Acer Aspire Nitro 5 (Ryzen 7) é bom? Veja análise do notebook gamer

Confira ficha técnica, custo-benefício e características do Aspire Nitro 5 com processador AMD Ryzen 7

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A Acer chega forte no mercado de notebooks gamer com a linha Aspire Nitro 5. A empresa também possui opções para agradar aqueles que gostam de processadores da AMD, já que o Aspire Nitro 5 AN515-43-R4C3 está equipado com o Ryzen 7 3750H, modelo de 3ª geração. Ele pode ser encontrado a partir de R$ 4.999.

Além do processador da AMD, esse notebook também está vem com uma GTX 1650, placa de vídeo dedicada que consegue rodar vários jogos da atualidade. O Acer Aspire Nitro 5 possui tela Full HD e armazenamento híbrido com SSD, tecnologia mais veloz e que permite que seus programas e aplicações abram mais rápido. Veja a ficha técnica e, logo a seguir, uma análise completa do Aspire Nitro 5 AN515-43-R4C3.

Acer Aspire Nitro 5 (Foto: Divulgação/Acer)
Acer Aspire Nitro 5 (Foto: Divulgação/Acer)

Ficha técnica

  • Tamanho da tela: 15,6 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD (1920 x 1080 pixels)
  • Processador: AMD Ryzen 7 3750H quad-core
  • Velocidade do processador: 4GHz
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento: SSD de 128GB e HD de 1TB
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1650 com 4GB de memória
  • Bateria: 4 células de 55Wh
  • Portas USB: 1x USB-C, 2x USB 3.1 e 1x USB 2.0
  • Portas de vídeo: HDMI
  • Portas de rede: RJ-45 (Ethernet)
  • Portas de áudio: Combo de fone e microfone
  • Entrada para cartão SD: Não
  • Conexões sem fio: Wi-Fi e Bluetooth 5.0
  • Teclado retroiluminado: Sim
  • Tela sensível ao toque: Não
  • Dimensões (LxPxA): 39 x 26.6 x 2.66cm
  • Peso: 2,7kg
  • Sistema operacional: Endless OS (Linux)

Design

Design do Acer Aspire Nitro 5 (Foto: Divulgação/Acer)
Design do Acer Aspire Nitro 5 (Foto: Divulgação/Acer)

O Acer Aspire Nitro 5 chama a atenção por onde passar pelo seu visual nada discreto. Sua carcaça é feita de plástico, com a tampa sendo toda “lisa” e com bordas levemente curvas e texturizadas. A Acer faz uma combinação de preto e vermelho para dar o aspecto “gamer” que muitos usuários buscam, além de adotar dobradiças laterais para a tela.

Internamente essa combinação de preto e vermelho também é aplicada ao touchpad e teclado, que é retroiluminado. Esse teclado possui o teclado numérico dedicado, mas, em jogos é meio que um “quebra galho”, pois a experiência com um periférico externo ainda é melhor.

Teclado do Acer Aspire Nitro 5 (Foto: Divulgação/Acer)
Teclado do Acer Aspire Nitro 5 (Foto: Divulgação/Acer)

Esse notebook possui saídas de ar em sua parte traseira e laterais para ter uma refrigeração melhor, pois esquenta mais que notebooks convencionais. Ele possui duas entradas USB 3.0, uma entrada USB-C, uma USB 2.0, uma HDMI, uma entrada RJ-45 (Ethernet) e um combo de áudio (fone e microfone). Na parte de conexão sem fio, ele usa Wi-Fi 2x2 e Bluetooth 5.0.

Tela

O Acer Aspire Nitro 5 possui tela Full HD (Foto: Divulgação/Acer)
O Acer Aspire Nitro 5 possui tela Full HD (Foto: Divulgação/Acer)

Esse modelo do Acer Aspire Nitro 5 chegou com visual mais “compacto”, por isso possui uma tela com bordas bem finas. Ela possui 15,6 polegadas, usa a tecnologia IPS, uma variação de LCD, e tem resolução Full HD. Sua taxa de atualização é de apenas 60Hz, por isso os gamer “hardcore” que buscam taxas maiores precisarão investir em modelos mais caros.

O conjunto de configurações da tela oferece ao usuário boa qualidade de imagem sem distorcê-la dependendo do ângulo em que se olha. É uma tela acima da média, mas nada surpreendente. Se você trabalha com edição e precisa de fidelidade de cores, recomendamos que também invista em um bom monitor adicional, pois essa tela só cobre 55% das cores sRGB, padrão internacional de softwares e hardwares em geral.

Desempenho em jogos

O Acer Aspire Nitro 5 roda vários jogos em boa qualidade (Foto: Divulgação/Acer)
O Acer Aspire Nitro 5 roda vários jogos em boa qualidade (Foto: Divulgação/Acer)

O Acer Aspire Nitro 5 usa a placa de vídeo GTX 1650, modelo com 4GB de memória. É uma placa de vídeo que, dentro do segmento “gamer”, é considerada uma opção de entrada. Mas calma, isso não significa que ela seja fraca, pelo contrário! A GTX 1650 consegue rodar uma boa lista de jogos.

De acordo com o site NotebookCheck, jogos como Call of Duty: Black Ops Cold War, Dirt 5, Watch Dogs Legion e Death Stranding podem ser rodados em configurações médias e com boa taxa de FPS (frames por segundo). Jogos como o LoL, Dota 2, Fifa 2021, Valorant, entre outros mais “leves”, podem ser rodados com gráficos no alto e boa taxa de FPS.

Desempenho

Fique atento, pois o Acer Aspire Nitro 5 chega com Linux instalado (Foto: Divulgação/Acer)
Fique atento, pois o Acer Aspire Nitro 5 chega com Linux instalado (Foto: Divulgação/Acer)

O Acer Aspire Nitro 5 usa o processador AMD Ryzen 7 3750H, modelo quad-core que alcança até oito threads. Para quem não está ambientado com chips da empresa, esse modelo é concorrente direto do Intel i5 9300H, por isso o consumidor pode esperar um desempenho acima da média, seja em programas pesados ou jogos da atualidade.

Ele possui 8GB de memória RAM, quantidade que para o uso “leve” é suficiente. Se você pretende rodar jogos pesados ou mesmo abrir vários programas simultaneamente, recomendamos colocar um pouco mais de RAM, já que ele aceita até 32GB.

Um ponto positivo é que esse notebook já chega com armazenamento híbrido instalado. São 128GB de SSD para o sistema operacional, jogos e programas mais usados, esses que vão carregar em segundos. O HD de 1TB serve para o usuário guardar arquivos pessoais sem lotar o SSD.

Fique atento ao sistema operacional, pois esse modelo chega com o Endless OS (Linux) instalado. Se você não possui experiência com esse sistema operacional ou deseja usar o Windows, terá que comprar uma licença por conta própria.

Bateria

O Acer Aspire Nitro 5 possui quatro células de 55Wh, ou 3220mAh. A fabricante informa que a bateria dura em torno de 7 horas em uso contínuo, mas é esperado que em situações reais ela tenha uma autonomia um pouco menor.

Lembrando que essa autonomia é baseada no uso cotidiano. Se você resolver jogar usando a bateria, além de ter uma performance limitada, a autonomia cairá para menos da metade.

Custo-benefício

O Acer Aspire Nitro 5 é um dos melhores custo-benefício gamer do mercado (Foto: Divulgação/Acer)
O Acer Aspire Nitro 5 é um dos melhores custo-benefício gamer do mercado (Foto: Divulgação/Acer)

O Acer Aspire Nitro 5 pode ser encontrado por R$ 4.999*, valor que apesar de ser alto, é a média de notebooks gamer. Dentro desse segmento a linha Aspire Nitro 5 é a mais "acessível" considerando suas configurações, então se você está em busca de um notebook para jogos e não quer pagar valores absurdos, essa é uma ótima opção.

*Alerta de flutuação de preços: os preços desta matéria foram coletados em 15/12/2020. Esses valores estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade no mercado. Compare as ofertas no Zoom e use nosso histórico de preços para saber qual é a melhor hora de comprar seu notebook.

Conclusão

O Aspire Nitro 5 é um notebook gamer considerado “de entrada”, mas entrega configurações boas o suficientes para programas pesados e vários jogos atuais, desde que o usuário dê uma reduzida nos gráficos na hora de rodá-los.

Ele é um notebook bem completo, pois conta com processador potente, boa placa de vídeo, tela em Full HD e armazenamento híbrido. O seu preço, apesar de alto, é um dos mais acessíveis na categoria de notebook gamer. Todos esses aspectos fazem a linha Aspire Nitro 5 ser uma das mais buscadas pelos jogadores.

Claro que poderíamos cobrar pontos como chassi de metal, tela com maior taxa de atualização, ou mesmo um SSD maior, mas tudo isso deixaria o notebook ainda mais caro, o que não é o objetivo da linha.

Você pode encontrar os melhores preços para o Acer Aspire Nitro 5 AN515-43-R4C3 aqui no Zoom: