Como fazer yoga em casa? Dicas, acessórios e apps para conhecer antes de começar

Veja tudo que você precisa saber antes de começar a prática da yoga em casa para manter corpo e mente em equilíbrio

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Seja para começar uma atividade diferente ou para melhorar a prática que já é feita em sala de aula, fazer yoga em casa pode ser mais vantajoso do que você imagina! Está considerando tentar? Então, aproveite: a boa notícia é que não é necessário investir em muito além de roupas confortáveis, um bom tapete de yoga e apps com aulas online.

Fácil, né? Mas, não se esqueça de que é preciso tomar alguns cuidados para não se machucar – especialmente se esse for o seu primeiro contato com a atividade. Para garantir que você tenha a melhor experiência de prática pessoal, convidamos a professora de yoga Maria Clara (@varandayoga) e pedimos alguns conselhos. Com a ajuda da especialista, criamos um resumo com o que você precisa saber antes de começar a fazer yoga em casa. Veja só!

Que tal conferir uma lista dos melhores tapetes de yoga para começar a prática com conforto e segurança em casa? Aproveite nossa lista!

Entenda como fazer yoga em casa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda como fazer yoga em casa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

É possível praticar yoga em casa?

Sim, é possível praticar yoga em casa! No entanto, Maria Clara lembra que é interessante ter o apoio de um professor pra te guiar durante a sua prática, especialmente nesse comecinho. Essa assistência, é claro, pode ser de forma virtual por meio de uma aula online, por exemplo - seja ao vivo ou gravada.

Segundo a especialista, a presença de alguém com experiência no assunto é importante para deixar a prática mais leve. Contar com as dicas e o olhar de um profissional pode facilitar bastante quem está tendo o primeiro contato com a prática, evitando que o aluno se sinta perdido ou frustrado.

"Ter a ajuda de um professor de yoga é importante para que você possa fazer uma sequência que faça sentido, para executar os asanas de uma forma mais segura e para, aos poucos, ir evoluindo dentro do seu processo", explica.

3 coisas que você precisa ter para fazer yoga em casa

Veja o que você vai precisar para praticar yoga em casa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja o que você vai precisar para praticar yoga em casa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para começar a fazer yoga em casa não é preciso muito - em termos de compras, por exemplo, você vai precisar investir em poucos itens para realizar as posturas com tranquilidade. No entanto, outros aspectos também são importantes. Veja só quais são e porquê!

1. Um bom tapete de yoga

O primeiro item necessário para começar a yoga em casa é o tapete de yoga. Ele é muito importante para garantir o máximo de conforto e segurança durante as posturas – especialmente aquelas em que você precisar ter mais contato com a superfície. Não ter um tapete adequado para ficar de joelhos ou se deitar no chão pode trazer desconforto e, consequentemente, menos concentração na prática.

A escolha do tapete ideal, por sinal, não precisa ser difícil! Atualmente, existem diversas opções de colchonete para yoga no mercado, cada uma com seus diferenciais e vantagens. Para saber qual é a melhor para você, confira aqui o nosso artigo sobre como escolher o melhor tapete de yoga.

2. Roupas confortáveis

Outro ponto que tem tudo a ver com conforto durante a yoga em casa é a roupa usada para fazer a atividade. Se estiver iniciando a prática, é legal apostar em peças confortáveis que te deem bastante flexibilidade, principalmente. É por isso que, no geral, peças como calça legging e top de academia são as melhores pedidas para realizar as posturas de yoga com mais segurança e bem-estar.

No entanto, não existem regras, viu? Há quem prefira usar blusas mais compridas e calças menos justas ao corpo, por exemplo. O importante é vestir algo que não te incomode e não tire sua atenção durante a aula em casa. Quer ver algumas dicas extras sobre o assunto? Confira aqui o nosso artigo sobre modelos de roupa feminina de yoga!

3. Um cômodo silencioso em casa

Quando se fala em fazer yoga em casa, é mais importante ter um espaço silencioso do que um cômodo super espaçoso, sabia? Isso porque concentração e atenção são fundamentais durante a prática – e fica difícil manter o foco no 'momento presente' se você estiver em um local com muito barulho ou outras pessoas, certo?

Pensando nisso, separe aquele cantinho do seu lar em que você consegue ter mais privacidade. Ele não precisa ser super amplo, basta que você tenha liberdade para fazer alguns movimentos e se concentrar apenas na execução das posturas.

Como aprender a fazer yoga em casa? 4 apps para baixar!

Quem não teve nenhum contato com a prática não precisa ter medo de começar a yoga em casa sozinha. Segundo a professora, mesmo os iniciantes na atividade podem aprender mais sobre posturas e curiosidades com a ajuda da internet.

"Existem vários vídeos aulas, sites, além de contas no Instagram com diferentes professores e tipos de prática. Tanto gratuito como pago. Eu mesma disponibilizo vídeos e conteúdos nas minhas redes sociais com aulas diferentes pra quem quer começar", lembra Maria Clara.

Para dar uma forcinha nas buscas, separamos alguns canais e aplicativos interessantes para iniciantes na yoga em casa. São eles:

1. Yoga Down Dog

Um dos aplicativos para fazer em yoga em casa mais bem avaliados é o Yoga Down Dog. Ele é uma boa pedida porque pode ser personalizado para todos os níveis, facilitando a execução da prática para iniciantes. Além disso, dá para acompanhar o progresso no app, estipulando uma meta semanal e acompanhando na tela, de onde você estiver.

Vale destacar que ele tem mais de 60 mil configurações diferentes, ou seja, você nunca fará a mesma aula. Legal, né? Infelizmente, o app não é de graça, mas pode valer a pena para guiar você nessa jornada.

Disponível para Android e iOS.

2. Daily Yoga

Outra opção pra lá de interessante de app para começar a fazer yoga em casa é o Daily Yoga. Nele você vai encontrar mais de 500 posturas diferentes, diversos planos de exercícios e mais de 200 aulas de ioga guiadas (ou seja, com a narração e auxílio de um especialista).

Esse aplicativo é indicado para iniciantes justamente por causa dessas aulas guiadas que ajudam a ensinar o básico antes que o aluno mergulhe fundo no mundo da yoga. Aqui, só vale fazer uma observação: além de ser pago (e pedir um investimento um pouco alto), o Daily Yoga não está disponível em português. No entanto, se você domina o inglês, pode se jogar na proposta!

Disponível para Android e iOS

3. Ioga - Posturas e Aulas

Prefere um app em português? Então vale a pena tentar o aplicativo Ioga - Posturas e Aulas! Ele tem uma biblioteca com mais de 100 posturas de yoga que podem ser encontradas com base no seu tipo, foco e habilidade na prática. O legal é que, no app, você encontra a descrição de cada pose, explicando suas vantagens e quais são as instruções para realizá-las.

As aulas podem ser feitas de 10 a 30 minutos, adequadas para todos os níveis, desde os iniciantes até os mais avançados. No entanto, importante destacar que o app Ioga não oferece um número muito alto de aulas, o que pode não trazer tanta variedade para quem busca esse recurso especificamente.

Disponível para Android e iOS

4. Calm

Quer iniciar a yoga em casa começando pela meditação? O app Calm é um aplicativo específico para essa prática – e o melhor, ele permite que personalizar o momento de relaxamento com focos específicos, inclusive de redução da ansiedade. Assim que você baixa o app, é oferecido um plano de meditação grátis por uma semana – depois, é necessário pagar para usufruir das mais de 100 tipos de meditações guiadas.

Disponível para Android e iOS

Quais são os benefícios de fazer yoga em casa?

Conheça os benefícios de fazer yoga em casa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Conheça os benefícios de fazer yoga em casa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os benefícios de praticar yoga são percebidos tanto na saúde mental quanto na saúde do corpo. Melhora no estresse, mais condicionamento físico, alívio nas dores corporais e até mais qualidade no sono fazem parte das vantagens sentidas por quem pratica a atividade com frequência

No entanto, segundo a especialista, praticar yoga em casa, especificamente, traz esses mesmos benefícios – além de outros pra lá de vantajosos como:

  • Praticar a yoga no horário que for melhor pra você;
  • Entender como o seu corpo e humor estão no dia e escolher uma prática de acordo com eles;
  • Não ter que enfrentar trânsito ou grandes distâncias pra fazer sua aula;
  • Economizar um pouco, já que muitas vezes praticar yoga online pode ser mais barato.

Fazendo yoga em casa: por quais posturas começar?

Você já deve ter percebido que existem posturas de yoga mais fáceis e mais complexas, certo? Embora todas possam se adaptar ao nível de habilidade do praticante, existem aquelas um pouco mais simples e perfeitas para quem está começando a fazer yoga em casa.

"O Surya Namaskar (saudação ao sol) é uma sequência legal, que você pode fazer todo dia. Algumas posturas legais também são a do guerreiro, da árvore, da cobra, da criança e a postura do triângulo. São alguns ásanas bons e seguros para começar a praticar", detalha Maria Clara.

Ficou curioso para tentar? Então clique aqui para entender o que é e como fazer a saudação ao Sol na yoga. Depois, confira também o nosso artigo com 4 posições de yoga para começar a prática em casa!