Monitor Curvo Samsung 24" atende a todos, mas sem se especializar

Testamos o monitor curvo da Samsung e ele é competente em todas suas funções, mas não se especializa em nenhuma delas

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 11 min. de leitura.

Compartilhe:

O monitor curvo da Samsung de 24" da série CF390 é um dos principais modelos monitores Full HD disponíveis em 2021 da marca. Seu principal destaque está no fato de oferecer um monitor curvo de melhor qualidade que modelos de outras marcas, mas sem oferecer um foco específico, como acontece nos monitores gamers.

Ou seja, a intenção aqui é oferecer um produto que atende ao gosto de quem tem um computador e o usa tanto para as tarefas do dia a dia quanto para se divertir depois do expediente. Nós testamos o monitor aqui no Zoom e pudemos comprovar que esse objetivo é alcançado. De um modo curioso, isso acaba por também ser a fraqueza desse monitor curvo de 24 polegadas.

O monitor curvo da Samsung vai impressionar aqueles que costumavam trabalhar apenas em notebooks, já que seu número de polegadas é maior que a tela dos melhores notebooks gamers do mercado. Sua curvatura também impressiona pela imersão que proporciona, esteja você jogando ou trabalhando. Antes mesmo de entrar em detalhes sobre nossa avaliação, vale deixar aqui a dica de que o monitor curvo da Samsung vai te ajudar a ser mais produtivo.

A seguir, vamos falar um pouco sobre os principais prós e contras do modelo de série CF390 da Samsung. Antes disso, porém, não deixe de conferir nosso artigo especial mostrando como avaliamos monitores no Zoom!

Monitor Curvo Samsung 24": prós e contras

Prós: o primeiro detalhe que podemos notar quando falamos de produtos Samsung, e isso também se repete no monitor curvo, é como ele foi criado para não ocupar espaço. No dia a dia, costumo usar um segundo monitor de 14" da Samsung, embora ele seja mais antigo.

Em teoria, um monitor com 10 polegadas a mais pode significar um espaço muito maior a ser ocupado, de tal maneira que talvez não coubesse no meu escritório. Porém, o monitor curvo da Samsung de 24" não fez diferença alguma na organização do espaço.

Além disso, o monitor é fácil de montar, levando poucos minutos para que ele já pudesse ser ligado. O monitor curvo também facilita a imersão, seja na hora de trabalhar, estudar, assistir apresentações ou aproveitar seus jogos favoritos.

Contras: ainda que ele seja bem fino e fácil de montar, sua base não é articulada. Ou seja, ao fixá-lo numa posição, você deverá manter o monitor nela, a não ser que mova toda a base.

Outro detalhe importante é que é possível notar certa palidez nas cores, independente do que esteja fazendo. Embora ela não venha a atrapalhar o trabalho e nem mesmo seus filmes, séries ou jogos, não podemos indicar o monitor para profissionais especializados em design gráfico.

O que vem na caixa?

Tudo o que vem na caixa do monitor curvo Samsung CF390 (Foto: Filipe Salles)
Tudo o que vem na caixa do monitor curvo Samsung CF390 (Foto: Filipe Salles)
  • Monitor Curvo Samsung 24" Série CF390
  • Base para instalação
  • Suporte para o monitor
  • Fonte AC100-240V
  • Cabo HDMI
  • Manual do usuário

​​Monitor Curvo Samsung 24": ficha técnica

Monitor Curvo Samsung 24": design e acabamento

Base, articulação e montagem

Se já faz um bom tempo que não conta com um monitor em casa, por usar apenas um notebook, e tem medo de ter "perdido o jeito" na hora de montar o periférico, aviso que a montagem dele é muito fácil.

Como mostramos na foto da caixa, o monitor é composto por apenas três partes: a base que fica na mesa, o suporte e o monitor em si. A única coisa mais complexa que encaixar uma peça na outra é aparafusar a base no suporte, sendo necessária apenas uma chave Philips. Até mesmo o parafuso que conecta a base ao suporte já vem posicionada, bastando encaixar o suporte e apertar o parafuso.

Depois disso, basta posicionar a base onde quer na mesa e encaixar o monitor no suporte. Você ouvirá um clique para indicar que o monitor está encaixado. O processo é tão rápido e fácil que você levará mais tempo tentando lembrar onde guardou a chave Philips do que montando o monitor de fato.

Por outro lado, o suporte do monitor não conta com qualquer tipo de articulação. Ou seja, não é possível ajustar o monitor por conta da base ser fixa. A única maneira de fazer isso é movendo a própria base ou improvisando com livros ou algo que aumente a altura do monitor, caso julgue necessário.

A base é incrivelmente rápida e fácil de montar, mas falta articulação (Foto: Zoom)
A base é incrivelmente rápida e fácil de montar, mas falta articulação (Foto: Zoom)

Construção do monitor e botões

É inegável o quanto a Samsung oferece uma experiência o mais minimalista possível. Sem detalhes que chamam a atenção a não ser pela logo, o monitor curvo Samsung 24'' vem na cor preta.

Sua construção é toda em plástico, e o monitor se ajusta bem a qualquer escritório, mesmo que sua cor contraste com a de outros equipamentos. Ou seja, se a sua mesa for branca e seu notebook para trabalho for prata, ainda assim o monitor ficará bem na decoração do seu escritório.

Vale mencionar aqui que a curvatura de 1800mm do monitor curvo da Samsung de fato é perfeita para oferecer maior imersão, seja nas tarefas do dia a dia ou para aproveitar os melhores jogos para PC ou console. Se for um fã dos jogos de corrida e tiver um volante para PC, o monitor vai ajudar a se sentir dentro de um cockpit de Fórmula 1.

Pode não parecer em uma foto, mas o fato do monitor ser curvo faz bastante diferença na hora de trabalhar ou se divertir (Foto: Zoom)
Pode não parecer em uma foto, mas o fato do monitor ser curvo faz bastante diferença na hora de trabalhar ou se divertir (Foto: Zoom)

Considerando tudo que falamos até então, é inegável que o design é um dos pontos fortes do monitor curvo Samsung CF390. Apesar de simples, ele é uma boa adição ao seu escritório, já que combina com praticamente quaisquer cores de periféricos. Até mesmo se tiver um quarto gamer com iluminação RGB por todos os cantos.

Monitor Curvo Samsung 24": Tela

Não adianta ter um monitor bonito por fora, mas incapaz de reproduzir bem o que está trabalhando, assistindo ou jogando. Nesse quesito, o monitor curvo Samsung CF390 também é bastante competente, oferecendo resolução Full HD. Por outro lado, é justamente aqui que a intenção de atender a diferentes públicos começa a pesar.

Ainda assim, vamos começar com algumas das vantagens. Um monitor curvo, por sua própria construção, é mais difícil de ver se estiver mais para as laterais da tela. Ainda assim, o fato de usar um painel VA diminui essa dificuldade, já que continuará vendo as cores normalmente mesmo que não esteja exatamente de frente para o monitor.

Por outro lado, o monitor dá a sensação de que há certa palidez nas cores, independentemente do que você estiver assistindo. Experimentei ajustar a tela do monitor em detalhes como o contraste, brilho e nitidez para conferir se era um problema em alguma dessas configurações, mas só foi possível notar melhora ao ativar o modo Cinema. Ainda assim, assistir à tela olhando de cima para baixo fará com que as cores voltem a parecer pálidas.

Com brilho máximo de 250 nits, o monitor oferece uma opção que costuma ser o padrão no mercado. As únicas situações onde essa quantidade seria um problema, no entanto, seria para ver com mais clareza efeitos especiais e gráficos em jogos ou para o uso externo, mas essa é uma situação que acho improvável, considerando o tamanho do monitor.

Monitor Curvo Samsung 24": Conectividade

As principais opções de conexão estão presentes no monitor curvo Samsung de 24 polegadas (Foto: Zoom)
As principais opções de conexão estão presentes no monitor curvo Samsung de 24 polegadas (Foto: Zoom)

Em termos de conectividade, não há muito o que se questionar sobre o monitor curvo Samsung CF390. Você pode conectá-lo a aparelhos por meio de uma entrada VGA ou uma entrada HDMI.

Ou seja, é possível usá-lo em quase todos os melhores notebooks, consoles de videogame, computadores desktop, conversores digitais para TV ou aparelhos de Blu-Ray e DVD, entre outros. Uma das poucas exceções seria o Galaxy Book S, um dos únicos notebooks ultrafinos a não contar com entrada HDMI, como citamos em nossa review do computador.

Ele também conta com entrada para fone de ouvido, além do conector para ligá-lo. Por outro lado, ele não conta com a entrada DisplayPort, recomendada para jogos. Também não é possível enviar imagem para o monitor sem fio, como acontece nas smart TVs atualmente.

Monitor Curvo Samsung 24": Desempenho

Para trabalhar e estudar

Uma das vantagens do monitor curvo Samsung CF390 é que não faltam opções de configuração que permitem ao monitor se ajustar a tarefas específicas. Para atividades de leitura e escrita, por exemplo, recomendamos o uso do modo proteção ocular, que reduz a emissão de luz azul e torna o trabalho menos cansativo aos olhos.

O efeito é sentido de imediato, mesmo que isso signifique mais palidez na tela. Claro, se for necessário acompanhar a alguma apresentação ou vídeo onde as cores são importantes, será preciso retorná-lo ao padrão. Porém, se isso não é frequente, recomendo bastante que o deixe ativado enquanto trabalha.

A única exceção acontece caso trabalhe diretamente com design ou edição de fotos ou vídeo. Como tarefas mais especializadas e que dependem de uma fidelidade de cores acima do convencional, não podemos indicar esse monitor para esse trabalho, a não ser que um monitor específico para designers esteja fora da sua alçada.

Para assistir a vídeos, filmes e séries

A palidez presente na maior parte do tempo acaba incomodando bastante aqui. Por outro lado, como mencionamos antes, o modo cinema que faz parte da funcionalidade Magic Bright é de grande ajuda, já que elimina essa palidez. Por outro lado, o ideal é que assista aos seus filmes e séries em um ângulo reto em relação ao monitor. No máximo, assistir com ele um pouco de lado.

Ainda que isso possa ser um inconveniente, é importante notar que o monitor curvo Samsung CF390 serve bem como uma alternativa à televisão. Ele facilmente te permitirá assistir a filmes ou episódios de séries no tempo livre ou nos intervalos sem problemas, em resolução Full HD.

Trailer do YouTube sendo exibido no monitor curvo Samsung de 24 polegadas (Fonte: Divulgação/Marvel)
Trailer do YouTube sendo exibido no monitor curvo Samsung de 24 polegadas (Fonte: Divulgação/Marvel)

Para jogar

Como um monitor que atende a todos os propósitos, ele também servirá para jogar, embora os fãs de jogos competitivos acabem ficando em desvantagem. Com 60Hz, mesmo padrão usado em outros monitores convencionais, sua frequência acaba sendo menor do que os monitores gamers. O tempo de resposta entre o comando e sua realização na tela também é mais baixo com 4ms.

Por outro lado, a Samsung oferece algumas ferramentas para diminuir essa desvantagem. A primeira delas é o AMD Freesync, que ajusta o FPS dos seus jogos com a taxa de atualização da própria tela. Isso otimiza a qualidade de imagem e evita distorções como o motion blur, bem como em jogos de guerra ou de ação e aventura.

Mas vale lembrar que a funcionalidade só está disponível caso tenha um computador com placa de vídeo da AMD, como a série Radeon Vega ou RX. Aprenda aqui no Zoom como ver a placa de vídeo do seu PC ou confira também nossa seleção com os melhores notebooks com placa de vídeo dedicada para jogos!

Podemos recomendar o monitor curvo Samsung CF390 para jogar? Com certeza! Ainda assim, se você está buscando competir em eSports em nível profissional ou é bastante exigente em relação à qualidade gráfica, talvez o melhor seja conferir nossa lista com algumas das melhores opções de monitores gamers de 144HZ a 240Hz em 2021!

Jogos por turno como Civilization VI são uma ótima opção para monitores com frequência padrão (Fonte: Reprodução/Filipe Salles)
Jogos por turno como Civilization VI são uma ótima opção para monitores com frequência padrão (Fonte: Reprodução/Filipe Salles)

Monitor Curvo Samsung 24": Custo-benefício

Até o fechamento desta review, em 04/05/2021, encontramos o monitor curvo Samsung 24" CF390 com preços entre R$ 839,90 e R$ 999. Considerando o que testamos do monitor e o fato dele poder ser usado para múltiplos propósitos, podemos afirmar que ele oferece sim um bom custo-benefício.

Por não se especializar em nada, no entanto, ele pode não ser uma opção para quem está procurando um monitor específico para jogos ou design. Nesse sentido, existem algumas opções em nossa lista com os melhores monitores gamers baratos de 2021. Por outro lado, vale notar que talvez eles não sejam tão bons para as outras atividades.

Ou seja, se você não é tão exigente em relação a fatores como frequência e tempo de resposta e quer apenas aproveitar seus games favoritos, ele é uma ótima opção. Especialmente se tem um PC com placa de vídeo da AMD para usar o Freesync.

Produtos similares

Como mencionamos ao longo do artigo, o monitor curvo da Samsung é bom na maioria das tarefas que se propõe a executar, mas isso acaba por não ser uma indicação boa para usos específicos. Com isso em mente, vamos mostrar abaixo três produtos: um com a mesma proposta do monitor que avaliei, um monitor gamer e um monitor com boa fidelidade de cores para quem trabalha com design ou edição de imagem ou vídeo.

LG IPS 23,8" 24MK430H

Uma alternativa similar ao monitor curvo Samsung CF390 é esse modelo da LG, que custa entre R$ 722 e R$ 809. As diferenças estão na presença do painel IPS, mais indicada para jogos, só que oferecendo menor contraste. Seu tempo de resposta também é maior, com 5ms.

Vale mencionar também que ele é um monitor plano, perdendo as vantagens em produtividade ou imersão em jogos que o modelo da Samsung oferece. Fora isso, ele também possui resolução Full HD, tem frequência de 60Hz e também traz a tecnologia AMD Freesync.

Monitor Gamer LG 25UM58G

Esse monitor gamer tem como vantagem o uso do painel IPS, ao invés do VA. Mais indicado para jogos, ele se diferencia por oferecer melhor tempo de resposta. Tanto que o desse monitor é de 1ms, contra 4ms do modelo da Samsung.

Ele também traz taxa de atualização de tela de 75Hz, o que o torna um pouco melhor para jogos, embora não seja o ideal. Por fim, vale notar que ele não é um monitor curvo, mas também traz imagem em Full HD, conexão HDMI e para inserir fones de ouvido.

Monitor IPS BenQ 23,8" BL2420PT

Esse já é um monitor mais indicado para designers, já que oferece 100% de fidelidade de cores no padrão sRGB. Também com resolução Full HD e o painel IPS do monitor anterior, ele traz modo CAD/CAM e um modo para animação.

Isso o torna uma excelente companhia não apenas para designers gráficos e editores, mas também como segunda tela (ou tela principal mesmo!) de notebooks para AutoCAD. O preço, no entanto, é consideravelmente mais salgado, ficando na faixa dos R$ 2.800 a R$ 3.000.

Monitor Curvo Samsung 24": Conclusão

Fechando nossa review do monitor curvo Samsung de 24 polegadas, posso dizer que fiquei bastante satisfeito com as três experiências (trabalhar, assistir vídeos e jogar) que o monitor oferece. Mesmo com certa palidez na exibição de cores ao assistir vídeos, configurações como o modo Cinema do Samsung Magic Bright corrigiram essa experiência.

Além disso, o modo de proteção ocular também foi bastante bem-vindo, reduzindo bastante o esforço ao longo do trabalho. Vale notar aqui também que a experiência com jogos é bastante satisfatória.

Como um fã de jogos por turno como Civilization VI e XCOM 2, uma taxa de atualização de tela padrão não chega a ser um incômodo, mas certamente é um fator em jogos mais agitados, como as competições insanas de Fortnite, os combates medievais de Assassin's Creed Valhalla ou as corridas desenfreadas de Forza Horizon 4. Por fim, o monitor curvo Samsung CF390 provavelmente vai atender a tudo o que precisa em um aparelho do tipo.

Confira as ofertas do monitor curvo Samsung CF390 aqui no Zoom!