Zoom indica em Navegador GPS

O que é Tracksource?

Mapas gratuitos e colaborativos para seu navegador GPS.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Saiba o que é e como funciona o projeto TracksourceSe você depende muito do seu GPS para se guiar em suas viagens, talvez já tenha se deparado com algumas situações onde o guia virtual tenha falhado.

Seja porque uma via está fechada, alguma rua mudou de mão ou simplesmente porque não alertou sobre uma lombada no meio do caminho. Isso acontece geralmente por conta de mapas do GPS desatualizados, ou que não sabem prevenir determinadas necessidades do motorista.

É para evitar problemas como esses que existe o projeto Tracksource. Gerenciado por usuários comuns, trata-se de uma organização colaborativa e voluntária que produz e distribui gratuitamente mapas do Brasil atualizados.

Cada desenvolvedor fica responsável por atualizar mapas de GPS um município, sob a supervisão de um outro que cuida de todo o estado, incluindo as áreas onde ainda não existam colaboradores cadastrados.

A ideia surgiu em 1996, a partir de experiências frustrantes com o uso de GPS vendidos no Brasil, mesmo aqueles que vinham com mapas fornecidos pelas fabricantes. Mas tomou força a partir de 2002, com o surgimento de novas ferramentas que auxiliaram a tarefa.

A situação pode ter melhorado para os consumidores brasileiros nos últimos anos, mas o Tracksource ainda tem a vantagem de oferecer constantemente mapas de GPS atualizados e sem qualquer custo, o que nem sempre é oferecido pelas fabricantes aos compradores de seus GPS.

Atualmente, o Tracksource produz mapas para uso em GPS Garmin, em smartphones com software Navitel (disponível para iPhone e Android, entre outros) ou demais navegadores que utilizem softwares compatíveis com essas plataformas.

Os mapas de GPS produzidos através do Tracksource cobrem toda a malha rodoviária do país, com detalhamento urbano e rural em mais de 2200 municípios. Dá para baixar separadamente listas atualizadas de ponto de interesse, como radares, lombadas ou postos da Polícia Rodoviária.

Quem quiser, pode colaborar com o projeto de diversas maneiras. Você pode se tornar um desenvolvedor de mapas de GPS, ou simplesmente levantar informações, sugestões e falhas que poderão ser atendidas pelos outros usuários.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em navegador gps