Foto focado em halter em sala de estar ao lado de homem caucasiano treinando

Não tem jeito: ter uma academia em casa pode facilitar (e muito!) a sua rotina de treinos. Seja para conquistar um bumbum na nuca ou apenas se exercitar, o espaço reservado em casa é a solução para ingressar no mundo fitness sem abrir mão das compromissos diários. Além disso, essa iniciativa pode ser sinônimo de econômia para o seu bolso - já que você estará investindo em aparelhos e acessórios para o uso próprio.

Mas, se você ainda não está convencido de que montar academia em casa é uma boa opção, chegou a hora de virar esse jogo. Pedimos a ajuda do personal trainer Lucas Moreira para reunir algumas das principais vantagens de ter uma academia residencial, assim como algumas dicas para montar a sua.

Mulher asiática fazendo o exercício de prancha na sala de casa
Veja sete razões para ter uma academia em casa e garanta a sua rotina de treinos! (Foto: Shutterstock)

Está decidida a começar a malhar? Veja os produtos coringas para garantir um projeto verão de sucesso!

1. Você vai poder malhar a qualquer hora, sempre que quiser

Encontrar um horário para treinar em meio a correria do dia a dia é, de fato, um verdadeiro desafio. Isso porque, ainda que algumas academias funcionem um pouco além do horário comercial, nem sempre o período se encaixa na sua agenda. Nesse caso, investir em uma academia em casa pode resolver esse problema.

"A principal vantagem é a praticidade e a economia de tempo, já que poderá fazer a sua rotina de exercícios, se mantendo saudável sem precisar sair de casa", relembra o personal trainer.

Afinal, ter o espaço e os aparelhos à sua disposição não exige um horário fixo e, muito menos, agendamento. Seja de madrugada ou pela manhã bem cedo, os aparelhos estarão sempre ali à sua disposição.

2. Será bem mais fácil economizar tempo e dinheiro

No primeiro instante, montar um espaço para treinar em casa pode até parecer um investimento maior do que se matricular em uma academia. Mas acredite: vai valer a pena! Todo o dinheiro gasto será revertido em aparelhos e acessórios para uso próprio - o que significa que você não ficará refém de parcelas mensais para sempre.

"A médio e longo prazo, também é uma economia financeira, já que terá apenas um gasto inicial. Como depois não terá mais nenhum outro gasto, quem sabe não sobra um pouco para investir em um personal trainer. Com certeza seus resultados serão potencializados e os treinos serão muito mais seguros", aconselha Lucas.

E olha, na maioria das vezes, uma boa busca pode garantir instrumentos por um valor ainda menor do que o pacote anual em academias, viu? A prova disso é que dá para adquirir a sua própria estação de musculação gastando bem pouco. A WCT Fitness, por exemplo, é um equipamento completo para fazer exercícios a qualquer hora do dia. Por contar polias e pesos silenciosos, ainda é possível usá-la sem medo de barulho.

Ah, e se você não for um verdadeiro fã de musculação, não tem problema. É possível investir em outros aparelhos, como a cama elástica, que também garantem treinos mais intensos. Prático e leve de transporta, esse instrumento ajuda a trabalhar diferentes partes do corpo com as famosas aulas de "jump". Veja aqui as principais ofertas para cama elástica!

3. Nada de revezar aparelhos com estranhos!

Se você costuma frequentar a academia na "hora do rush", certamente já deve ter precisado revezar aparelhos com desconhecidos. Afinal, é raro encontrar uma academia que tenha equipamentos suficientes para proporcionar o uso exclusivo. Na maioria das vezes, essa simples atitude faz com que o tempo de treino aumente e, de quebra, atrapalha o ritmo dos exercícios. A boa notícia é que tudo isso pode ser evitado ao montar uma academia em casa. Sem fila ou estresse, você pode dizer que "o de hoje está pago!"

4. Mais liberdade para criar seu próprio treino - e testar exercícios diferentes

Não precisa conhecer muito sobre o universo fitness para descobrir que sempre surge alguém para dar pitaco nos exercícios alheios. Ao optar por montar um academia em casa, você não precisa se preocupar com isso.

Ter mais liberdade para criar o seu treino, seja sozinho ou com ajuda de aplicativos, é uma das principais vantagens de ter o seu próprio espaço. Além disso, também fica mais fácil testar novos exercícios sem medo de errar - afinal, só terá você no ambiente. E por falar em não errar, a forma para manter a musculação em casa mais segura é procurar a ajuda de um profissional de Educação Física, viu?

"E se não for possível o acompanhamento diário de um personal, a dica é procurar um professor para o serviço de consultoria, que é mais barato já que o profissional não estará em contato diário com você. Os dois são válidos para fazer um treino preparado por um especialista", explica Lucas.

5. Não precisa se preocupar com o look para malhar

Já faz tempo que as roupas para academia deixaram de ser apenas peças largas e abandonados no fundo do guarda-roupa. Na verdade, a evolução do setor esportivo fez com que inúmeras opções de vestimentas fossem surgimento. O problema é que, na maioria das vezes, essas roupas exigem um certo investimento - o que pode ser um incômodo para algumas pessoas.

Ao montar uma academia em casa, isso não será mais um problema. Com um espaço reservado só para você, não será preciso se preocupar com o estado da sua camisa, a combinação de cores das peças e tão pouco a repetição das roupas. Afinal, o momento do treino não precisa ser um desfile de moda, certo?

6. Dá para realizar exercícios de glúteos sem constrangimento

Atire a primeira pedra quem nunca pulou uma série de exercícios de glúteos por vergonha. Embora sejam fundamentais para turbinar o bumbum, alguns movimentos, como agachamento e flexão deitada, costumam provocar um certo constrangimento devido às suas posições. Se esse é o seu caso, o truque para garantir mais liberdade durante o treino é montar a sua academia em casa. Dessa forma, você não precisará se preocupar se alguém está te observando você e focar no seu objetivo.

7. Usar (e ter) os pesos e aparelhos ideais para o seu objetivo

Treinar em casa pode ser mais vantajoso do que se imagina. Além da privacidade, você também pode garantir uma dose extra de eficiência ao escolher apenas os equipamentos adequados para os seus exercícios. Assim, você não precisa disputar aquele equipamento especial da academia com estranhos e pode fazer seu exercício no seu tempo.

"Os equipamentos básicos são sem dúvidas os halteres, anilhas e barras (grandes e pequenas). São muito importantes ainda os elásticos, therabands, caneleiras e colchonete. E, se tiver um espaço maior e puder gastar um pouco mais, uma estação de musculação é uma opção interessante", aconselha Lucas.

Além disso, se o seu objetivo é o emagrecimento por meio do aeróbico, dá para adquirir um aparelho especial para isso. Nesse caso, a bicicleta ergométrica Spinning Residencial F5i, da marca Kikos, é uma excelente escolha. Ideal para uso doméstico, ela é fácil de manusear, suporta até 120kg e permite treinos com segurança.

Já os adeptos à musculação, o truque para montar academia em casa, segundo o especialista, é investir em kit de anilhas e halteres. Aqui, vale ficar atento ao peso dos equipamentos para que sejam equivalentes a carga que você precisa.

Quer saber outros equipamentos que podem faltar na sua academia em casa? Explore o nosso artigo!