Entenda antes de comprar em Monitor

Conheça as conexões dos Monitores

Antes de investir na compra de um monitor, saiba as diferenças entre conexões HDMI, DVI, USB e VGA.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Aproveitamento de espaço é o principal motivo para investir em bom monitor. Agregar em um único local as funções de TV, tela de PC, videogames e saída para som garante mais área em sua sala ou quarto.

Para conectar todos esses utensílios, há diferentes entradas e cabos. Por isso, é importante saber quais são as conexões que você precisa antes de comprar seu monitor. Conheça a seguir as principais e suas funções.

Um monitor DVI oferece algumas alternativas

O formato Digital Visual Interface (DVI) suporta formato digital e analógico, por isso é compatível com a interface VGA, sendo uma das formas de conexão mais versáteis para monitor. Mas é preciso ficar atento, pois existem duas conexões diferentes: a DVI-D suporta apenas o digital, enquanto o DVI-I tem suporte para formato digital ou analógico, essa sim, compatível com VGA. Sua resolução pode ser de até 2048 x 1536 pixels.

O grande problema com DVI é que ele não suporta a criptografia HDCP por padrão, o que significa que se o seu hardware possui apenas portas DVI, você possivelmente não conseguirá assistir Blu-Rays ou outros vídeos em Full HD.

É possível conectar um monitor DVI com entrada HDMI, através de um pequeno conversor digital. Entretanto, como DVI não transmite som, você precisará de um cabo de áudio separado quando conectado em uma porta HDMI.

Para jogos em 3D o ideal é o monitor HDMI

High Definition Multimedia Interface (HDMI) é um formato totalmente digital para qualquer fonte de áudio/vídeo como Blu-Ray, aparelho de DVD, computadores, consoles, amplificadores e monitores.

Um monitor HDMI permite transmissão em 1.920 x 1200 pixels, além de ser compatível com a tecnologia dos novos conteúdos em HD. Ou seja, o cabo HDMI será suficiente para conectar quase todo tipo de aparelho ao seu monitor.

Essa também é a ligação padrão compatível com tecnologia 3D, o que significa que se você quer um monitor 3D, essa é a sua escolha.

Imagem digital, mas com menor velocidade

Já no monitor USB um chip instalado faz a decodificação das informações como uma placa de vídeo. Não há muita diferença em relação ao DVI, pois os dois são links digitais. Porém, a velocidade da conexão USB é menor do que a dos concorrentes.

Por último temos a conexão de monitor VGA (Video Graphics Array), mais básica, mas ainda presente em muitos modelos. Foi a mais utilizada em equipamentos eletrônicos por muitos anos. É encontrado em TVs, PCs, placas de vídeo e monitores.

Essa conexão pode exibir sinais de televisão ou outros sinais de imagem, mas não é compatível com sinais digitais ou de alta resolução. Com imagens de 640 x 480 pixels, em média, tem qualidade menor em comparação com as outras versões de cabos. Apesar de ser a conexão mais simples, ainda pode ser indicada para quem procura um monitor TV.

 

Os diferentes tipos de conexão atendem às mais diversas necessidades. Veja qual deles está de acordo com o seu perfil e escolha o seu monitor.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em monitor