Jovem caucasiano fazendo supino inclinado com halteres na academia

Supino inclinado com halteres: para que serve e como fazer

Entenda os benefícios do supino inclinado com halteres e confira dicas de produtos para o exercício

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O supino inclinado com halteres é, certamente, um dos exercícios mais famosos na musculação. A prova disso é que, até mesmo quem não está inserido no universo fitness, é capaz de identificar esse movimento. E toda essa fama não é por acaso: o supino trabalha diferentes músculos do peito e ainda fortalece peito, ombro e trícepes - favorecendo tanto homens quanto mulheres.

Mas, todos esses benefícios, nos colocam de frente com uma questão: como fazer o supino inclinado com halteres? Afinal, qualquer erro durante a reprodução do exercício pode eliminar as chances de um bom resultado. Pensando nisso, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto - incluindo dicas de peso para usar no supino inclinado com halteres e muito mais. Desliza a tela e garanta um bom treino!

Quer começar a malhar, mas não sabe como conciliar a rotina com os treinos? Veja dicas de como montar uma academia em casa!

O que é e para que serve supino inclinado com halteres?

Basicamente, o supino inclinado com halteres é um exercício feito para desenvolver os músculos peitorais. Seja em técnicas terapeuticas ou durante a musculação, ele trabalha a região do peito e, de quebra, movimento os braços e ombros. Diferente do modelo tradicional realizado com barras, o supino inclinado com halteres é feito de forma livre - o que exige uma concentração maior para evitar erros durante o treino.

Vale ressaltar ainda que, dependendo do seu objetivo, é possível utilizar esse exercício para estimular desde a força a resistência muscular da região. Mas lembre-se: o resultado é baseado no nível da carga e a quantidade de repetições. Por isso, é importante consultar um profissional qualificado antes de iniciar qualquer tipo de treino.

Quais os benefícios do supino inclinado?

Não existem dúvidas de que o supino inclinado é um dos exercícios mais vantajosos da musculação. Mas você sabia que a combinação deste movimento com o uso dos halteres pode trazer ainda mais benefícios? Isso porque a prática pode intensificar ainda mais o ganho de força e massa muscular. Na prática, o supino inclinado com halteres ainda garantem uma ajudinha extra para mulheres - já que fortalece a musculatura que sustenta os seios. E não para por aí! Veja, a seguir, outras vantagens desse tipo de exercício:

  • Contribui para hipertrofia: a estabilização usada para fazer o supino inclinado com halteres exige mais das fibras musculares. O resultado é mais eficiente na hipertrofia do que o exercício com barra.
  • Garante o equilíbrio muscular: por trabalhar um lado do corpo de cada vez, o supino inclinado com halteres favorece a correção de possíveis desequilíbrios na força ou massa muscular. Se você tiver um braço "mais fraco" do que o outro, por exemplo, o exercício pode ajudar.
  • Permite maior amplitude no movimento: o uso de halteres permite uma amplitude maior durante o exercício - já que você pode ir até o limite da articulação. Isso faz com que mais fibras capilares sejam usadas durante o treino, resultando em mais ganho muscular.
  • Traz mais segurança para os treinos: acredite se quiser, esse exercício é a melhor escolha para quem costuma treinar sozinho. Diferente das barras, os halteres podem ser soltos a qualquer momento durante o movimento. Sendo assim, as chances de acidentes e imprevistos são bem menores.

Além do supino inclinado com halteres, a suplementação é um cuidado que pode acelerar o ganho de massa muscular em mulheres. Veja as melhores opções de suplemento para hipertrofia feminina!

Como fazer supino inclinado com halteres: passo a passo

Para fazer o supino inclinado com halteres, é importante manter os pés no chão ou apoiados em uma superfície lisa (Foto: Shutterstock)
Para fazer o supino inclinado com halteres, é importante manter os pés no chão ou apoiados em uma superfície lisa (Foto: Shutterstock)

Agora que você já sabe os benefícios do supino inclinado com halteres, é hora de colocar o exercício em prática. Para isso, vale considerar alguns fatores que podem fazer toda a diferença no resultado e até mesmo evitar possíveis lesões. Confira o nosso passo a passo e acerte no treino:

Passo 1) Incline o banco para um posição entre 30 e 45 graus;

Passo 2) Em seguida, deite no aparelho e mantenha os pés apoiados no chão ou no suporte do banco. Aqui, é importante se certificar de que esteja encostando totalmente na superfície;

Passo 3) Com os braços estendidos para cima, inicie a execução do supino com halteres. Nessa etapa, é preciso flexionar os braços em um ângulo de 90 graus;

Passo 4) Caso não sinta desconforto durante o treino, é possível aumentar a amplitude do movimento aos pouco;

Passo 5) Retorne a posição inicial e repita o movimento até completar a série.

Qual peso usar no supino inclinado com halteres?

A escolha do peso do halter é outro fator que pode fazer toda a diferença durante os treinos. O supino inclinado, por exemplo, costuma ser mais instável do que os movimentos feitos em aparelhos - o que aumenta o risco de lesões. Por isso, o ideal é optar por um peso 20% menor do que a carga usada na máquina.

Se você ainda está começando a malhar e não conhece o exercício, o truque é optar por halteres que pesam entre 2 e 5 kg. Já para quem costuma treinar com uma certa regularidade, os halteres com entre 5 e 10kg são a nossa sugestão. Por fim, os mais experientes podem investir em acessórios com peso acima de 10kg. No entanto, é preciso respeitar os seus limites, ok? O exagero pode trazer prejuízos a sua saúde e resultar em longos períodos sem musculação.

Agora que você já está por dentor do assunto, que tal aproveitar os modelos de halteres que selecionamos abaixo? Os preços variam bastante, mas existem modelos que combinam com todos os orçamentos. Antes de finalizar o carrinho, vale considerar todas as características do produto para que seja, de fato, pelo melhor custo-benefício para você. Veja só!

1) Halter Oxer cromado

Halter Oxer em fundo branco
Halter Oxer é uma boa pedida para iniciantes (Foto: Divulgação/Oxer)

O Halter Oxer é uma das melhores opções de halter para quem está ingressando na vida fitness. Com uma estrutura em ferro e borracha nitrílica, ele garante não só resistência, como conforto para os exercícios. Quando usado durante o supino inclinado, ele ajuda no fortalecimento de ombros, peitoral e costas. Vale destacar que esse modelo de halter é recomendado para diferentes ambientes, incluindo academias, residências e clínicas.

2) Halter emborrachado Acte Sports

Halter emborrachado preto em fundo branco
O halter da Acte Sports é resistente e confortável (Foto: Divulgação/Acte Sports)

Com uma grande variação de peso, o halter emborrachado da Acte Sports é a escolha certa para quem já possui familiaridade com o exercício. Feito de ferro fundido e PVC, ele é ideal para o fortalecimento muscular dos braços, ombros, cotovelos e punho. Embora apresente um valor mais alto do que o modelo anterior, ele oferece uma boa durabilidade - o que justifica o investimento.

3) Halter Dumbell Regulável Odin Fit

Halter de prata em fundo branco
O Halter Dumbell Regulável Odin Fit oferece diferentes tipos de carga (Foto: Divulgação/Odin Fit)

A nossa última sugestão de halter é recomendada para quem enfrenta treinos mais intensos. Com 15 níveis de carga, que variam de 2,5 a 24kg, o modelo da Odin Fit é simples, prático e eficiente. O seu kit traz uma base, uma barra com mecanismo moderno e dez anilhas inteligentes, que se soltam e fixam na barra conforme o peso desejado. Justamente por isso, ele é uma boa pedida para qualquer ambiente - seja academias públicas ou residenciais.

Para completar o treino com halteres, que tal conferir as melhores opções de banco supino? Acesse nosso artigo!