Entenda antes de comprar em Modem e Roteador

Como colocar senha no roteador

Aumente a segurança de sua rede Wi-Fi definindo uma senha para o seu roteador.

como colocar senha no roteador
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Geralmente, quando a nossa operadora de internet instala um roteador em nossa casa, o técnico responsável não altera a senha de acesso do equipamento que, em grande parte das vezes, consiste em uma senha comum e genérica, tal como “admin” ou “admin1234”.

Desta forma, se alguém quiser acessar o painel de configuração do roteador e alterar os parâmetros, conseguirá com certa facilidade. Isso representa um risco de segurança enorme, tanto para a sua rede, como para os arquivos das pessoas que usam a rede.

Para a te ajudar a evitar esse risco, nós, aqui do Zoom, iremos ensinar como alterar a senha do roteador, dificultando assim que outras pessoas tenham acesso indevido à área de configuração.

Preparado? Então, vamos lá!

Leia também: Melhores Roteadores Wi-Fi

Atenção: cada marca de roteador possui um painel de configuração diferente, mas os nomes e a localização das funções costumam ser parecidas. Para este tutorial usamos um roteador da D-Link. Portanto, se você não usa um roteador dessa marca, procure por nomes similares no painel de configuração do seu roteador.

Passo 1. Abra o seu navegador de internet, digite o endereço IP do seu roteador na barra de navegação e aperte “Enter” no teclado.

Em nosso caso, o endereço é “192.168.25.1”. Ele sempre será variações deste número, tais como “192.168.1.1” ou “192.168.0.0”. Consulte essa informação no manual do roteador ou na internet, colocando a marca e o modelo exato dele.

Como colocar senha no roteador 

Passo 2. Você chegará a uma tela que pede nome de usuário e senha. O nome de usuário, em geral, é “admin”. Já a senha, como explicamos no início, também é algo genérico, como “admin1234”. Consulte essa informação no manual ou na internet ou, se preferir, ligue para a sua operadora para perguntar.

Como colocar senha no roteador

Passo 3. Depois de inserir o nome de usuário e a senha correta, você finalmente estará no painel de configuração. No caso da D-Link, você entrará na aba “Manutenção” e, na coluna da esquerda, deverá clicar na opção “Senha”.

Como colocar senha no roteador

 

Passo 4. No final da página, você verá um quadro chamado “Tabela de conta de usuário”, que mostra todos os usuários daquele roteador. Selecione a opção “admin”.

Como colocar senha no roteador

Passo 5. Na área de “Configuração”, você irá colocar a senha antiga e depois a senha nova duas vezes. Você pode também, se preferir, mudar o nome de usuário. Por fim, é só clicar em “Modificar” para aplicar as alterações.

Como colocar senha no roteador

Pronto! Agora você já conseguiu alterar a senha do seu roteador e até mesmo mudar o nome de usuário, aumentando assim a segurança da sua rede interna.

Leia também: Melhores Smart TVs com Wi-Fi integrado

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em modem e roteador