Logo Zoom
Logo Zoom

Você provavelmente já percebeu que alguns gestos são feitos com as mãos durante a yoga, certo? O que talvez você não saiba é que eles são chamados mudras - e estão longe de ser apenas sinais! Na yoga, o mudra funciona como uma ferramenta a mais para fortalecer a conexão do corpo e mente durante a prática.

Quer saber por que e como isso acontece? Convidamos da especialista Maria Clara (@varandayoga), que é professora de yoga, para explicar o que é exatamente o mudrá e para que servem as posturas de mão. Aproveite também para conferir alguns exemplos dos gestos e seus significados!

Está começando a apostar na yoga? Veja aqui uma lista com os melhores tapetes para começar a prática!

O que é mudra?

Foto: Reprodução/Shutterstock

Mudra é o nome dado a cada gesto específico usando as mãos durante a yoga. Segundo Maria Clara vale destacar que eles são muito mais que simples movimentos. Mudras são, na verdade, ferramentas com o objetivo de estabelecer equilíbrio entre corpo e mente, além de benefícios físicos. Interessante, né? Os mudras podem ser feitos em diferentes posições corporais - no entanto, em geral, eles são realizados com o corpo sentado em um tapete de yoga.

Não sabe como escolher um tapete de yoga? Veja aqui a nossa lista com dicas para a compra!

"No yoga, os mudras têm a capacidade de purificar e equilibrar as energias do corpo, assim como emoções e pensamentos", explica a professora.

E você pode estar se perguntando: afinal, como gestos com as mãos podem ser tão poderosos? De acordo com a especialista, isso pode ser explicado também através da nossa anatomia. "Segundo a ciência, nas mãos existem diversas terminações nervosas. Então, além de todo movimento energético envolvido nos mudras, existe um movimento de reflexo e comunicação direta com o cérebro", detalha.

Para que serve o mudra e quais são os benefícios?

Foto: Reprodução/Shutterstock

De forma geral, o mudra serve para trazer mais equilíbrio mental e corporal. Para que isso aconteça, os gestos são realizados durante a yoga ou meditação, sempre sincronizados com a respiração e as posturas durante a prática. Acredita-se que os mudras possam atuar em benefício dos sistemas digestivo, imunológico, cardiovascular ou no reequilíbrio de algum elemento específico internamente no corpo.

Isso é possível porque, para a yoga, cada dedo representa um ponto de conexão com algum elemento. Assim:

  • Polegares representam o fogo
  • Indicadores simbolizam o ar
  • Dedos médios representam o espaço
  • Dedos anelares se relacionam à terra
  • Dedos mínimos (mindinhos) representam a água

4 tipos de mudra: veja como fazer em casa

Os mudras em geral, são fáceis de reproduzir, mas podem ser bem diferentes entre si. Existem desde os gestos mais simples - como apenas juntar as duas palmas das mãos rente ao peito - até os mais elaborados. Eles podem ser usados durante a práticas com as posturas, ou durante a meditação, ou com a respiração.

Ah, importante: antes de realizar os mudras, observe se o seu corpo está em uma posição simétrica. Isso vai ajudar no senso de equilíbrio e harmonia entre corpo e mente. Tudo certo para fazer os mudras? Confira abaixo 4 exemplos selecionados com a ajuda da especialista. A gente te explica como fazer e quais são os benefícios!

1) Mudra da gratidão ou Anjali Mudra

Foto: Reprodução/Shutterstock

Objetivo/benefícios:

  • Senso de reverência, de oração, de comunhão com divino

Como fazer:

  • Una as palmas das mãos;
  • Leve-as juntas em frente ao peito

2) Chin Mudra

Foto: Reprodução/Shutterstock

Objetivo/benefícios:

  • Equilibra os dois hemisférios cerebrais e acalma o sistema nervoso;
  • Aumenta a concentração, eleva o humor, melhora no sono e alivia sintomas de estresse e ansiedade

Como fazer:

  • Leve a ponta do dedo indicador até tocar a ponta do polegar;
  • Em seguida, mantenha a palma da mão voltada pra cima
  • Se estiver em posição de 'pena de índio', repouse as mãos (com as palmas para cima) perto do joelho

3) Mandala Mudra

Foto: Reprodução/Shutterstock

Objetivo/benefícios:

  • Facilita a experiência de integração com todo o Universo

Como fazer:

  • Una os polegares formando um círculo;
  • Deixe os outros dedos da mão direita sobre os da mão esquerda

4) Prana mudra

Foto: Reprodução/Shutterstock

Objetivo/benefícios:

  • Melhora a expansão e utilização completa de todo o sistema respiratório

Como fazer:

  • Junte a ponta dedo mindinho e anelar com a ponta do polegar, deixando os outros dedos esticados para cima.

Mudras e pranayamas: entenda a relação

Foto: Reprodução/Shutterstock

Por sinal, o efeito de um mudra pode ser potencializado através da maneira como você inspira e expira, sabia? Para isso, antes de iniciar a yoga, experimente usar a técnica de manter o pulmão cheio de ar por alguns segundos, expirando pelo dobro de tempo feito na inspiração. Essa técnica se chama pranayama - já conhece? Senão, confira nosso artigo sobre as respirações concentradas na yoga e aproveite!

O importante é saber que você pode mudar o tempo da respiração de acordo com o objetivo que está buscando. Se quiser relaxar antes e durante a meditação, o tempo de expiração é maior. Por outro lado, se quiser ativar os sistemas do corpo, mantenha a inspiração por mais tempo.