Logo Zoom
Logo Zoom

O mouse definitivo da Razer vem com o objetivo de ser parte de um setup gamer top de linha. Afinal de contas, o Razer Viper Ultimate exige um investimento considerável. Mas será que o mouse entrega tudo que sua fabricante promete?

Para provar esse ponto, testamos o Razer Viper Ultimate por três dias, tanto para trabalhar quanto para jogar. Afinal de contas, o mouse foi feito justamente para quem quer ter uma vantagem competitiva em seus games favoritos.

Sendo assim, conheça o Razer Viper Ultimate logo abaixo e saiba tudo sobre o mouse gamer!

Prós e Contras

Prós

O mouse gamer Razer Viper Ultimate tem uma gama boa de prós. O primeiro deles é que ele é superleve e confortável, seja enquanto trabalhava ou jogava. Mesmo antes de mexer nas personalizações, consegui usá-lo para trabalhar sem problemas. Ainda assim, é possível já fazer ajustes no mouse, antes mesmo de usar o software Razer Synapse. Um dos botões extras do mouse permite aumentar ou diminuir o nível de sensibilidade do mouse.

Aproveitando que mencionei o Razer Synapse, vale citá-lo por ser superintuitivo e fácil de usar. Em questão de poucos minutos, eu já sabia configurar detalhes como a iluminação, criar atalhos para os botões extras do mouse e alterar os perfis de sensibilidade já mencionados.

O que citei acima se conecta ao ponto positivo de que o Razer Viper Ultimate é muito personalizável. Até mesmo as cores e efeitos da iluminação do mouse podem ser alterados. Na verdade, o nível de customização do mouse vai além, já que você pode trocar a função até dos botões principais. Não recomendo que faça isso, a não ser que deseje alternar para o modo canhoto, mas a possibilidade está aí.

Até porque não é necessário alterar esses botões, já que o mouse vem com quatro botões extras, aos quais você pode atribuir qualquer comando. Vale mencionar aqui também a sensibilidade máxima de 20.000DPI do mouse, ideal para todos os perfis de gamer, desde os mais casuais que não tem tanto controle até quem almeja uma carreira nos eSports e precisa de um mouse supersensível para ganhar agilidade.

Contras

Enquanto a parte de prós é bem rica, os contras já são bem tímidos. O único ponto negativo do mouse é, de fato, o seu preço, que pode chegar aos R$ 800. Ou seja, é um mouse para quem tem uma boa conta bancária ou quer investir forte na carreira de jogador profissional de jogos competitivos.

O que vem na caixa?

  • Mouse Razer Viper Ultimate
  • Receptor USB
  • Adaptador USB
  • Cabo USB Trançado
  • Adesivos da Razer
  • Folheto de garantia e manual

Design e construção

Apesar de ser um mouse gamer, o Razer Viper Ultimate é um mouse discreto e com pouca iluminação (Foto: Mosaico)

Apesar de ser um mouse gamer, o Razer Viper Ultimate tem um design discreto, mas com uma boa quantidade de detalhes. Todo preto, a logo da Razer é iluminada, com essa iluminação RGB podendo ser personalizada pelo software Razer Synapse. As laterais do mouse são texturizadas e bem confortáveis.

Na parte inferior, estão localizados a porta do receptor USB para usar o mouse sem fio e também o botão que permite alternar entre os perfis de sensibilidade. Acima do botão, há um pequeno LED que troca de cor a cada vez que você o aperta, sinalizando a troca do perfil de sensibilidade. Até a cor desse LED pode ser personalizada no Synapse. Abaixo desse botão, o switch que liga ou desliga o mouse.

Parte de baixo conta com a porta para o receptor USB, b otão de ligar/desligar e também para ajustar a sensibilidade do mouse (Foto: Mosaico)

Vale lembrar que ele só serve quando o utiliza na modalidade sem fio. Ao conectar o mouse pelo cabo USB que acompanha o Razer Viper Ultimate, ele funciona mesmo que esteja "desligado".

Botões e opções de personalização

Os botões laterais do Razer Viper Ultimate ajudam na personalização (Foto: Mosaico)

Como já mencionei ao longo deste review, o Razer Viper Ultimate é um mouse gamer bastante personalizável, graças ao software Synapse. Isso já começa pelos quatro botões extras que ficam nas laterais do mouse.

Por padrão, os botões servem para avançar ou retroceder páginas, mas isso pode ser alterado no programa. Por exemplo, é possível criar macros, que são sequências de comandos ativadas por apenas um botão.

Você pode muito bem criar uma macro para comprar os equipamentos que costuma usar em CS:GO ou mandar uma construção militar em Age of Empires 4 gerar 10 unidades sem precisar dar 10 cliques de uma vez só. Vale mencionar que é possível até indicar teclas do teclado para serem ativadas nos botões personalizáveis do mouse.

O Razer Synapse é um programa gerenciador de periféricos da marca que possibilita maior personalização e criaçaõ de comandos especiais (Reprodução: Razer Synapse)

Esses são só alguns exemplos do que você pode programar usando as macros do mouse. Além disso, você pode definir diferentes perfis, aumentando ainda mais as possibilidades de personalização. É possível criar um perfil para o Fortnite e outro para o League of Legends, por exemplo.

Desempenho e sensibilidade

Um segredo para maior competitividade é contar com mouses mais sensíveis, que vão te dar mais agilidade na hora de jogar. Claro que jogar com um mouse de maior sensibilidade exige certa adaptação, como aconteceu comigo ao tentar reagir rapidamente e meu personagem quase deu uma volta em 360 graus.

Por outro lado, ao se adaptar às sensibilidades maiores, você com certeza terá uma vantagem competitiva. Na questão da sensibilidade máxima, o Razer Viper Ultimate pode chegar à 20.000DPI. Você não precisa jogar nesse nível e pode usar o botão na parte inferior para alternar entre os níveis de sensibilidade que serão confortáveis para você.

A Razer anuncia que o tempo de resposta de seu mouse é de 0,2 milissegundos, mesmo quando usado sem fio. Esse fator é um pouco mais difícil de avaliar e provar, mas não notamos qualquer atraso ao comandar e movimentar, com tudo funcionando de modo bem rápido. Aliado à sensibilidade que menciono antes, posso dizer que ele se move até rápido demais.

Conectividade e bateria

O Razer Viper Ultimate funciona sem fio, mas pode ser conectado a um cabo USB para continuar sendo usado (Foto: Mosaico)

Em relação à conectividade, o Razer Viper Ultimate fica devendo apenas uma conexão por Bluetooth. Porém, ele vem com um receptor USB para usá-lo no modo sem fio. Além disso, você também pode conectá-lo ao cabo USB. Inclusive, vale mencionar que o mouse vem com bateria interna, que é carregada pelo cabo. Ou seja: se levar o cabo com você, raramente o mouse te deixará na mão.

A duração da bateria do mouse também não é de colocar defeito. De acordo com a fabricante, o mouse leva cerca de 70 horas para precisar de recarga.

Custo-benefício

Não dá para dizer que o Razer Viper Ultimate é uma opção de mouse custo-benefício, mas esse não é o objetivo. A meta aqui é entregar um produto top de linha, para setups profissionais de quem pratica ou compete em campeonatos.

Dito isso, é impossível dizer que esse não é um bom mouse. Além da excelente performance, ele conta com diversas opções de personalização, inclusive atendendo a diversos perfis de jogadores. Seja você um competidor feroz nos campos de CoD: Warzone ou um campeão de Dota 2, ele vai oferecer excelente experiência nos games.

Ficha técnica do Razer Viper Ultimate

Produtos similares

Logitech G502 Lightspeed

Competindo diretamente com o Razer Viper Ultimate, o Logitech G502 Lightspeed é o mouse top de linha da Logitech. Mais barato que o rival, esse mouse gamer tem sensibilidade máxima de 25.600DPI, superior ao da Razer. Ele também é wireless e conta com opções de personalização graças ao Logitech G Hub. Saiba tudo sobre ele em nosso review do Logitech G502 Lightspeed!

Logitech G403

Uma alternativa mais barata da rival Logitech, o G403 possui uma sensibilidade máxima menor que os citados, mas ainda assim são impressionantes 16.000DPI. Além disso, ele tem design discreto, mas sem desperdiçar a iluminação RGB, essencial para os gamers de plantão. O Logitech G403 também conta com botões personalizados e traz pesos ajustáveis para quem gosta de mouses mais pesados.

Razer Deathadder V2

Assim como o G403 anterior, a Razer também tem uma solução mais econômica que o Razer Viper Ultimate. Chamado de Razer Deathadder V2, ele também traz sensibilidade máxima de 20.000DPI e oito botões no total. Ou seja, é uma opção mais barata, mas com quase todas as opções que o Ultimate oferece. Porém, ele funciona apenas por cabo USB.

O que achamos do mouse gamer Razer Viper Ultimate?

Não dá para negar que o Razer Viper Ultimate é um mouse gamer que vai agradar a qualquer fã de jogos. Com bom alcance de sensibilidade máxima, ótimo tempo de resposta, alta personalização e possibilidade de criar comandos por meio dos botões extras que vem nele, ele se prova um ótimo produto.

Por outro lado, o investimento necessário é alto. Ainda assim, o Razer Viper Ultimate recebe nota 10 por conta desse ser um mouse premium, voltado para atender gamers exigentes e que podem investir no equipamento.