Close-up nas mãos de uma jovem branca segurando o guidão de uma bike spinning na sala de casa

8 motivos para comprar uma bike spinning e fazer a atividade em casa

Vale a pena comprar uma bike spinning? Veja alguns benefícios que podem decidir a sua compra!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Não precisa de uma longa pesquisa para descobrir que a bike spinning tem feito sucesso entre os brasileiros. Ainda assim, é comum esbarrar com alguém que ainda tenha dúvidas sobre a eficiência desse aparelho. Por exigir um investimento um pouco mais alto, é normal ter dúvidas, né? Mas, muita das vezes, tudo o que você precisa para fechar o seu carrinho de compras aqui no site é estar por dentro de todos os benefícios que a bike spinning pode trazer.

Pensando em facilitar a sua decisão, o nosso time reuniu 8 motivos que vão justificar a compra desse equipamento. E, é claro que, tudo isso com a ajuda do Lucas Moreira, personal trainer e especialista no assunto. Que tal dar uma olhada? Se fizer sentido pra você, uma das vantagens pode ser o sinal que faltava para você adquirir a sua bike spinning. Desliza para conferir!

Já que o assunto é bike, por que não conferir um guia completo de como escolher a bicicleta ideal? Veja aqui!

Bike spinning ou ergométrica: qual a melhor opção de usar em casa?

Quando se trata de bike spinning, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas se o modelo é melhor do que a ergométrica. Mas, para surpresa de alguns, a resposta para essa questão pode variar de acordo com o usuário. Isso porque elas possuem algumas diferenças entre si que influenciam diretamente no tipo de treino.

"Para iniciantes e pessoas que buscam apenas uma opção para se exercitar ou queimar algumas calorias, a bike ergométrica é a melhor opção até pelo seu preço acessível. Já para quem é praticante do ciclismo, a bike spinning é a ideal por possibilitar mais alternativas de treinamento", revela o profissional.

A PEL-2311, da Pelegrin, por exemplo, é uma excelente aposta para quem deseja adquirir uma boa bike spinning gastando pouco. Ela traz um sistema que simula diferentes situações de treino, além de aumentar a velocidade de acordo com a intensidade da pedalada. Na prática, esse modelo proporciona uma experiência realista e confortável pelo menor preço.

Características dessa bike spinning:

  • Possui um banco ergonômico e guidão ajustável
  • Apresenta uma estrutura de aço reforçado
  • Exibe principais informações de treino, incluindo calorias queimadas, distância percorrida, velocidade, tempo e pulso
  • Suporta até 100 kg

Por outro lado, se você quer se desafiar e chegar o mais próximo possível de um treino profissional, vale apostar na bike spinning TP1000, da Oneal. Com amortecedor traseiro e roda de inercia com peso de 11kg, ela oferece uma estrutura resistente, confortável e eficiente.

Características dessa bike spinning:

  • Possui selim com sistema de regulagem de altura
  • Traz um painel que mede calorias, velocidade, tempo e outras informações importantes
  • Conta com um guidão com sistema de pulsão
  • Suporta até 120 kg

8 motivos para investir em uma bicicleta spinning sem medo

Agora que você já sabe qual é o melhor tipo de bike spinning para treinar em casa, chegou a hora de descobrir o que justifica esse investimento. Veja, a seguir, algumas vantagens desse modelo de bicicleta que vão além do que já sabemos, como queima de calorias e melhora no desempenho físico.

1. Sofre com os impactos nas articulações? A bike spinning pode ser a solução!

Acredite se quiser, mas com a bike spinning é possível, sim, praticar exercícios sem atingir as articulações e os joelhos. Isso porque ela estimula movimentos que não sobrecarregam essas regiões, evitando (e até mesmo poupando) regiões lesionadas. Justamente por isso, ela é considerada uma excelente opção para quem busca focar em exercícios aeróbicos. Mas, de qualquer forma, é importante realizar alongamentos antes e depois de pedalar na bike spinning, já que os músculos tendem a ser mais exigidos.

2. Crie o seu próprio circuito de ciclismo em casa

Faça sol ou faça chuva, uma coisa é certa: o seu treino estará garantido com a bike spinning. Pode até ser clichê, mas esse é, de fato, um dos maiores benefícios de investir nesse aparelho. Afinal, as altas temperaturas ou aquele clima frio costumam ser os primeiros motivos para desistir de ir à academia ao longo da semana.

"Ela vai ajudar a complementar o seu treinamento, devido a sua extensa variedade de estímulos, e pode até te salvar de perder um dia de treino quando chover e a rua não for uma opção", reforça o personal trainer.

Com uma bike spinning em casa, você tem toda praticidade e conforto necessário para se exercitar. E aí, não tem jeito: acabam as desculpas para fugir do treino!

3. Não tem tempo? Treine em casa a qualquer momento do dia

"Não tenho tempo para treinar" é certamente uma das desculpas mais utilizadas por quem foge da rotina de exercícios. Acontece que, ao investir em uma boa bike spinning, esse argumento pode ser eliminado. Afinal, a presença do equipamento na sua casa permite que os treinos sejam feitos em qualquer hora do dia, já que não existe cedo ou tarde demais para malhar. Essa é, inclusive, uma ótima vantagem para quem possui a agenda lotada ou não consegue encontrar uma academia com bom horário de funcionamento perto da sua casa.

Mulher branca usando celular e bebendo água enquanto pedala em uma bike spinning
A bike spinning pode ser a solução para garantir bons treinos sem sair de casa (Foto: Shutterstock)

4. Elimine o estresse e a tensão da rotina com a bike spinning

Não importa o quão "good vibes" você seja, a rotina de trabalho e estudos pode trazer uma dose de estresse para o seu dia. Nesse caso, um treino curto e rápido na bike de spinning pode te ajudar a aliviar a tensão. Isso porque o exercício estimula a liberação de endorfina, que é o hormônio responsável por promover a sensação de bem-estar. Além de manter um estilo de vida mais saudável, você ainda garante a manutenção do seu humor. É ou não é perfeito?

5. Tenha uma experiência mais real sem precisar sair de casa

Sempre quis praticar ciclismo, mas nunca teve a oportunidade? Com a bike spinning, você pode garantir uma experiência bem próxima à prática desse esporte sem precisar sair de casa. Sim, é isso mesmo! O aparelho oferece uma extensa variedade de estímulos, assim como funções que permitem simular diferentes obstáculos. E, é claro que, tudo isso garante uma vivência mais completa.

"A bike spinning é a que mais se aproxima do ciclismo. Com ela, você tem uma experiência mais real, podendo simular ladeiras e outros treinamentos mais intensos, já que conta com maior possibilidade de cargas", revela Lucas.

Com a Kikos F5i, por exemplo, é possível simular percursos com subidas, descidas, trechos com aceleração e até corridas contra o relógio. Não é à toa que ela é um dos modelos mais recomendados para entusiastas do esporte e atletas. Mas, não se engane, viu? Essa bike spinning também pode ser usada por iniciantes e até quem nunca teve contato com exercícios físicos.

6. Mantenha o projeto fitness em dia com as pedaladas

Há quem duvide, mas ter uma bike spinning em casa ajuda a manter uma rotina constante de exercícios físicos. Na prática, isso pode contribuir (e muito!) para o seu projeto fitness. Afinal, manter uma constância é a grande receita de sucesso para garantir bons resultados e, principalmente, se apaixonar pelos treinos.

Quer dicas de como começar a pedalar com segurança? Veja os itens necessários para aderir ao ciclismo!

7. Garanta a manutenção da sua saúde em qualquer idade

Não existe limites quando o assunto é a bike spinning. Diferente de outras práticas, como a musculação, ela pode ser utilizada não só por jovens e adultos, como também por idosos. Por ser tratar de uma atividade sem impactos, o spinning é a escolha certa para quem chegou a terceira idade, mas não quer abrir mão de uma rotina saudável. Mas lembre-se: é importante respeitar os seus limites e sempre checar um médico qualificado antes de investir nessa prática.

8. Emagreça de forma saudável e equilibrada

Por fim, não dá para negar: a bike spinning é uma verdadeira aliada para quem busca queimar algumas calorias. Dependendo da intensidade, do ritmo e do tempo gasto no aparelho, a perda pode ser de até 700 calorias.

"A bike spinning permite praticar atividades aeróbicas em diferentes intensidades, que são ótimas para o emagrecimento. Com ela, você também pode realizar treinos variados, inclusive alguns protocolos de HIIT, que são um dos métodos mais eficazes de emagrecimento no momento", conta o especialista.

Se ter uma bike spinning em casa vai te ajudar a ter hábitos saudáveis e manter uma boa forma, já vale a pena fazer o investimento, não é mesmo?