Entenda antes de comprar em Monitor

Como ligar o monitor no notebook?

Saiba como ligar um monitor no notebook e tenha imagens bem nítidas.

Como ligar monitor no notebook
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Com o avanço da tecnologia, os televisores e os monitores estão ficando cada vez maiores, principalmente se você comparar com o tamanho da tela de um notebook.

Monitores com resolução Full HD

Aliás, com a diversidade de serviços on-line de vídeos disponíveis, como o YouTube e locadoras virtuais, você pode sentir falta de uma tela maior, ou com mais qualidade. E uma boa solução para isso é ligar o monitor no notebook.

Primeiro, você precisa identificar a tecnologia do seu monitor para saber qual é o cabo indicado para a conexão. Nos modelos mais antigos, com tubo de imagens, a única saída é utilizar um cabo do tipo VGA.

Mas, com a evolução dos modelos e a chegada das telas de Plasma, LCD e LED, é mais fácil encontrar monitores com as três saídas/entradas para vídeo: VGA, HDMI ou DVI. Sendo assim, conheça cada uma a seguir.

Conexão analógica no monitor

VGA (Video Graphics Array) significa, em tradução literal, "Matriz Gráfica de Vídeo". É aquele tradicional cabo azul em forma de trapézio, que conecta o computador ao monitor. Essa transmissão analógica de vídeo é mais antiga e, portanto, a qualidade da imagem é mais baixa.

Monitores com boa qualidade de imagem

O cabo HDMI (High Definition Multimedia Interface) é capaz de transmitir imagem e som em HD ou mesmo aproveitar o desempenho do seu monitor Full HD, mantendo a qualidade original das gravações. As entradas/saídas HDMI estão cada vez mais populares em modelos de monitores e notebooks.

Conexão DVI está presente em alguns notebooks

A saída DVI ou Digital Visual Interface permite a transmissão de vídeo e áudio em uma qualidade intermediária entre VGA e HDMI. A entrada/saída DVI não está presente em todos os modelos de notebook disponíveis no mercado.

Ao ligar seu monitor no notebook você tem mais opções

Você pode usar essa ligação entre o monitor com o notebook de três maneiras diferentes. A primeira possibilidade é expandir sua área de trabalho, como se um monitor fosse extensão do outro.

Ainda é possível desligar uma das telas e trabalhar com uma só, como se o seu notebook fosse um desktop. Finalmente, pode duplicar as imagens, que costuma ser a preferência de quem quer assistir filmes a partir de um notebook.

Para fazer a ligação em notebooks com Windows, seja ela via cabo VGA ou no seu monitor HDMI, o primeiro passo é conectar o cabo escolhido no notebook e no monitor.

Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho do notebook, depois em Resoluções de Tela, marque a opção Duplicar Monitor e clique em Ok. Assim, a imagem do computador aparecerá também no monitor. É importante destacar que, geralmente, os cabos não acompanham os notebooks de fábrica e você terá que comprá-los em separado para fazer a conexão com o monitor.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em monitor