Mulher realizando uma posição de yoga para iniciantes

4 posições de yoga para começar a prática em casa

Confira quais são as melhores posições de yoga para iniciantes na atividade e saiba como reproduzi-las

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Começar a praticar yoga em casa pode ser mais simples do que parece: sabia que existem posições de yoga para iniciantes que ajudam a dar os primeiros passos na prática? Embora existam posturas mais complexas que exigem bastante flexibilidade, há também os "asanas" (nome dado a cada posição no yoga) mais simples. E o melhor: podem ser realizadas por qualquer pessoa, logo na primeira aula!

Se esse é o seu caso, tudo que você precisa é de um tapete de yoga ou colchonete, além de uma roupa de academia para realizar os exercícios com mais conforto dentro de casa, em um estúdio ou academia. Para te ajudar com pelo menos 4 posições de yoga para começar, convidamos a professora de yoga Maria Clara (@varandayoga), que deu várias dicas. Veja só!

Se interessou em comprar um tapete de yoga? Veja essa oferta de colchonete de ginástica aqui!

Cada posição de yoga incluída na rotina traz benefícios diferentes à saúde mental e física

Vale destacar que, seja qual for a posição de yoga escolhida, os benefícios dessa prática podem impactar diretamente em mais qualidade de vida e bem-estar. Por se tratar de um exercício que trabalha corpo e mente ao mesmo tempo, o yoga tem tudo que uma atividade precisa para oferecer a diminuição do estresse e uma mente mais calma para seus praticantes.

Segundo Maria Clara, professora da atividade, a evolução na postura, diminuição da ansiedade, aumento no nível de concentração e até mesmo a melhora no sono são alguns dos principais efeitos sentidos na rotina de quem se dedica ao yoga com regularidade.

Posições de yoga para iniciantes: veja as 4 principais

Tudo certo para começar? De acordo com a professora Maria Clara, é possível adaptar as posições de yoga para garantir que mesmo os iniciantes consigam realizar uma aula.

"Até as posturas mais simples podem ser adaptadas, por isso, é possível fazer muitos asanas de forma mais suave", explica.

Com a ajuda da profissional, separamos algumas posições de yoga abaixo. Veja os detalhes:

1. Postura da criança, ou balasana, é uma boa posição de yoga para começar

Mulher fazendo a postura da criança em aula de yoga

Para iniciar o seu momento de yoga, uma opção interessante é a postura da criança, conhecida como 'balasana'. Mesmo sendo simples, sua vantagem é oferecer um relaxamento por completo.

"Ela reduz as dores nas costas, alivia a cervical, relaxa os músculos da frente e alonga os de trás. Geralmente, a fazemos para descansar e recuperar a respiração durante a prática", detalha Maria Clara.

No caso dessa postura, por se tratar de uma posição de yoga feita totalmente no chão, vale a pena apostar em um tapete de yoga ou colchonete com pelo menos 5mm de espessura.

Confira aqui as melhores ofertas de colchonete para yoga

2. Postura dos guerreiros, ou Virabhadrasana, ajuda no fortalecimento dos membros inferiores

Mulher realizando a postura dos guerreiros durante aula de yoga
Mulher fazendo a postura do guerreiros na aula de yoga

Apesar de parecer simples, a postura dos guerreiros é capaz de promover o fortalecimento dos membros inferiores e o alongamento do corpo no geral. No entanto, Maria Clara ainda destaca que essa posição de yoga tem outros benefícios poderosos.

"Ela nos conecta com nosso guerreiro interno, com nossa força interior. Ajuda no foco, concentração e na produtividade", explica a professora.

Na postura dos guerreiros, para garantir o máximo de conforto durante o alongamento do corpo, é importante se certificar de estar usando uma roupa de academia maleável - seja uma calça legging ou short de yoga.

3. Postura da árvore, ou Vrkshana, é uma posição de yoga que desenvolve mais equilíbrio e consciência corporal

Mulher realizando a postura da árvore durante uma aula de yoga

Outra posição de yoga indicada para iniciantes pela professora Maria Clara é a postura da árvore. Segundo a profissional, o movimento ajuda a fortalecer as pernas, tornozelos e os pés. Além disso, a posição também desenvolve equilíbrio e consciência corporal, justamente porque, para realizá-la, é preciso buscar o alinhamento das pernas, tronco e braços.

E tudo bem se você não conseguir se manter na postura da árvore logo de primeira: insista aos poucos, até encontrar o balanço perfeito. O importante é, por meio dela, trabalhar o seu foco, concentração e firmeza.

4. Postura da borboleta, ou Badhakonasana, melhora a flexibilidade e relaxa a região da lombar

Mulher fazendo a postura da borboleta em aula de yoga em casa

Por último, que tal tentar a postura da borboleta? Essa posição de yoga feita no chão é conhecida por melhorar a flexibilidade na região da virilha e promover a abertura do quadril, liberando tensões que existam nessa parte do corpo.

"Além disso, a postura também é uma ótima aliada para aliviar dores ciáticas e lombares, justamente por conta do relaxamento na região da lombar", detalha a professora Maria Clara.

Para a postura da borboleta, também vale a dica de insistir até que consiga realizar a posição de maneira perfeita. Com tempo e prática, você vai se tornar mais flexível e, então, essa posição da yoga ficará mais fácil.

Quer começar a fazer exercícios em casa? Fique por dentro de alguns itens que podem ajudar!

Está considerando começar a investir também em outros exercícios físicos além da prática de yoga? Se a ideia é malhar em casa, é importante adicionar mais alguns equipamentos ao dia a dia além do tapete ou colchonete usados. Nesse caso, você pode adicionar itens como caneleiras, halteres e até uma bicicleta ou esteira ergométrica - assim, aos poucos, ter um espaço fitness só seu.

Para saber tudo que você precisa antes de começar a se exercitar no conforto do lar, explore a nossa lista sobre como montar uma academia em casa!