Logo Zoom
Logo Zoom

Você chega para a aula de yoga, abre seu tapete e começa a prática. De repente, uma música de yoga começa ao fundo: o professor colocou uma playlist para tocar. E então, isso te agrada ou te incomoda? A relação da música com yoga é particular e vai depender do gosto ou costume de cada um. Na prática, não existe uma regra sobre ser melhor ou não realizar a atividade com música - é simplesmente pessoal.

No entanto, alguns professores acreditam que o som pode trazer diversos benefícios para a yoga pois, de certa forma, ele estimula os movimentos corporais, ajuda a nos manter despertos e aumenta a sensação de relaxamento. Por sinal, muitos dos espaços e studios hoje guiam suas aulas com playlists ao fundo, é o formato mais comum de se encontrar.

Pensando nisso, vou falar um pouco sobre como usar os sons ao seu favor da prática de yoga e dar dicas de playlists com músicas que podem ajudar. Vê só aqui embaixo!

Conheça mais sobre a colunista Maria Clara Cunha (@varandayoga):

Já conhece o Kundalini Yoga? Saiba tudo sobre a prática com foco espiritual clicando no link!

Qual a relação da música com a prática da yoga?

Para que a música de yoga realmente contribua com a prática, o ideal é que sejam escolhidas canções instrumentais, com sons da natureza, que de certa forma facilitem a concentração e tragam essa conexão entre corpo, mente, respiração. A intenção é entrar no clima, e não perder o foco - por isso, a playlist deve ser escolhida com cuidado.

Sempre optamos por músicas que nos ajudem a criar essa atmosfera de abstração durante a yoga, onde o som te guia sem te desconcentrar. Durante as minhas aulas, por exemplo, uso listas específicas para guiar minhas alunas. Isso porque cada tipo de música vai remeter a algo. Existem músicas mais relaxantes que nos trazem essa sensação de desacelerar. Da mesma forma, existem outras mais agitadas, que nos conectam com força, ação e movimento.

A música de yoga pode guiar a aula na busca por concentração e presença (Foto: Reprodução/Shutterstock)

E então, como combinar a música de yoga com o tipo de yoga?

Todos os tipos de yoga podem ser feitos com música de yoga. Essa escolha, na verdade, vai ser definida através do gosto, preferência, experiência e opinião pessoal. Mas, quem é professor de yoga sabe que o som vai influenciar diretamente na energia daquela aula, por isso, é importante essa sensibilidade de “casar” o tipo de yoga com o tipo de som.

Você pode ajudar o aluno a fluir melhor ou, de certa maneira, dificultar o processo dele durante a prática, tudo com a lista de música de yoga que selecionar. Isso porque práticas mais suaves, por exemplo, pedem por músicas mais calmas. Da mesma forma, o contrário serve pra aulas mais intensas, como Vinyasa. Movimentar, suar e fazer saudação ao sol vão requerer algo mais potente, com uma vibração mais alta.

A música de yoga deve combinar com a prática de yoga escolhida (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Qual música de yoga é mais indicada?

De tudo que pode ser ouvido, a única coisa que não recomendo são músicas conhecidas, que você goste muito. Música em geral é algo muito presente em nossas vidas, em várias fases. E elas nos tocam, nos trazem lembranças, nos conectam com sentimentos e emoções. Nos trazem conexões diversas com pessoas, lugares e momentos.

Praticar com esse tipo de som conhecido faz com que a gente se desconcentre. Vamos para um caminho oposto da yoga, que tem como objetivo buscar presença e consciência. Você vai estar se movimentando fisicamente, mas quando tocar Caetano, sua mente vai te levar para suas férias de 2002 na Bahia. E, assim, a presença foi embora - deu lugar à saudade, lembranças e milhares de pensamentos. Digo por experiência própria!

A música de yoga pode ajudar na meditação em casa ou nas aulas de yoga (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Como usar a música de yoga para meditar?

Existem profissionais que acreditam tanto nesse poder da música, que utilizam dela para meditar. Isso porque, uma vez que algumas pessoas têm dificuldade de se concentrarem em silêncio, o som pode ajudar. Nesses casos, existem algumas dicas gerais para ajudar a encontrar (e usar) a música de yoga da melhor maneira:

  1. Primeiro, escolha uma música de yoga instrumental (sem letra) para ser o foco principal da sua meditação;
  2. Busque músicas relaxantes que despertem exatamente os sentimentos e sensações que você quer alcançar ao fim da meditação - como calma ou serenidade, por exemplo;
  3. Faça dessa música de yoga escolhida o som que vai realmente guiar a sua meditação, se conectando a ela.

Dicas de música de yoga: confira playlists intensas e suaves para a prática

Agora, que tal conhecer algumas indicações de músicas de yoga que podem te ajudar? Para facilitar, separei playlists para práticas diferentes - desde as mais intensas às mais suaves - e também para relaxamento. Além disso, aproveite para ver ofertas de produtos que podem te ajudar a agregar os sons à pratica. Aproveite!

Música de yoga para práticas mais intensas:

Música de yoga para práticas mais suaves:

Música de yoga para relaxamento:

Aqui, é sempre bom lembrar que yoga é autoconhecimento, é saber o que te agrada e o que te incomoda. Aprender o que faz sentido ou não, suas preferências, seus gostos. E é assim que você mesmo encontrará uma resposta: praticar com playlist ou em silencio absoluto, o que funciona melhor para você? Pratique. Vivencie. Experimente.

Veja mais sobre o universo da yoga: