Repetidor de sinal Wi-Fi sendo configurado por uma pessoa

Melhor repetidor de sinal Wi-Fi: 7 modelos para distribuir sua rede

O repetidor de sinal Wi-Fi é uma alternativa segura para resolver problemas de instabilidade do sinal da internet em casa ou no escritório

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Já pensou em apostar em um repetidor de sinal Wi-Fi e resolver de uma vez por todas a instabilidade de sinal da internet na sua casa ou escritório? Com mais pessoas trabalhando no sistema home office, esse problema passou de uma pequena preocupação para uma “preocupação daquelas”. Afinal, nem todo mundo consegue acomodar o seu ambiente de trabalho bem do lado do modem, não é mesmo?

O principal diferencial desse tipo de aparelho é justamente ampliar o sinal da internet e permitir que todos os ambientes consigam recebê-lo de forma mais eficiente. Portanto, seja no quarto, cozinha ou varanda da sua casa ou apartamento, será possível navegar com maior tranquilidade.

Logicamente, é preciso se atentar a alguns fatores primordiais como, por exemplo, a metragem da sua casa ou escritório e até mesmo o seu orçamento.

Antes de seguir adiante, aproveite para conferir outros conteúdos relacionados:

Repetidor de sinal Wi-Fi: conheça as vantagens e desvantagens

Antes de escolher o repetidor de sinal Wi-Fi que poderá atender suas necessidades, é importante considerar suas principais vantagens e também desvantagens de um modo geral.

Principais vantagens:

  • Em geral, os valores referentes aos modelos mais simples possuem um bom custo-benefício;
  • Ambientes maiores são beneficiados, uma vez que é possível replicar o sinal para cômodos que fiquem mais distantes do roteador.

Principais desvantagens:

  • Para quem usa o roteador próprio de sua operadora é mais indicado investir em um roteador com qualidade superior. Isso gera mais benefícios do que simplesmente apostar em um repetidor;
  • Nem sempre o repetidor será capaz de suprir todo o ambiente da casa ou escritório, por exemplo. Em determinados locais, o sinal pode continuar fraco;
  • Repetidores mais caros não agregam tanto custo-benefício quando comparados a um roteador. É preciso colocar na balança o que pode suprir sua realidade.

Com tudo isso em mente, ficará mais fácil tomar sua decisão de compra e se certificar de que um repetidor de sinal realmente irá suprir suas necessidades e realidade. Afinal, cada modelo possui suas próprias características, além de vantagens e suporte a diferentes tecnologias – o que pode impactar ou não no valor final.

Por esse motivo, aconselhamos que, caso você se interesse por um dos modelos que selecionamos para essa lista, ative o alerta de preço em nosso site ou app. Assim, você poderá receber alertas quando o produto atingir o valor próximo ao que você indicou. Outro recurso é acompanhar o histórico de preço, que mostra os valores durante dos últimos 40 dias ou 6 meses!

Se você realmente prioriza o melhor custo-benefício, o repetidor de sinal Wi-Fi D-Link DAP 1325 é uma opção interessante, principalmente para ambientes menores e com menos cômodos. A boa noticia é que esse modelo passou o ano de 2021 em forte tendência de queda de preço. Vale mencionar que esse é um repetidor indicado para quem possui roteador 11n. Caso seu roteador tenha um número maior, esse não é um modelo ideal.

Entre suas características principais, é importante destacar seu suporte para conexão até 300Mbps, além da facilidade de uso e conexão – é só acionar o botão WPS e pronto! Ele ainda conta indicador de potência de sinal, o que facilita para saber se a transmissão está dentro de um bom parâmetro.

Por que esse repetidor de sinal Wi-Fi vale a pena?

  • Bom custo-benefício
  • Fácil de conectar
  • Recomendado para roteadores com 11n
  • Indicador de potência de sinal

Já o repetidor de Wi-Fi TP-Link RE200 apresenta mais recursos, além de suportar uma velocidade bem superior ao modelo anterior. Ele pode atingir a marca de 750Mbps, ou seja, um valor que fica até mesmo acima do que é entregue pelas operadoras. Outro ponto positivo é o fato dele ser dual-band, ou seja, ele se conecta à banda de 5GHz ou 2,4GHz.

Outro diferencial que desperta a atenção de quem pesquisa por esse repetidor de sinal Wi-Fi é o famoso botão reset. Esse é um dos caminhos mais fáceis e eficientes para reconfigurar o aparelho, principalmente em casos onde é necessário aplicar alterações na conexão.

Por que esse repetidor de sinal Wi-Fi vale a pena?

  • Possui porta Ethernet
  • Instalação fácil
  • Suporte para dual-band
  • Botão reset
  • Velocidade até 750 Mbps

Seguindo a mesma ideia de um repetidor de internet dual-band, a sugestão é o D-Link DAP-1530. O modelo suporta até 750Mbps e ainda conta com compatibilidade universal, ou seja, funciona tranquilamente com praticamente todos os tipos de roteadores ou demais dispositivos Wi-Fi.

Um dos recursos mais atraentes dessa linha (que também inclui o modelo DAP-1610) são os indicadores de intensidade do sinal. Segundo o fabricante, a luz indicadora em LED ajuda a confirmar em qual cômodo da casa, por exemplo, o sinal da internet está com instabilidade. Com essa percepção, basta que o usuário conecte o repetidor e aumente a cobertura da internet! Por fim, ele é bem compacto, discreto e pesa somente cerca de 150 gramas.

Por que esse repetidor de sinal Wi-Fi vale a pena?

  • Repetidor discreto e leve
  • Compatível com todos os tipos de roteadores
  • Suporta até 750Mbps
  • Possui tecnologia WPS
  • Indicador de intensidade do sinal

Aqui a proposta envolve um repetidor de internet mais robusto com um valor atraente! Embora ele não esteja com o melhor preço dos últimos 6 meses, ainda assim, é um bom investimento. Só para exemplificar, em setembro de 2021 ele chegou ao valor de cerca de R$132, mas, durante a produção desse conteúdo (dezembro de 2021), seu preço estava em R$148. Levando em conta todos os seus recursos, ele mantém o status de um dispositivo com bom custo-benefício.

O modelo atinge a velocidade máxima de 733Mbps, além de ser compatível com duas frequências (2,4GHz e 5GHz). Vale ainda mencionar suas quatro portas de rede LAN, que ajudam a manter uma conexão estável com dispositivos que dependam de cabo de rede.

Outro diferencial é a possibilidade dele ser usado de forma direta como um roteador, além permitir que o usuário possa criar conexão separadas para “visitantes”. Esse último recurso é uma mão na roda para quem quer estabelecer um acesso privado e ainda manter os aparelhos devidamente protegidos.

Por que esse repetidor de sinal Wi-Fi vale a pena?

  • Frequências de 2,4GHz (300Mbps) e 5GHz (433Mbps)
  • Quatro portas Ethernet
  • Três antenas externas
  • Compatível com Wi-Fi ac (maior velocidade)
  • Pode ser usado de forma direta como um roteador
  • Permite criar conexões separadas

Por sua vez, o repetidor de sinal Wi-Fi TP-Link RE505X AX1500 é um dos mais completos e robustos da nossa lista, principalmente porque ele pode transmitir até 1200Mbps (5GHz). Quando conectado em 2,4GHz, essa velocidade pode chegar a 300Mbps. Portanto, ele atende com eficiência a maioria dos planos concedidos pelas operadoras sem qualquer dificuldade.

Entre seus diferenciais, vale destacar a possibilidade de conectá-lo de forma direta a um cabo de rede. Isso significa que ele pode converter uma conexão cabeada em uma sem fio. Além disso, por conta da Inteligência Artificial, a mudança de fonte da conexão é facilitada em todo os cômodos e isso favorece que ele seja considerado o melhor repetidor Wi-Fi para quem busca tais recursos.

Por que esse repetidor de sinal Wi-Fi vale a pena?

  • Possui duas antenas externas
  • Uso de inteligência artificial para mudar a fonte da conexão
  • Transmiti até 1200 Mbps (5GHz) e até 300 Mbps (2,4GHz)
  • Converte a conexão cabeada em internet sem fio

Google Smart Home AC1200

Um dos maiores diferenciais desse repetidor de sinal Wi-Fi é justamente o design – ele é totalmente diferente dos padrões usados pelos modelos concorrentes, além de ser bem compacto e discreto. Esse repetidor desenvolvido pelo Google é dual-band e dispõe de duas porta LAN.

Além disso, sua configuração é bastante fácil, sendo necessário apenas usar o app Google Home. No app, o usuário pode gerenciar e conectar todos os dispositivos que possui em sua rede, bem como pausar o Wi-Fi para estabelecer um filtro de limite de navegação (um recurso para quem tem crianças em casa, por exemplo).

Por que esse repetidor de sinal Wi-Fi vale a pena?

  • Controle dos pais para pausar o Wi-Fi
  • Configuração e gestão pelo app Google Home
  • Atualizações de segurança de forma automática
  • Repetidor dual-band
  • Design discrete e diferenciado

Linksys Velop AC1300

Por fim, quem merece um lugar de destaque em nossa lista é esse repetidor de sinal Linksys Velop AC1300. Ele é um dispositivo com um design bem discreto, além de ser fácil de usar e configurar. Outra facilidade, é que ele pode ser gerenciado por meio de um navegador web e conta com suporte multilíngue. Vale ainda destacar o fato dele ter integração com Amazon/Alexa.

Ele é também dual-band, sendo 400Mbps em 2,4GHz e 867Mbps na frequência de 5GHz. Isso quer dizer um total de 1267Mbps. Entre suas funções físicas, esse repetidor conta ainda com botão “redefinir” e liga / desliga, o que é sempre uma facilidade.

Por que esse repetidor de sinal Wi-Fi vale a pena?

  • Design discreto e bonito
  • Integração com Alexa / Amazon
  • Fácil de configurar
  • Frequência total de 1267Mbps