Entenda antes de comprar em Modem e Roteador

O que é rede Mesh?

Sabia que uma rede como essa pode melhorar o sinal de Wi-Fi da sua casa ou empresa? Veja no Zoom o que é uma rede mesh.

o que é rede mesh
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Um dos dilemas da modernidade pode ser resumido em: como melhorar o sinal do Wi-Fi na sua casa? Brincadeiras à parte, essa questão de fato pode interferir bastante no seu dia a dia seja em uma rede doméstica ou corporativa.

Por isso, hoje vamos falar sobre a rede mesh. Oi? Mas o que é isso? Calma, a gente vai chegar lá e mostrar como essa tecnologia pode te ajudar a dinamizar a sua conexão sem fio através de uma metodologia de dados inovadora.

Mas o que é a rede mesh?

Mesh, em inglês, que significa malha e isso por si já ajuda um pouco no entendimento de como funciona essa rede.

Imagine que hoje temos disponíveis repetidores de Wi-Fi, aparelhos que ajudam a levar o sinal de conexão para outros cômodos, simplesmente "rebatendo" as ondas e ampliando o alcance da rede.

O grande problema, como o próprio nome já diz, é que esses produtos apenas replicam o sinal, ou seja, não há uma inteligência na forma como a potência dessa rede é distribuída. E é justamente aí que os roteadores mesh tem uma grande vantagem.

Rede Mesh

Quando esse sistema é ativado, a sua rede se transforma em uma grande plataforma atada por nós, onde a potência do Wi-Fi independe da localização do modem, ou seja, você não apenas replica o sinal, como também "cria" o sinal.

Por exemplo, se o seu quarto é o local que mais consome banda na casa, a rede mesh automaticamente vai compreender esse fato e entregar mais velocidade nos locais da casa de maior demanda.

Outro diferença prática é que os repetidores expandem o sinal em uma direção única, fazendo com que você precise localizar áreas mais abertas para um melhor funcionamento. Os roteadores para rede mesh são inteligentes nesse aspecto, pois percorrem o ambiente de acordo com a sua localização, mantendo a intensidade de sinal em qualquer espaço do local.

Quais as vantagens da rede mesh?

Apesar do custo inicial dos roteadores mesh serem mais elevados, a longo prazo você vai precisar de menos aparelhos para construir uma rede de boa performance e alto alcance.

Além disso, quando falamos de empresas, por exemplo, você vai ter a certeza de que a rede mesh pode entregar a mesma potência de sinal para qualquer lugar do seu escritório.

A rede mesh é um avanço considerável na forma como consumimos as conexões sem fio. Uma forma inteligente de entregar potência e fazer com que a sua rede não perca performance em nenhum momento.

Lembre-se, contudo, de sempre contratar um pacote de dados grande o bastante para todas as suas necessidades, sejam elas domésticas ou corporativas.

Confira ofertas de roteadores que utilizam essa tecnologia


Leia também: Os Melhores Roteadores Wi-Fi do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em modem e roteador