. Um ponto que eu já havia lido sobre é que as cerdas podem danificar se apoiadas em uma superfície logo após o uso.

Dica: Guarde o aparelho em pé depois de usá-lo para que as cerdas esfriem e não amassem.

Potência da Britânia Soft BEC02

A Britânia Soft BEC02 é uma escova secadora com 1200W de potência. Ela é mais potente que um secador de cabelo? Não, não é. Mas é a potência indicada para uso doméstico. A potência determina a capacidade de o aparelho produzir calor, o que é essencial para a eficácia do produto. Com 1200W, a escova secadora da Britânia é mais adequada para fios grossos ou até cabelos ondulados, cacheados ou crespos. Quanto mais potência, maior a eficiência.

No entanto, essa potência significa também que a Britânia Soft BEC02 é uma escova secadora barulhenta. Ela é tão barulhenta como um secador de cabelo. Pessoalmente, eu não esperava que esse fosse um produto silencioso – até porque, ele conta com três temperaturas em duas velocidades, o que significa que o aparelho solta jatos de ar quente e morno (não chega a ser frio), que são distribuídos pelo cabelo.

Britânia Soft BEC02 é uma escova secadora potente, com três temperaturas e duas velocidades (Imagem: Zoom)
Britânia Soft BEC02 é uma escova secadora potente, com três temperaturas e duas velocidades (Imagem: Zoom)

Por sinal, as três temperaturas e as duas velocidades variam entre: muito quente em alta velocidade; muito quente em média velocidade; e quente ou morno em média velocidade (ela não mostra o valor exato de cada uma). Vamos aos fatos: o meu cabelo é médio, liso por fora, ondulado por dentro, um pouco grosso e não contém química. Para secá-lo com mais rapidez, foi necessário colocar na temperatura e velocidade mais potentes. Desta forma, eu consegui secar os fios em 20 minutos. Ah, e eu gostei do fato dela não "queimar" a cabeça, o cabelo ou a orelha.

No meu cabelo, o tempo de secagem da Britânia Soft BEC02 é quase o mesmo de um secador de cabelo. Talvez, secar os fios com um secador de cabelo seja até mais rápido, mas o resultado é, de fato, diferente. Vale ressaltar que a escova, assim como o secador, pode danificar as madeixas, principalmente por ser fonte de calor. Portanto, o ideal é proteger o cabelo sempre antes de usá-la, seja com um protetor térmico em spray, creme, mousse ou óleo.

P.S.: A fabricante não disponibiliza informações sobre o consumo de energia do aparelho.

Dica: Antes de começar o processo de sacagem, aplique um creme de pentear com proteção térmica nos fios úmidos para protegê-los do calor da escova.

Usabilidade da Britânia Soft BEC02

Britânia Soft BEC02 é fácil de usar, mas pouco prática (Imagem: Zoom)
Britânia Soft BEC02 é fácil de usar, mas pouco prática (Imagem: Zoom)

Com 700g, a Britânia Soft BEC02 é uma escova secadora um tanto quanto pesada. Esse fator não dificultou o manuseio do acessório, mas cansou um pouco o pulso. Pode ser por falta de habilidade, ou o meu próprio tipo de cabelo, que é volumoso e grosso, mas eu não costumo ficar com o pulso cansado ou até mesmo dolorido ao secar os fios com um secador de cabelo. Usando um secador de cabelo, é o meu braço a parte que cansa.

Eu utilizei a escova secadora da Britânia de duas formas: com o cabelo molhado e com o cabelo úmido após tirar o excesso de água com a ajuda de um secador de cabelo. Para que o tempo de secagem seja menor, o ideal é dividir o cabelo em mechas. No entanto, secar o cabelo primeiro diminui na metade esse tempo de secagem. Como eu disse anteriormente, eu demorei 20 minutos para secar os fios com o cabelo molhado, e um pouco menos de 10 minutos com o cabelo úmido.

Apesar de pesada e pouco prática, ela é confortável e fácil de usar. Talvez o formato oval ou o cabo grosso também ajudem, mas eu consegui manuseá-la no meu cabelo sem o menor esforço. A Britânia Soft BEC02 é apenas secadora e fixa, não sendo giratória ou rotativa. No entanto, o aparelho conta com um cordão giratório de 360º, que proporciona mais agilidade no manuseio, já que ele acompanha o movimento da escovação.

Dica: Se você quer um resultado mais liso, o ideal é usar a escova secadora da Britânia com o cabelo molhado. Agora, caso você prefira secar, alisar e modelar os fios mais rapidamente, a sugestão que eu dou é secar com um secador de cabelo primeiro.

Tecnologias da Britânia Soft BEC02

Britânia Soft BEC02 é revestida de cerâmica e possui íons tourmaline (Imagem: Zoom)
Britânia Soft BEC02 é revestida de cerâmica e possui íons tourmaline (Imagem: Zoom)

A Britânia Soft BEC02 traz algumas tecnologias de tratamento em seu revestimento que pode diferenciá-la das demais do mercado. As escovas secadoras possuem em sua base placas de metal que esquentam. No modelo, essas placas são revestidas de cerâmica. Isso quer dizer que o calor é distribuído agradavelmente pelos fios, de forma a não agredi-los tanto e reduzindo o frizz. De acordo com a Britânia, o revestimento de cerâmica reduz o ressecamento dos fios durante o processo de secagem, mantendo-os com aspecto de hidratados.

Além disso, ela conta com sistema íon tourmaline, que, segundo a fabricante, neutraliza a eletricidade estática, fechando a cutícula dos fios e garantindo mais brilho ao cabelo. De fato, a turmalina oferece um efeito brilhoso às madeixas, mas atrapalha o tempo de secagem. Já a emissão de íons negativos faz com que o cabelo alcance um resultado encorpado (e sedoso), ajudando, igualmente, a preservar a saúde dos fios. Como esse é um produto que pode danificar as madeixas se usado sem cautela, quanto mais tecnologias de tratamento, melhor, né?

Resultado da Britânia Soft BEC02

Vamos ao que interessa: o resultado é mesmo equivalente a uma escova de salão de beleza? A minha resposta é: sim! Como eu já disse, um secador de cabelo é mais rápido. No entanto, vale admitir: o resultado é diferenciado. Com o cabelo molhado, o efeito é semelhante ao de secar os fios e passar uma chapinha (foto acima). Já com o cabelo úmido, usando um secador de cabelo antes, o resultado é um cabelo volumoso, com as pontas mais modeladas (foto abaixo).

O que diz a especialista sobre a Britânia Soft BEC02

Perguntamos à Anna qual seria o método ideal de usar a escova secadora para que o calor do acessório não estrague os fios. Para a hair designer, antes de qualquer coisa, é fundamental o uso de um leave-in (creme sem enxágue que deve ser usado depois que as madeixas forem lavadas) adequado para o seu tipo de cabelo.

"Existe uma grande variedade no mercado, para todos os tipos e texturas de cabelo. Eles costumam ter ação rápida, deixando os fios alinhados e fáceis de manusear. Geralmente, em suas composições, possuem proteção térmica/solar, efeito antifrizz, controle de volume, redução de porosidade e ativação de brilho", explica.

Anna dá o passo a passo de como garantir um efeito de salão:

"Após aplicar o leave-in nos fios, use a escova secadora em todo comprimento, secando de forma a retirar o excesso de água. Se você for modelar as madeixas encharcadas, a tração no cabelo será maior, podendo ocasionar uma quebra nos fios".

Ela completa: "Assim que os cabelos estiverem mais secos, comece a modelar da maneira que desejar. Para um resultado mais completo, finalize com um óleo de sua preferência para dar mais brilho ao cabelo após a secagem".

Como a Britânia Soft BEC02 se comporta em outros tipos de cabelos?

Também aproveitamos para perguntar de que maneira a escova secadora age em cabelos ondulados, cacheados e crespos. Afinal, o review é uma percepção pessoal. A hair designer explica que o uso de um acessório como esse em excesso pode alterar a estrutura dos fios, além de de desidratar, ressecar e causar quebra e porosidade.

"Entretanto, se usados moderadamente, e com um leave-in protetor térmico adequado para a textura do cabelo, não traz nenhum mal aos cachos. Uma outra dica legal para as cacheadas é hidratar os fios antes de utilizar a escova secadora", destaca Anna.

Preço e custo-benefício da Britânia Soft BEC02

A Britânia Soft BEC02 está disponível na loja da Britânia por R$ 299,90. Se você pesquisar aqui, facilmente conseguirá encontrá-la por valores mais amigáveis, na faixa de R$ 149,90 (preço coletado em 15/07/21). No entanto, antes de comprar a escova secadora da Britânia, vale alinhar as expectativas. Ela não é tão potente quanto um secador de cabelo. Apesar de contar com as funções de um secador, a escova demora mais para secar, mas apresenta um resultado diferenciado.

Portanto, é fundamental ter certeza das características que você procura em uma escova secadora (e do quanto está disposta a pagar). Dito isso, a Britânia Soft BEC02 é, sem dúvidas, uma das melhores escovas secadoras do mercado no quesito custo-benefício. Ela é fácil de usar, além de oferecer um conjunto de especificações por um preço até que acessível para uma escova secadora intermediária. Mesmo com a falta de praticidade (a meu ver, tá? Há quem ache o acessório prático), o aparelho é ideal para quem está buscando um produto como esse para usar no dia a dia.

Produtos semelhantes à Britânia Soft BEC02

Caso você esteja em busca de outras escovas secadoras do mesmo nível, vale conferir a Mondial Golden Rose e a Philco Soft Beauty Rose. A primeira, da Mondial, é bastante elogiada pelas usuárias na internet, e também seca, alisa e modela, possui design oval, 1200W de potência, revestimento em cerâmica e tecnologia de íons negativos. Ela é a mais leve de todas, pesando 480g.

Já a segunda, da Philco, outra "queridinha" da web, une o poder do secador e a facilidade da escova em um só aparelho. Ela tem tem 1200W de potência, cerdas com pontas emborrachadas, revestimento em cerâmica e íons toumaline. A Philco Soft Beauty Rose pesa 600g, um pouco mais que a Mondial Golden Rose, mas menos que a Britânia Soft BEC02.

Conclusão sobre a Britânia Soft BEC02

Em uma escala de 5 a 10, em que 5 representa escovas secadoras que não valem a pena investir, e 10 significa uma escova secadora super incrível, sem pontos negativos), a nota final que eu dou para a Britânia Soft BEC02 é 8,0. Nessa gradação, estão ótimos modelos, com poucos problemas. Foram os meus incômodos pessoais com ela que não me deixaram aumentar esse valor.

Dependendo do que você procura em uma escova secadora (e do quanto está disposta a pagar), vale a pena investir nela. Decisão final? A Britânia Soft BEC02 é menos prática que um secador de cabelo, já que você precisa dividir o cabelo em mechas e deslizá-la pelos fios repetidamente. Mas, o efeito é mais bonito – um cabelo brilhoso, macio e bem finalizado.

Notícias relacionadas à Britânia Soft BEC02