Yoga emagrece? Entenda se a prática ajuda no emagrecimento

Já se perguntou se yoga emagrece? Confira os benefícios e o que é preciso para praticar

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Os benefícios da prática da yoga são inúmeros – e, por isso, é provável que você já tenha se perguntado: "Será que yoga emagrece?". A yoga é conhecida por reduzir o estresse, diminuir a ansiedade, aprimorar o condicionamento físico ou aliviar alguma dor crônica. As vantagens de se praticar yoga estão correlacionadas à saúde, ao bem-estar e, possivelmente (ou consequentemente), ao emagrecimento.

Em conjunto a uma alimentação saudável, a prática da yoga pode auxiliar no processo de emagrecimento. Ao ajudar na redução do estresse e da ansiedade, fortalecer a musculatura, o alongamento e a flexibilidade e melhorar a qualidade do sono, a yoga pode ser uma aliada na busca pela perda de peso. Com a colaboração da professora de yoga Maria Clara (@varandayoga), nós explicamos como a yoga emagrece, qual o tipo de yoga emagrece e o que você vai precisar para praticar yoga. Veja a seguir!

Quer praticar yoga e não sabe por onde começar? Nós listamos tudo o que você precisa saber e ter para iniciar!

Será que a yoga emagrece mesmo? (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Será que a yoga emagrece mesmo? (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O que a yoga causa no corpo?

As posturas da yoga (asanas) são psicofísicas. Isso quer dizer que elas trabalham o corpo físico e os corpos sutis, ou seja, os pensamentos, as emoções e a energia. Maria Clara explica que, ao praticar yoga, é possível notar mudanças significativas no corpo físico, como:

  • Melhora da postura;
  • Aumento da força;
  • Ganho de flexibilidade;
  • Maior consciência corporal, já que praticar com presença e observação é sinônimo de autoconhecimento.

A professora de yoga completa:

"A yoga acredita na união do corpo, da mente e da alma. Tudo interligado, movimentando um e todos os outros juntos. O racíocinio é: corpo forte, mente forte".

Entenda melhor os benefícios da yoga para o corpo e a mente!

É possível emagrecer com a yoga?

A yoga pode ser uma aliada na perda de peso (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A yoga pode ser uma aliada na perda de peso (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para você que está se perguntando se a yoga emagrece, a resposta prática é: sim. No entanto, o objetivo da yoga não é o emagrecimento. "Buscar a yoga como um exercício para perder peso é como desembrulhar uma bala, jogá-la fora e ficar com o papel", argumenta Maria clara. Ela complementa: "A yoga é uma prática completa, de movimentação de corpo físico, pensamentos e energia. É um caminho de autoconhecimento".

Por meio da yoga, o praticante consegue manter a disposição, o fortalecimento muscular e, mais do que isso: ter uma mente menos agitada, estressada e ansiosa. Uma mente saudável faz com que as escolhas também sejam saudáveis. O emagrecimento, portanto, é possível somente com a adoção de hábitos positivos no dia a dia. "A prática traz uma mudança de comportamento", afirma a professora de yoga.

"Começar a praticar yoga faz com que você se torne mais consciente, mais presente, e 'limpe' a sua mente com mais frequência. Muitas vezes, o ganho de peso pode começar na cabeça. Uma mente saudável faz com que façamos melhores escolhas em tudo", alega Maria Clara.

Conheça algumas posições de yoga para começar a prática em casa!

Qual é o tipo de yoga que emagrece?

Para Maria Clara, não existe um tipo de yoga específico que emagreça. "Todos os tipos têm um mesmo objetivo, que é usar o corpo para acessar a mente e a espiritualidade", esclarece. A professora de yoga afirma que, quando falamos sobre a prática física, alguns tipos de yoga são mais intensos, outros mais suaves.

A Vinyasa e a Ashtanga são modalidades de yoga mais fluidas, fortes e com posturas desafiadoras. Portanto, o esforço para praticá-las é maior, já que a movimentação é constante durante a atividade física.

Para começar, a Vinyasa possibilita uma prática dinâmica, com liberdade para mudar a sequência de posturas. Ela é quase uma coreografia, pois é baseada em poses coordenadas em sequência, como acontece em uma dança, por exemplo. Neste estilo, a ideia é conectar respiração e movimento.

Já a Ashtanga é uma prática intensa, com sequência fixa de posturas. Ela é do tipo que vai fazer o praticante suar e se esforçar um pouco mais durante as aulas. Essa modalidade costuma ser recomendada para quem quer explorar as possibilidades de poses durante a yoga.

Aproveite para conhecer os principais tipos de yoga e escolher a ideal para você!

Do que é preciso para praticar a yoga?

Veja o que você vai precisar para praticar yoga (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja o que você vai precisar para praticar yoga (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Se você quer usar dos benefícios da yoga, mas não sabe por onde começar, nós selecionamos alguns produtos para que você inicie a prática até mesmo em casa! Confira:

Tapete de yoga

Ter um tapete de yoga faz com que o impacto do corpo sob o chão seja minimizado, o que ajuda na estabilidade dos movimentos. E a boa notícia é que não faltam opções no mercado! Eles variam em cor, material e, principalmente, preço.

Procurando pelo tapete de yoga ideal? Nós selecionamos os melhores modelos neste artigo!

Faixa, cinto ou toalha

Além do tapete de yoga, é importante manter por perto uma faixa, um cinto ou uma toalhinha. Esses acessórios podem te auxiliar nos primeiros momentos, para que você consiga adaptar as posturas que ainda são desafiadoras para você.

Roupas de yoga

Pode parecer apenas um detalhe, mas a roupa de yoga deve, sim, ser escolhida com atenção. As posturas, principalmente para quem quer emagrecer, trabalham o condicionamento físico e a flexibilidade. Por isso, é fundamental invesir em tops, blusas, calças ou shorts confortáveis, confeccionados em tecidos leves.

Neste artigo, nós listamos diversos modelos de peças de roupa de yoga!

Veja mais sobre o universo da yoga: