Logo Zoom
Logo Zoom

Utilizado em diversos exercícios e atividades físicas, o uso do kettlebell é uma excelente alternativa para quem busca aprimorar seu condicionamento físico, equilíbrio, capacidade cardiovascular e queima de gorduras, por meio de exercícios como o agachamento e remadas.

Nesse artigo, com a colaboração do personal trainer Lucas Moreira, vamos falar um pouco mais sobre o kettlebell, mostrando se ele é ou não um artigo esportivo recomendado para as suas necessidades, além de explicar alguns exercícios excelentes para usar esse acessório.

Entenda um pouco mais sobre o treino funcional: o que é, quais os benefícios e os principais exercícios e acessórios para montar o seu!

Aprenda em nossa lista os benefícios do kettlebell (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Confira aqui as melhores ofertas de lettlebell no nosso site!

Para que serve o kettlebell?

O kettlebell não é exatamente uma novidade no mundo da ginástica e dos exercícios físico – ele existe desde 1700! Porém, por conta da sua utilização em atividades como o Crossfit, bem como por sua pluralidade de benefícios, esse artigo esportivo ganha cada vez mais notoriedade a cada dia.

"Ele é um item que parece uma bola com uma alça, presente nas academias de musculação, treinamento funcional, salas de ginástica, entre outros. De uma forma geral, o kettlebell serve de resistência nas atividades, atuando em uma variedade enorme de exercícios", explica Lucas.

Entre os benefícios do kettlebell estão:

Versatilidade de exercícios

O kettlebell apresenta como um dos seus maiores benefícios sua versatilidade, isso pois com o mesmo produto esportivo, aquele que o utiliza pode exercer dezenas de movimentos e exercícios, além de ativar todas as diferentes áreas do corpo humano.

Entenda em nosso site um pouco mais sobre o treino funcional, onde o kettlebell é comumente utilizado.

Pode ser usado tanto por sedentários quanto por ativos

Por conta de sua versatilidade de exercícios previamente descrita, o kettlebell apresenta uma abrangência grande para qualquer tipo de pessoa que decida praticar essa atividade. Contando com treinamentos tanto para os mais experientes, quanto para os novatos, sendo necessário apenas a regulação dos pesos de acordo com os respectivos perfis de treino.

Melhora do condicionamento físico

A alta intensidade dos exercícios onde se é utillizado o kettlebell exige (e ao mesmo tempo auxilia em) um melhor condicionamento físico, isso pois estes exercícios garantem um alto trabalho cardiorespiratório do organismo.

Buscando aprimorar seu treino? Então dá uma olhada em nossa lista com os melhores suplementos para ganho de massa muscular.

Tipos de treino com kettlebell

Os exercícios e atividades físicas utilizando o kettlebell se dividem em dois grupos, o kettlebell harstyle e o kettlebell sport. Aqui estão suas respectivas diferenças e características:

Kettlebell hardstyle

O kettlebell hardstyle se estabelece como uma otimização da potência nos movimentos, utilizando para tal, exercícios com menos repetições.

Kettlebell sport

O kettlebell sport já se caracteriza com exercícios que prezam pela resistência e conservação da explosão dos movimentos, utilizando de diferentes respirações para tal, além de focar mais no tempo das práticas dos exercícios do que nas repetições.

Exercícios envolvendo o kettlebell

Agora que você já conhece os tipos de treino e benefícios do kettlebell, está na hora de aprender um pouco mais sobre a enorme gama de exercícios envolvendo o kettlebell.

"O kettlebell não tem o peso uniformemente dividido, o que acaba gerando uma instabilidade no uso. Isso é bom principalmente em exercícios funcionais, já que faz com que os músculos estabilizadores atuem mais", comenta o personal trainer.

Aqui estão alguns dos exercícios para fazer com o kettlebell:

Agachamento sumô

O agachamento é um ótimo exercício para os membros inferiores (Foto: Shutterstock)

Com os pés bem separados e postura ereta, o indivíduo deve agachar o máximo possível segurando o kettlebell com as duas mãos. Esse exercício tem como foco ativar os músculos do glúteo e deve ser feito entre 10 e 12 repetições.

Vale ressaltar que o número de repetições deverá ser de acordo com as necessidades e os objetivos de cada um.

Giro Russo

O giro russo ativa todas as áreas abdominais (Foto: Shutterstock)

Sentado no chão e com as pernas flexionadas, o indivíduo deve segurar o kettlebell perto de seu peito rotacionando seu tronco para esquerda e direita repetidas vezes. Com foco abdominal, esse exercício deve ser feito também entre 10 e 12 repetições. Caso queira aumentar a dificuldade, pode-se levantar uma ou ambas as pernas.

Também é importante mencionar que o Giro Russo não é indicado para pessoas com problemas na coluna, como hérnias de disco, por exemplo.

Levantamento

O levantamento é um dos exercícios mais completos quando utilizando o kettlebell (Foto: Shutterstock)

Podendo ser feito com um ou dois kettlebells, este exercício consiste em posicionar o kettlebell no chão, abaixar o corpo e levantar o peso, movendo o braço envolta do peso quando perto do peito. São trabalhadas as áreas como perna, glúteos, costas, braços, ombros e pernas, sendo feitas de 10 a 12 repetições.

Prensa no chão com um braço

Deitado, dobre uma ou ambas as pernas, levantando o peso o máximo possível em linha reta, enquanto o outro braço continua colado no chão. Feito as 12 repetições, troque os braços exercitados e faça mais 12 repetições. Esse exercício ativa áreas como peito, braços e core.