Logo Zoom
Logo Zoom

Se você buscar por yoga hoje, vai descobrir que existem diversos estilos diferentes, desde os mais tranquilos até os mais vigorosos - como o Kundalini Yoga . São diferentes linhas, mas todas com um mesmo objetivo: buscar a conexão entre corpo e mente. Embora não exista uma prática melhor do que a outra, ao conhecer suas particularidades e variações fica mais fácil identificar o que funciona melhor para você, né?

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre a Kundalini Yoga, um tipo bem conhecido de prática. Quer saber mais sobre? Então, continua lendo a matéria aqui embaixo que eu te explico o que é, como praticar e quais são as principais características dessa linha.

Conheça mais sobre a colunista Maria Clara Cunha (@varandayoga):

Que tal usar a yoga como escape ao estresse do dia a dia? Veja aqui e saiba como!

O que significa Kundalini Yoga?

Antes de falar diretamente sobre a Kundalini Yoga, precisamos entender melhor sobre o que significa essa palavra. A palavra Kundalini deriva do sânscrito que significa, literalmente, “enrolada como uma cobra” ou “aquela que tem a forma de uma serpente”. E essa denominação faz alusão à Energia Cósmica, criadora que se concentra em cada Ser.

De acordo com a filosofia do Yoga, nosso corpo é formado de diversos chakras, que são centros de energias. Os 7 principais se localizam na nossa coluna, sendo o primeiro bem na base e o último indo até um pouco acima da nossa cabeça.

Os 7 principais chakras estão localizados na nossa coluna (Foto: Reprodução/Shutterstock)

E o que é Kundalini Yoga na prática?

A Kundalini Yoga é denominada também como Yoga da Consciência. Suas práticas são dinâmicas, energizantes, objetivas e propõem um profundo mergulho na meditação, trabalhando a fundo nosso lado espiritual.

A energia Kundalini é representada por uma serpente, que se encontra adormecida na base de nossa coluna vertebral, no nosso primeiro chakra. A partir de estímulos, ela pode despertar, e começar a subir, acessando os outros centros de energia e alinhando-os. Com essa ascensão, buscamos a expansão da consciência e manter ativa dessa energia poderosa.

Esses estímulos usados para o despertar podem ser diversos, como asanas (posturas), mudras (gestos das mãos), meditação, exercícios de respiração, mentalização. Todas essas ferramentas são usadas com frequência durante as aulas.

Veja aqui uma lista com os melhores tapetes de yoga para uma prática segura e confortável em casa ou no estúdio!

Kundalini Yoga é considerada uma das práticas mais focadas no espiritual (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Quais são os benefícios da Kundalini Yoga?

Assim como os outros tipos de Yoga, a Kundalini Yoga tem diversos benefícios, tais como:

  • autoconhecimento;
  • equilíbrio do corpo e da mente;
  • fortalecimento da musculatura;
  • ganho de flexibilidade;
  • diminuição do estresse e da ansiedade;
  • aumento da capacidade de concentração e da vitalidade;
  • equilíbrio das nossas glândulas;
  • fortalecimento do nosso sistema nervoso;
  • despertar do potencial criativo e espiritual;
  • nível mais elevado de consciência;
  • limpeza dos bloqueios dos chakras (podem ser bloqueios emocionais, mentais, espirituais ou físicos) para que a energia flua livremente.

Após tempos de prática, começamos a nos sentir mais conscientes e perceptivos em relação a nós mesmos e com a vida ao nosso redor. É o despertar do nosso Eu superior, e a conexão entre ele e a consciência divina Universal.

Kundalini Yoga ajuda a desenvolver consciência e percepção interna (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Como é a aula de Kundalini Yoga?

Uma aula de Kundalini Yoga dura, em média, de 60 a 90 minutos. Nela, você pode alongar, respirar, pular, correr, dançar, gritar, entoar, meditar... uma variedade de atividades. Na prática, a estrutura de uma aula envolve o controle da respiração, a expansão da energia e o alinhamento dos chakras. Funciona mais ou menos assim:

  • 5 a 10 minutos de aquecimento com alongamentos;
  • 30 a 45 minutos de kriya (que são os exercícios propriamente ditos);
  • 5 a 10 minutos de relaxamento “savasana”;
  • 11 a 31 minutos de meditação

Tem interesse? Então, aproveite para experimentar e se descobrir na yoga!

Veja mais sobre o universo da yoga: