Entenda antes de comprar em Monitor

O Monitor precisa ser compatível com a Placa de Vídeo?

Entenda como combinar o monitor com a placa de vídeo do seu computador.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

A placa de vídeo de um computador não trabalha sozinha, já que ela precisa de um monitor para exibir suas imagens. E para ter a melhor imagem possível, o ideal é que eles possam lidar com as mesmas tecnologias.

Independentemente do perfil, o monitor para jogos precisa “suportar” a placa de vídeo. Uma placa de alta performance, pode ser um desperdício se combinada com um monitor de baixa resolução. Por exemplo, se sua placa de vídeo é 3D ou Full HD, ela deve ser usada com um monitor compatível, como um monitor Full HD, ou suas funções não serão aproveitadas e você terá imagens de menor qualidade gráfica.

Outro aspecto que pode influenciar é a frequência do monitor para jogos, ou seja, o período necessário para atualizar as informações de imagem na tela. Quanto melhor essa habilidade, melhor a qualidade de imagem e você não perde nenhum momento importante do game.

Placa de vídeo dedicada é ideal para games

Há dois tipos de placa de vídeo: a compartilhada e a dedicada. A placa compartilhada usa a memória do computador para aumentar sua performance, o que deixa o computador um pouco mais lento. São indicadas para quem tem perfil doméstico e utiliza o PC só para navegar na internet e realizar outras tarefas simples.

A placa dedicada tem um custo maior, e costuma ser comprada separadamente, embora já existam modelos de computador com placa dedicada. Essa é a placa de vídeo ideal para tarefas de design e games. Quanto mais complexa a atividade, melhor deve ser a placa.

E a conexão dos monitores com as placas?

É bom ficar atento também às conexões das placas: a maioria delas traz saídas HDMI, compatível com grande parte dos monitores. A vantagem dessa conexão com um monitor HDMI é sua capacidade de transmitir imagem e som digital, sem perder em qualidade.

Compatibilidade não é bem a palavra a ser utilizada em relação à combinação da placa de vídeo com o monitor. O fato é que, caso a escolha seja errada, a performance das imagens ficará prejudicada. Por isso, considerando a atividade que se deseja desempenhar, você deve ter em mente que placas de vídeo de alto desempenho pedem monitores com configurações mais potentes.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em monitor