Decoração 2021: como decorar sala pequena?

Saiba como decorar uma sala pequena de maneira simples e descomplicada

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Decorar uma sala pequena pode se descomplicar se você souber comprar os móveis e distribuir os objetos corretamente para personalizar o ambiente. Cômodos mais compactos exigem um planejamento ainda maior na hora da decoração. No entanto, com um pouco de criatividade, é possível montar a sala dos sonhos, seja em casa ou apartamento - e gastando pouco no orçamento. Os truques vão desde ampliar visualmente o espaço a compor os itens decorativos de forma a deixar a sala acolhedora, útil e com toques de personalidade.

A sala é um dos ambientes mais importantes dentro de um lar. É nela que você, os seus amigos e os seus familiares vão passar a maior parte do tempo. Portanto, o ideal é que esse cômodo seja aconchegante, funcional e, é claro, tenha a sua cara. Afinal, ter poucos metros quadrados disponíveis não significa falta de conforto e beleza. Para que isso ocorra, o espaço exige uma atenção especial em sua composição. Quer saber como decorar uma sala pequena? Preparamos algumas dicas para você não errar. Dê um Zoom e confira!

Leia também: Decoração 2021: como decorar quarto pequeno?

Veja as nossas dicas sobre como decorar uma sala pequena! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja as nossas dicas sobre como decorar uma sala pequena! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Aposte em cores claras

Opte por cores claras para aumentar o ambiente (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Opte por cores claras para aumentar o ambiente (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Na hora de pintar as paredes, lembre-se que cores claras criam a ilusão de ótica de que o cômodo é maior do que ele realmente é. Para isso, aposte no branco, no creme, no bege ou até mesmo em tons pastel.

O branco é a cor mais óbvia e fácil de aplicar. No entanto, você também pode apostar em uma paleta de cores claras por meio de papel de parede, tapetes, cortinas e, é claro, dos móveis. E se você for adepto às cores fortes, o ideal é deixar para brincar com elas nos objetos decorativos.

Anote as medidas do ambiente

Não se esqueça de medir o espaço (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Não se esqueça de medir o espaço (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Antes de mais nada, é fundamental anotar as medidas da sala para saber exatamente os móveis que podem encaixar com o espaço disponível. Nesse momento, também é importante lembrar que as pessoas precisam transitar livremente pelo cômodo.

Na hora de sair às compras, é essencial estar munido de informações como o tamanho da parede em que você quer colocar uma estante, por exemplo, ou a medida máxima que um sofá pode ter para caber no local.

Escolha o melhor sofá

Invista em sofás mais funcionais, como os retráteis (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Invista em sofás mais funcionais, como os retráteis (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para decorar uma sala pequena, o ideal é escolher um sofá que seja confortável, compacto e funcional. Os sofás retráteis são ótimos para cômodos compactos, pois oferecem aconchego na medida certa.

Além disso, esses sofás retráteis podem funcionar para receber hóspedes. Evite modelos com mais de três lugares, que tendem a ocupar mais espaço, e aposte em pufes para acomodar mais pessoas sem sobrecarregar o ambiente.

Invista em prateleiras ou racks aéreos

Use prateleiras ou racks aéreos para dar um visual moderno (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Use prateleiras ou racks aéreos para dar um visual moderno (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Quando o assunto é otimizar o espaço, prateleiras ou racks aéreos podem ser os seus melhores amigos. Esses móveis permitem aproveitar melhor o ambiente, além de dar um visual moderno ao cômodo.

No dia a dia, as prateleiras ou esse tipo de rack permitem um número maior de arranjos. É possível aproveitá-los para expor objetos decorativos, colocar a TV ou até mesmo montar um home office na sala.

Use espelhos para efeito de expansão

Coloque espelhos no cômodo para expandir o ambiente (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Coloque espelhos no cômodo para expandir o ambiente (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Uma dica para quem quiser dar um ar de expansão ao ambiente é usar espelhos. Isso porque os espelhos criam truques de ilusão de ótica, o que faz parecer que a sala é maior, além de refletir ainda mais luz, tornando o cômodo mais claro.

O espelho entrega uma sensação de espaço maior e agrega à decoração. Além de servir para dar uma conferida no visual antes de sair de casa, esse item amplia ainda mais a iluminação do cômodo e as paredes de cores claras.

Evite muitos objetos decorativos

Lembre-se: menos é mais na hora da decoração (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Lembre-se: menos é mais na hora da decoração (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para finalizar, é sempre bom lembrar da regrinha de que "menos é mais". É importante que você respeite o tamanho do cômodo. Por isso, planeje bem quais serão os elementos de decoração para a sua sala.

Prefira menos móveis e objetos decorativos e deixe as cores para os detalhes. Um ambiente mais limpo visualmente também deixa a sensação de espaço um mais amplo. Dê prioridade a móveis que, de preferência, tenham mais de uma função.

Comece a colocar os truques em prática agora mesmo e aproveite a sua sala da melhor maneira!

Dicas para decorar uma sala pequena

Confira outras dicas que preparamos para a decoração da sua sala (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira outras dicas que preparamos para a decoração da sua sala (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Preparamos algumas dicas rápidas e práticas para você conseguir decorar uma sala pequena de forma simples e certeira. Confira!

  • Opte por um estilo de decoração: Encontrar o estilo que mais lhe agrada é essencial para evitar um ambiente sobrecarregado. Por isso, defina qual estilo de decoração irá guiar a sua sala, seja ele contemporâneo, minimalista ou rústico, por exemplo.
  • Utilize a TV na parede (e não abuse do tamanho): Mais uma vez, a parede se torna a melhor amiga de quem quer decorar uma sala pequena. Se você gosta de TV no cômodo, é interessante apostar em painéis, racks ou estantes ou até mesmo fixar a televisão direto na parede. E não abuse do tamanho da TV: uma TV grande em um local pequeno fica esteticamente desproporcional.
  • Aproveite mais as paredes: As paredes podem ser utilizadas para pendurar quadros decorativos ou instalar abajures ou luminárias, por exemplo. Isso vai poupar espaço, além de deixar a sala mais organizada, com um visual mais leve.
  • Escolha cortinas que cubram a parede: Se você tem a intenção de colocar uma cortina na sala, prefira as cortinas que cobrem toda a parede. Uma dica importante é pendurá-las acima do limite da janela, quase próximas ao teto. Com esse truque, elas passam leveza para o ambiente.
  • Mesa de centro? Apenas se houver espaço: Como a prioridade em uma sala pequena é preservar a circulação, a mesa de centro só entra se ela realmente for necessária e couber no ambiente. Caso isso não seja possível, mesas de canto são opções mais viáveis para espaços menores.
  • Móveis com pouca profundidade são bem-vindos: Pelo espaço ser pequeno, móveis muito grandes também não são proporcionais. Eles atrapalham a circulação e delimitam o campo de visão. Por isso, busque aqueles que ofereçam pouca profundidade, mas que ainda são funcionais para a sala.

Leia também: