Ashtanga Yoga: saiba o que é, quais são os benefícios e como começar

Considerada um dos tipos mais dinâmicos da yoga, a Ashtanga Yoga ajuda no ganho de força e controle do estresse

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

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Se você procura por um tipo de yoga completo e dinâmico, o Ashtanga Yoga pode ser o estilo ideal! Ele é conhecida por ser bem intensa e exige bastante dos músculos, por isso, é preciso avançar gradativamente na prática. Mas o esforço vale a pena, viu? Justamente por ser tão completa, com séries de posturas que desafiam o corpo, o Ashtanga Yoga oferece diversos benefícios. E eles valem tanto para a mente quanto para o ganho de força e resistência.

Mas então o que significa o Ashtanga Yoga? Como começar a praticá-lo e quais são todos esses benefícios? Convidamos a professora Maria Clara (@varandayoga) para explicar mais sobre esse tipo de yoga, com dicas do que você precisa saber e ter antes de começar. Confira o que ela diz abaixo!

Antes disso, para ter mais conforto nas aulas, confira nossa lista de melhores tapetes de yoga e escolha o seu!

Entenda o que é, quais os benefícios e como começar a praticar o Ashtanga Yoga (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda o que é, quais os benefícios e como começar a praticar o Ashtanga Yoga (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O que é o Ashtanga Yoga?

O Ashtanga é uma prática fluida, vigorosa e intensa da yoga. Sabe aquelas posturas bem desafiadoras, que exigem equilíbrio e flexibilidade? Elas fazem parte da prática – mas, é claro, ninguém começa logo por elas. Tudo é feito de maneira gradual, até que você desenvolva corpo e mental para realizá-las.

Para chegar ao nível mais avançado, Maria Clara explica que, assim como o Vinyasa (outro tipo de yoga bem parecido), esse estilo busca sincronizar a respiração com o movimento. Por isso, um dos segredos das execuções do Ashtanga Yoga está em conectar o corpo com a inspiração e a exalação na hora de realizar as séries de posturas.

Apesar de ter características bem particulares e diferentes de outros tipo de yoga, a professora reforça que o Ashtanga Yoga não está acima ou abaixo de qualquer uma das outras variações da prática. Ele é só um dos caminhos para se alcançar o equilíbrio entre corpo e mete.

"É sempre importante lembrar que todos os tipos de yoga têm o mesmo objetivo final – na verdade, eles só usam formas diferentes de se chegar lá", destaca Maria Clara.

Quais são os benefícios do Ashtanga Yoga?

Por ser uma prática dinâmica e intensa, os benefícios do Ashtanga Yoga contribuem para tonificar os músculos e dar ainda mais resistência ao corpo. A medida que você se desenvolve na prática, é possível perceber:

  • ganho de força;
  • melhora considerável na flexibilidade;
  • ajuda na perda de peso;
  • mais estabilidade ao corpo.

No entanto, as vantagens estão longe de ser apenas físicas! Como em toda prática de yoga, o Ashtanga também trabalha a respiração, o controle das emoções e sensações. Tudo com ajuda da meditação e concentração durante a atividade. Graças a isso, a professora Maria Clara explica que é possível contar com benefícios mentais como:

  • diminuição do estresse e ansiedade;
  • uma mente mais clara e objetiva;
  • conexão entre corpo e mente;
  • controle maior da respiração, e aprendendo a usá-la a seu favor.

Quais são as diferenças do Ashtanga Yoga para outros tipos de yoga?

Veja quais são os diferenciais do Ashtanga Yoga (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja quais são os diferenciais do Ashtanga Yoga (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A diferença mais importante do Ashtanga Yoga em relação a outras práticas de yoga está na execução feita em séries com sequências fixas. A professora explica que, nesse estilo, o aluno segue uma prática que é sempre a mesma, até que ele consiga dominar essa série e possa passar para um próximo nível (que é outra sequência fixa).

"No total são 6 níveis (séries), e para atingir a seguinte é necessário dominar todas as posturas das anteriores.. Funciona assim: você começa a praticar a série 1 e faz por meses (ou anos), até dominar por completo. Só depois disso você pode passar pra 2, e praticar por mais um tempo até dominar e poder 'passar de fase'", detalha Maria Clara.

Ela explica que as séries começam com posturas específicas: 5 Suryas Namaskar A, 3 Suryas B, posturas fundamentais e depois cada nível tem uma sequência. Por ter essa característica bem regrada, a especialista explica que o Ashtanga é considerado um tipo bem tradicional de yoga – e, de certa forma, mais rígido também.

"Os praticantes do Ashatnga costumam fazer a prática 6 vezes na semana, descansando apenas no domingo. Eles também abrem o tapete logo pela manhã cedo para executar as séries", conta.

O que é preciso ter para começar o Ashtanga Yoga?

E por falar em tapete de yoga, já sabe o que é preciso ter para começar a prática? No caso do Ashtanga Yoga, o primeiro passo é ter força de vontade – afinal, como já falamos, a prática exige bastante disciplina e esforço! Mas até mesmo para começá-la, é importante ter itens adequados para a prática.

1. Tapete de yoga

A escolha do tapete de yoga é pessoal, mas também envolve alguns critérios importantes – até mesmo para que o colchonete seja compatível com a prática. No caso da Ashtanga Yoga, por exemplo, é bem importante optar por um tapete resistente, que dê boa aderência ao chão e, consequentemente, mais segurança ao executar as séries.

Ainda não sabe qual tapete de yoga é o mais indicado para você? Veja aqui nossa matéria sobre como escolher esse item!

2. Roupa de yoga

Além disso, roupas de yoga mais confortáveis, como legging e top, são as mais indicadas para realizar os movimentos com segurança. Especialmente se você estiver pensando em fazer as aulas ao ar livre ou em um estúdio, por exemplo. Parece só um detalhe, mas é importante destacar que na yoga a concentração é fundamental - e se as roupas não estiverem confortáveis, fica mais difícil manter o foco na atividade, né?

Para dar uma olhadinha em opções, confira aqui a nossa matéria sobre roupas de yoga e veja alguns modelos e dicas!

3. Acessórios de yoga

Por ser composta de posturas mais desafiadoras, é bem provável que, no início da Ashtanga Yoga, você precise de uma ajudinha extra. Essa ajuda pode vir através de acessórios de yoga, como os blocos de apoio, por exemplo. Eles são usados também no pilates, sabia? Mas na prática da yoga, especificamente, eles facilitam a execução das posições até você atingir a resistência e flexibilidade necessária.

Que tal ver algumas ofertas de bloco de yoga? Aproveite o link aqui para encontrar o melhor para você!

Quais são os outros tipos de yoga além do Ashtanga?

Confira quais os outros tipos de yoga (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira quais os outros tipos de yoga (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Se você é iniciante na yoga como um todo, provavelmente ainda não conhece todas as variações dessa prática, certo? A boa notícia é que existem, sim, diversos tipos de yoga – cada um com suas vantagens e características específicas na maneira de execução. E isso é ótimo porque, com tanta variedade, fica mais fácil encontrar a versão ideal para a sua rotina, necessidade e gosto, né?

Caso a Ashtanga Yoga ainda não seja a prática que você procura, existem outras linhas como o Hatha Yoga e o Kundalini Yoga, por exemplo. Já ouviu falar? Aproveite para saber tudo sobre essas variações clicando aqui no nosso artigo sobre as principais variações da yoga. Lá você também pode aproveitar mais dicas sobre como encontrar a melhor para você!