Logo Zoom
Logo Zoom

O Chrome OS é um dos sistemas operacionais mais destacados do mercado. Mas, o que é um sistema operacional? Basicamente, é um conjunto de softwares que gerenciam e administram os recursos do computador. De forma prática, o sistema operacional é o responsável por lidar com a interface e estabelecer a comunicação entre a máquina e o usuário.

Como funciona o Chrome OS?

O Chrome OS é um sistema único e possui sua própria linha de notebooks: os Chromebooks (Foto: Shutterstock)

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o Chrome OS é um sistema operacional criado pelo Google. Ele é veloz, simples, seguro e de código aberto, baseado em Linux. Esse sistema se diferencia de outros que realizam suas atividades localmente, pois é completamente focado nas funcionalidades web.

Sendo capaz de rivalizar com grandes concorrentes como o macOS, da Apple, e o Windows, da Microsoft, esse sistema operacional prioriza a nuvem. Isso significa que quaisquer aplicações ou arquivos são automaticamente sincronizados em sua conta Google, sem precisar salvá-los no computador.

O Chrome OS oferece alguns recursos próprios, mas não são muitos. Todavia, é possível manter aplicativos pré-instalados e baixar alguns em lojas compatíveis. Esse sistema, que está presente em qualquer máquina da linha de Chromebooks é, definitivamente, limitado.

Porém, isso não é um problema! O Chrome OS foi planejado justamente para ser simples e funcional. Ele se torna quase inútil sem conexão de internet e quaisquer informações precisam ser trazidas de uma conta Google sincronizada com o sistema. Mas, apesar dessas limitações, existem algumas vantagens.

Por ser um sistema econômico em funcionalidades, ele oferece uma inicialização rápida e permite uma longa duração da bateria. Além disso, possui uma segurança complexa. Cada aplicativo roda de forma individual, para que não exista propagação de malwares pelo sistema. E, em adição, o Chrome OS faz uma varredura completa toda vez que é iniciado.

Em constante evolução

O Chrome OS está em constante atualização (Foto: Shutterstock)

Com um lançamento original em 2009, o sistema operacional surgiu com o nome Projeto Chromium OS. Mas foi só em 2011 que os primeiros notebooks rodando o Chrome OS de fábrica, os Chromebooks, foram lançados.

Pelas suas limitações, os notebooks com esse sistema operacional são normalmente indicados para tarefas mais mundanas, como estudos. Porém, os Chromebooks vêm trazendo configurações cada vez mais robustas.

Não se engane, o Chrome OS ainda é um sistema focado no cotidiano, não sendo recomendado para jogos, por exemplo. Mas ele pode ser boa alternativa para empresas, pois sua modernidade e velocidade são capazes de auxiliar a comunicação entre funcionários. Além disso, os designs dos produtos com esse sistema operacional também vêm evoluindo ano após ano.

O Chrome OS está constantemente ampliando a diversidade de ferramentas disponíveis. A partir do acesso online, também é possível utilizar de recursos que normalmente não seria possível instalar num Chromebook. Esse é o caso do Excel, Word, entre outros aplicativos da Microsoft que podem ser facilmente acessados pelo Office online.

Consigo baixar e instalar Chrome OS no meu notebook?

O Google não disponibiliza o download do Chrome OS (Foto: Shutterstock)

Após tudo isso, uma dúvida pode ser gerada: é possível instalar o Chrome OS em qualquer notebook? Infelizmente, a resposta é não. O sistema operacional é original da Google, e licenciado por ela para fabricantes parceiras. Não é possível comprar ou instalar o Chrome OS original, pois ele vem de fábrica.

Uma marca de notebooks parceira do Google é uma das mais famosas. Confira nossas listas de melhores Chromebooks da Samsung!

O ideal é verificar as especificações técnicas antes de comprar um notebook, para garantir que ele já venha com o sistema instalado. Uma outra alternativa, mas não muito recomendada, é a instalação do Chromium OS. Esse é o projeto de código aberto que os desenvolvedores utilizam para fazer correções e melhorias no próprio sistema.

Porém, diferente do Chrome OS, o projeto Chromium é destinado para aqueles que possuem experiência na área de desenvolvimento.

Num geral, essa opção não vale tanto a pena, já que pessoas que desejam usar o sistema operacional apenas no dia a dia não devem ter muito conhecimento nessa área. Caso realmente exista um interesse no Chrome OS, é mais interessante comprar um Chromebook mesmo.

Qualquer máquina nomeada como Chromebook, já garante o sistema operacional. Conheça algumas abaixo.

Samsung Chromebook Plus

Um ótimo modelo é o Samsung Chromebook Plus, com processador Intel Celeron, tela Full HD touchscreen e 4GB de RAM.

Chromebook Acer C733T-C2HY

Nós também recomendamos um Chromebook da Acer, o C733T-C2HY. Ele tem 4GB de RAM, tela HD touchscreen e usa um processador Intel Celeron N4020.