Como fazer teste de velocidade de internet? Veja o tutorial

Aprenda a verificar a velocidade da sua internet de forma simples e prática

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Sua conexão está lenta? Saber como fazer um teste de velocidade de internet pode ser um dos primeiros passos para melhorar a sua navegação.

Atualmente, nós utilizamos a rede para executar uma série de atividades. Por isso, ter interferências no sinal pode ser um problema para o usuário.

Além disso, realizar um teste de velocidade da internet da sua casa ou do seu aparelho periodicamente ajuda a identificar possíveis defeitos em aparelhos como o roteador de Wi-Fi, por exemplo, que pode estar prejudicando o recebimento de dados. Inclusive, separamos uma lista com os melhores roteadores Wi-Fi de 2021 para te ajudar a escolher o mais indicado!

Agora, Dê um Zoom e confira algumas formas gratuitas de descobrir como testar a velocidade da internet.

Aprenda como testar velocidade de internet na sua casa (Foto:Shutterstock)
Aprenda como testar velocidade de internet na sua casa (Foto:Shutterstock)

Confira também:

Como fazer teste de velocidade de internet pelo computador

Muitas pessoas utilizam o computador no dia a dia, seja para trabalho, estudos ou lazer. No entanto, quando a navegação começa a dar sinais de lentidão, os usuários podem estar com problemas na internet. Felizmente, parte desses problemas podem ser identificados através de um simples teste de velocidade de internet.

Uma má recepção de sinal pode ter vários motivos. Por exemplo, o pacote de dados contratado pode não estar sendo suficiente para suprir as necessidades de uso.

Além disso, aparelhos externos de recepção, como o roteador ou o cabo ethernet, também podem estar prejudicando o acesso.

Nesse caso, é fundamental saber como fazer um teste de velocidade de internet para confirmar a baixa recepção do sinal, tomar as devidas providências e consertar o problema.

Por isso, confira o passo a passo para testar velocidade da internet na sua conexão no computador:

1. Acesse o site Brasil Banda Larga.

O site Brasil Banda Larga pertence à Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ), criada em 2011 pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

A ferramenta é gratuita, e tem como objetivo medir a qualidade da rede de telecomunicações dos dispositivos de banda larga fixa e móvel no Brasil através do teste de velocidade de internet dos brasileiros.

Por isso, se você deseja saber como testar velocidade de internet, o primeiro passo é acessar este site.

Tela inicial do Medidor de Velocidade da ANATEL é um dos principais recursos de como ver a velocidade da internet (Reprodução: Karina Carneiro)
Tela inicial do Medidor de Velocidade da ANATEL é um dos principais recursos de como ver a velocidade da internet (Reprodução: Karina Carneiro)

2. Verifique os pré-requisitos e orientações

Antes de prosseguir com a medição do teste de velocidade de internet do seu computador por meio desta ferramenta, é importante verificar os pré-requisitos do site.

Eles ajudam a proporcionar uma avaliação mais limpa e concreta, sem a interferência de dados externos ou o risco de distorção do sinal.

Assim, algumas das orientações antes de fazer a verificação incluem:

  • Utilizar um navegador atualizado (como Google Chrome, Internet Explorer 8 ou superior, Microsoft Edge, Firefox ou Safari);
  • Não executar outros softwares durante o teste;
  • Verificar se a rede local não está com sinal baixo ou se o roteador é de baixa capacidade;
  • Autorizar a execução de firewalls e configurações de protocolo da máquina.

A maioria dos computadores já possuem todos os pré-requisitos configurados, de modo que não é necessário fazer grandes alterações.

Dessa forma, mesmo usuários com conhecimentos mais básicos de informática podem fazer esse teste de velocidade da internet sem problemas.

3. Inicie o teste de velocidade de internet

Depois de confirmar todos os pré-requisitos, basta rolar a página e selecionar o botão “Iniciar teste”.

A tela irá mostrar uma animação no velocímetro, que indica o início da verificação do seu sinal no computador e do teste de velocidade de internet do equipamento.

Na aba “Velocímetro”, clique em ‘iniciar teste’ e aguarde (Reprodução: Karina Carneiro)
Na aba “Velocímetro”, clique em ‘iniciar teste’ e aguarde (Reprodução: Karina Carneiro)

4. Consulte os resultados

O teste de velocidade de internet do Brasil Banda Larga demora apenas alguns minutos, e, depois de pronto, você poderá consultá-lo na tela inicial.

Além disso, também existe a opção de salvar os dados em documento .CSV ou realizar um novo teste.

Todos os resultados estão disponíveis na aba “Histórico de Resultados”, para que você possa comparar as informações ou acessar os testes anteriores.

Como fazer teste de velocidade de internet pelo aplicativo

Enquanto isso, se você deseja aprender como ver a velocidade da internet do seu dispositivo móvel, basta seguir o passo a passo para realizar a verificação com o aplicativo:

1. Baixe o aplicativo Brasil Banda Larga

Essa ferramenta para celulares e tablets também é disponibilizada pela EAQ, que permite que o usuário possa fazer o teste de velocidade da internet da conexão do Wi-Fi ou do sinal de banda larga móvel.

Assim, para começar, basta fazer o download do aplicativo no seu celular. A plataforma de teste de velocidade de internet está disponível para sistema Android e iOS de forma gratuita.

2. Abra o aplicativo para iniciar o teste de velocidade de internet

Em seguida, será necessário abrir o aplicativo no seu celular. Lembre-se de conectá-lo à rede que você deseja analisar antes de iniciar o passo a passo do teste de velocidade de internet.

Nesse caso, a verificação será feita na conexão escolhida, seja Wi-Fi, sinal do aparelho repetidor ou a rede móvel da operadora, por exemplo.

Enquanto isso, caso seja o seu primeiro acesso, será preciso aceitar os Termos de Uso e fazer as concessões que o aplicativo indica.

Em seguida, após aceitar, basta acessar a página inicial e clicar em “Iniciar teste”.

Leia todos os termos e condições de uso atentamente (Foto: Arte/Zoom)
Leia todos os termos e condições de uso atentamente (Foto: Arte/Zoom)
Clique em "aceito os termos" (Foto:Arte/Zoom)
Clique em "aceito os termos" (Foto:Arte/Zoom)

3. Verifique os resultados do teste de velocidade de internet

Em seguida, o aplicativo irá disponibilizar os mesmos recursos presentes na ferramenta desktop.

Você poderá verificar os dados de conexão, bem como o histórico de testes de velocidade de internet anteriores e a opção de realizar uma nova análise da rede. O menu está disponível no rodapé do aplicativo.

Clique em "iniciar teste" (Foto: Arte/Zoom)
Clique em "iniciar teste" (Foto: Arte/Zoom)
Espere o teste ser finalizado (Foto: Arte/Zoom)
Espere o teste ser finalizado (Foto: Arte/Zoom)

Como fazer teste de velocidade de internet pelo Google

Identificar a velocidade de envio e recepção de dados é o primeiro passo para melhorar uma conexão lenta, e o usuário pode acessar essas informações diretamente pelo Google.

Por isso, veja como testar velocidade de internet através do mecanismo de busca:

1. Entre no navegador

O primeiro passo é selecionar um navegador desktop de sua preferência.

Além disso, será necessário entrar na página do Google ou uma barra de pesquisa que permite inserir as palavras-chave de busca.

2. Pesquise por “teste de velocidade de internet”

Em seguida, basta digitar “teste de velocidade de internet” e pesquisar.

Outras palavras-chave também poderão retornar resultados, como “teste de velocidade” ou “speed test”.

É possível testar velocidade de internet pelo Google (Reprodução: Karina Carneiro)
É possível testar velocidade de internet pelo Google (Reprodução: Karina Carneiro)

3. Execute o teste de velocidade da internet

Por fim, basta clicar no botão “Executar teste de velocidade” e aguardar a verificação da ferramenta.

Ela irá testar o envio e a recepção de dados da sua conexão atual, e, posteriormente, também permite a execução de uma nova análise.

Além disso, o site também informa um pequeno resumo sobre a sua conexão de acordo com o descoberto pelo teste de velocidade de internet, indicando se ela está lenta, regular ou rápida.

Por que saber como testar velocidade de internet?

Uma conexão ruim pode atrapalhar a execução de várias atividades na internet, mesmo as mais simples, como carregar um vídeo ou fazer um download.

Por isso, saber como fazer um rápido teste de velocidade da internet é o primeiro passo para solucionar o problema e identificar as possíveis causas da lentidão.

Assim, depois de verificar a sua conexão, você poderá tomar as medidas necessárias, como entrar em contato com o seu provedor ou conferir dicas para melhorar o sinal.

Gostou do conteúdo? Agora, você sabe como ver a velocidade da internet! Não deixe de conferir mais dicas sobre navegação em nosso canal do YouTube. Dê um Zoom!