Se você é antenada no universo da beleza, é inegável que você já tenha ouvido falar do MiraCurl Steam Tech. O modelador de cachos fez sucesso no Brasil em 2013, mas se mantém como um dos produtos mais vendidos de sua categoria até hoje. Assinado pela Babyliss PRO, o MiraCurl Steam Tech é tido pela marca como um "cacheador profissional". Para tirar as nossas (e as suas) dúvidas sobre esse babyliss, nós testamos o MiraCurl Steam Tech. Neste review, eu analiso os prós e contras do acessório capilar – e, é claro, seu custo-benefício. Será que ele é mesmo tão milagroso assim?

A Babyliss PRO está no mercado há mais de 50 anos, sendo conhecida pela tecnologia em produtos como babyliss, chapinhas, secadores de cabelo e máquinas de corte. Trazendo um design inovador, o MiraCurl Steam Tech não é um modelador de cachos "simples", como os que estamos acostumados a ver por aí. Por isso, é preciso ter cautela ao manusear o acessório (lê-se: atentando-se ao manual de instruções e utilizando um protetor térmico nos fios). Caso você esteja pensando em comprar esse babyliss, dá só uma olhada no nosso review antes de decidir se ele vale ou não a pena para você!

Prós e contras do MiraCurl Steam Tech

Prós: O destaque do MiraCurl Steam Tech está na praticidade (e facilidade em manuseá-lo). Com cabo giratório e três regulagens de calor, tempo e direções, ele começa nos 190ºC e chega aos 230ºC. Isso significa que o aparelho consegue cachear todos os tipos de cabelo. Ele é um babyliss profissional, mas que costuma ser mais utilizado em residências do que em salões de beleza. O modelador de cachos traz um design inovador, além de fazer o trabalho de fixar os cachos com um efeito brilhoso. Mas... Há "poréns".

Contras: Para começar, o MiraCurl Steam Tech é caro. Para um babyliss de dia a dia, o preço é "salgado". Vale a pena investir? Aí, depende do quanto você pretende usá-lo. Ele é um pouco pesado e, para além disso, a câmara de enrolamento foi um tanto quanto problemática comigo. Para cabelos volumosos e grossos, o tempo de uso é alto – até aí, tudo bem, já que não difere dos modeladores de cachos do mercado. Fora isso, o MiraCurl Steam Tech não é bivolt. Portanto, é essencial prestar atenção na voltagem ao comprar o acessório.

Encontre as melhores ofertas para o MiraCurl Steam Tech:

O que vem na caixa do MiraCurl Steam Tech

Além do modelador de cachos, o MiraCurl Steam Tech vem com ferramenta de limpeza e reservatório de água removível (Imagem: Mosaico)
Além do modelador de cachos, o MiraCurl Steam Tech vem com ferramenta de limpeza e reservatório de água removível (Imagem: Mosaico)
  • Modelador de cachos;
  • Ferramenta de limpeza;
  • Reservatório de água removível;
  • Manual de instruções.

Ficha técnica do MiraCurl Steam Tech

  • Uso: Profissional
  • Revestimento: Cerâmica e titânio
  • Tipos de Modelagem: Cacheia, modela e finaliza
  • Tecnologias de Tratamento: Nano Titanium
  • Temperatura: 3 temperaturas
  • Tensão Elétrica: 127V
  • Dimensões: 45 x 49 x 45 cm
  • Peso: Não informado pelo fabricante

Design do MiraCurl Steam Tech

Com um design excêntrico, o MiraCurl Steam Tech é fácil de manusear. Isso porque o passo a passo é simples: 1. Colocar uma mecha no aparelho, onde você deseja começar o cacho; 2. Fechar o aparelho para que o cabelo seja automaticamente atraído para a câmara de enrolamento; 3. Segurar o aparelho até ouvir o sinal sonoro que indica que o cacho está pronto; e 4. Abrir o aparelho para soltar a mecha. Sim! Prático, rápido e sem (possíveis) queimaduras.

MiraCurl Steam Tech é prático, rápido e simples de usar (Imagem: Mosaico)
MiraCurl Steam Tech é prático, rápido e simples de usar (Imagem: Mosaico)

Por conta do formato da câmara de enrolamento, o MiraCurl Steam Tech é um pouco mais encorpado e, consequentemente, mais pesado que um babyliss padrão (falarei sobre o peso do modelador mais tarde no review). Há espaço o suficiente para apoiar as mãos, o que facilita a manipulação do acessório capilar – além de ser seguro, já que o local de apoio não esquenta.

Um detalhe que me chamou a atenção no MiraCurl Steam Tech foram os indicadores de prontidão de calor, com uma luz que para de piscar quando o aparelho está pronto para ser usado, de ajuste de tempo (8, 10 e 12 segundos), de regulagem de calor (190°C, 210ºC e 230ºC), de direção do cacho (direita, esquerda e automático) e de função de vapor.

Sobre isso, o único ponto (negativo, por sinal) que eu destacaria a respeito dos botões de controle seria a cor da fonte utilizada para isso. O MiraCurl Steam Tech é um modelador de cachos que pode ser encontrado na cor azul – quase turquesa. No entanto, o texto, além de pequeno, diga-se de passagem, é estampado em um cinza claro. Neste momento, o manual de instruções foi o meu melhor amigo.

Outra particularidade do MiraCurl Steam Tech é o cabo giratório em 160º. Pode até parecer bobagem, mas é uma vantagem. Não ter que se preocupar com a posição do cabo de alimentação garante um uso até mais rápido do babyliss. O tamanho do cabo, inclusive, é grande – o que facilita o alcance do modelador de cachos.

Revestimento do MiraCurl Steam Tech

MiraCurl Steam Tech possui tecnologia Nano Titanium (Imagem: Mosaico)
MiraCurl Steam Tech possui tecnologia Nano Titanium (Imagem: Mosaico)

O MiraCurl Steam Tech traz a tecnologia Nano Titanium para a câmara de enrolamento. O Nano Titanium é um condutor de calor que se mantém estável em altas temperaturas – por conta da produção de calor infravermelho, que aquece os fios de dentro para fora. Essa tecnologia utiliza micro-partículas de titânio e cerâmica, além de emitir íons naturais, o que ajuda a manter a umidade natural do cabelo, entregando mais brilho e eliminando o frizz.

Palavras como "durável", "resistente" e "eficiente" costumam ser as mais usadas por quem aposta no MiraCurl Steam Tech. Se você procurar por resenhas, encontrará pessoas que têm (e usam!) esse modelador de cachos desde 2013. Embora eu não possa confirmar esse nível de durabilidade, é possível perceber que o babyliss não é nem um pouco frágil.

Temperaturas do MiraCurl Steam Tech

MiraCurl Steam Tech suporta temperatura de até 230ºC (Imagem: Mosaico)
MiraCurl Steam Tech suporta temperatura de até 230ºC (Imagem: Mosaico)

Um dos maiores diferenciais do MiraCurl Steam Tech está no fato dele ir de 190°C a 230ºC, com três possibilidades de tempo, para diferentes tipos de cachos. A verdade, assim sendo, é: ele aquece (e muito!). O meu cabelo é médio, liso por fora, ondulado por dentro, um pouco grosso e não contém química. Para cacheá-lo em 50 minutos, foi necessário colocar em 310ºF (210ºC), que é a temperatura do meio – e poderia até ter colocado em 450ºF (230ºC), mas preferi não arriscar.

Como já mencionado anteriormente, é você quem controla a temperatura. Basta ligá-lo e, logo depois, comandá-lo através de três botões no corpo do MiraCurl Steam Tech. Também há três botões para controlar o tempo – e mais três botões para ajustar as direções dos cachos, além dos botões de ligar ou desligar o vapor. No manual de instruções, a Babyliss PRO indica:

  • Regulagem I (375ºF/190ºC): para cabelos delicados, finos ou coloridos;
  • Regulagem II (410ºF/210ºC): para cabelos de textura normal - minha escolha;
  • Regulagem III (450ºF/230ºC): para cabelos grossos ou ondulados.

Ainda sobre o ajuste de tempo, é possível selecionar entre três regulagens (8, 10 e 12 segundos), que utilizam sinais sonoros. Essas regulagens é que irão determinar o efeito do babyliss. É claro que o resultado difere de acordo com o tipo de cabelo, mas, no geral, quanto mais tempo a mecha é mantida na câmara de enrolamento, mais definido será o cacho. A marca, então, recomenda:

  • Regulagem 8 (8 segundos): para ondas soltas - minha escolha;
  • Regulagem 10 (10 segundos): para cachos suaves;
  • Regulagem 12 (12 segundos): para cachos suaves mais definidos.

Por fim, o MiraCurl Steam Tech conta tanto com sistema de aquecimento quanto com detecção de movimento, que fazem com que a recuperação de calor do modelador de cachos seja rápida. Além disso, o babyliss traz a função opcional de vapor. Segundo a Babyliss PRO, essa funcionalidade possibilita cachos "suaves, brilhosos, duradouros e com alta definição". Por ser um recurso mais "profissional", eu não cheguei a testar a função vapor.

Usabilidade do MiraCurl Steam Tech

MiraCurl Steam Tech é um pouco pesado, mas intuitivo de usar (Imagem: Mosaico)
MiraCurl Steam Tech é um pouco pesado, mas intuitivo de usar (Imagem: Mosaico)

Antes de mais nada, é importante que eu registre um (pequeno?) incidente pessoal. De fato, o MiraCurl Steam Tech não causa queimaduras na cabeça, nas orelhas ou nas mãos. No entanto, talvez por falta de habilidade, uma das minhas mechas agarrou na câmara de enrolamento. Mesmo abrindo o aparelho, eu não consegui retirá-la. Isso fez com que eu precisasse desligar o babyliss da tomada para esperá-lo esfriar e, assim, quase arrancar a mecha de lá. Por sorte (amém, protetor térmico), a mecha não queimou por completo.

A marca aconselha verificar que a mecha do cabelo que você deseja enrolar não seja mais larga do que 2,5cm. Além disso, a Babyliss PRO afirma que existe um recurso de segurança que emite um sinal sonoro para indicar qualquer problema. Infelizmente, não foi o que aconteceu comigo. E vamos aos fatos: uma mecha de 2,5cm é pequena para um cabelo volumoso e um tanto quanto grosso como o meu, o que também aumenta o tempo de uso do babyliss.

Voltando para a usabilidade: o MiraCurl Steam Tech é um pouco pesado. Esse fator não dificultou o manuseio do acessório, mas cansou um pouco o braço. Como eu disse anteriormente, eu demorei cerca de 50 minutos para enrolar o cabelo. Apesar disso, o modelador de cachos é prático, intuitivo e fácil de usar. A pegada é fácil, com um local de apoio satisfatório, e o cordão giratório de 360º proporciona mais agilidade no manuseio.

Tecnologias do MiraCurl Steam Tech

MiraCurl Steam Tech conta com tecnologias de segurança e economia de energia (Imagem: Mosaico)
MiraCurl Steam Tech conta com tecnologias de segurança e economia de energia (Imagem: Mosaico)

Para além da tecnologia Nano Titanium na câmara de enrolamento, o MiraCurl Steam Tech é um babyliss tecnológico – a começar pelo formato "diferentão". Na própria câmara de enrolamento, existe um motor sem carvão com tecnologia MaxLife PRO, que entrega precisão e vida útil ao cacho. Fora isso, a marca denomina o aparelho como Smart Tech por trazer algumas funções para maior segurança e economia de energia. São elas:

  • Desligamento automático: Se o aparelho ficar ligado continuamente por mais de 60 minutos, ele irá desligar automaticamente;
  • Modo de suspensão: Após 20 minutos de tempo ocioso, a temperatura diminui para cerca de 300ºF (150ºC);
  • Detecção de movimento: Ao fechar o modelador de cachos, ele voltará a aquecer até a temperatura desejada.

Resultado do MiraCurl Steam Tech

Vamos ao que interessa: o resultado é tão diferenciado quanto o aparelho? A minha resposta é: mais ou menos. O efeito é quase o mesmo de um babyliss "comum", com o diferencial de ter as pontas do cabelo cacheadas sem queimar os dedos (ou as mãos). Eu senti que o meu cabelo ficou com um aspecto mais brilhoso – e, para a minha surpresa, os cachos duram mesmo! Mas, se você me perguntar se valeu aquele "trauma" relatado acima, eu diria que não.

Preço e custo-benefício do MiraCurl Steam Tech

MiraCurl Steam Tech vale mesmo o que custa? (Imagem: Mosaico)
MiraCurl Steam Tech vale mesmo o que custa? (Imagem: Mosaico)

O MiraCurl Steam Tech pode ser encontrado por R$ 659,00 (preço coletado em 05/10/2021). Antes de comprar o modelador de cachos da Babyliss PRO, vale alinhar as expectativas. Ele é um babyliss profissional. Apesar de funcionar para o dia a dia, principalmente porque ele não costuma ser usado em salões de beleza, o MiraCurl Steam Tech apresenta tecnologias que elevam o preço do aparelho.

Portanto, é fundamental ter certeza do que você procura em um produto como esse – e do quanto está disposta a pagar. Dito isso, o MiraCurl Steam Tech é um babyliss para quem está querendo um modelador de cachos para os finais de semana. Como qualquer acessório que conduz calor, ele não é mesmo ideal para uso diário. E aí você pode se questionar: o MiraCurl Steam Tech vale mesmo o que custa? Na minha opinião, talvez. Pelas tecnologias, sim. Pelo o que entrega, não.

Produtos semelhantes ao MiraCurl Steam Tech

Além do MiraCurl Steam Tech, a Babyliss PRO também traz o MiraCurl 3 em seu catálogo de produtos. Ele é um pouco mais tecnológico, com a possibilidade de selecionar até três tamanhos de cacho em uma única ferramenta. Tirando isso (e a cor dourada), o acessório é bem parecido com o Steam Tech.

Na pegada do MiraCurl Steam Tech, a Conair possui o Hair Styler. São dois níveis de temperatura e três ajustes de tempo. Ele também vem com um sistema de aquecimento constante, sensor de segurança, cabo giratório e câmara de cachear revestida em cerâmica turmalina.

Conclusão sobre o MiraCurl Steam Tech

Em uma escala de 5 a 10, em que 5 representa babyliss que não valem a pena investir, e 10 significa um modelador de cachos super incrível, sem pontos negativos, a nota final que eu dou para o MiraCurl Steam Tech é 7,5. Nessa gradação, estão os modelos com alguns problemas que talvez não justifiquem a compra.

Dependendo do que você procura em um babyliss e modelador de cachos (e do quanto está disposta a pagar), vale a pena investir nele. Decisão final? O MiraCurl Steam Tech é prático, versátil e faz cachos que duram. No entanto, o tempo de uso logo, o resultado "normal' e algumas complicações fizeram com que eu não me apaixonasse pelo produto.

Veja mais sobre o universo de cabelos: