Entenda antes de comprar em Notebook

Como escolher o processador para o seu netbook

Descubra qual o processador ideal para seu netbook.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

O processador é o cérebro do seu notebook, e é claro que isso também é válido para um netbook. Para ter estabilidade nas aplicações, é preciso um processador rápido e eficiente, ou seja, um processador que consuma pouca energia para dar mais ainda mais mobilidade quando você está fora de casa ou escritório.

No caso dos netbooks, máquinas simples para fazer pequenos trabalhos ou navegação na Internet, os processadores ganham ainda mais importância. Quanto mais rápido o processador para netbook, mais desempenho ele entrega e mais rendimento você tem no dia a dia.

Os netbooks têm uma ampla variedade de processadores. Hoje, o mercado está praticamente dominado pela Intel. Este tipo de componente que a empresa norte-americana fabrica para os pequenos computadores são parte de uma linha chamada Intel Atom.

A AMD é uma franca concorrente da Intel e também fabrica processador para netbooks. Seus processadores têm bom desempenho, mas consomem um pouco mais da bateria desses pequenos computadores.

Outro concorrente de menor grandeza é a companhia Taiwanesa Via, que fabrica processadores de baixo custo. Só que eles sofrem do mesmo mal dos processadores AMD: também consomem muita bateria.

Um processador para netbook normalmente possui apenas um núcleo de processamento. Já os netbooks mais novos saem de fábrica com processadores de até 2 núcleos, o que dá mais potência para todo tipo de aplicação.

Confira a lista dos mais atuais processadores para netbooks e verifique qual se encaixa melhor com seu uso do computador.

Netbook Intel Atom

Z520, Z530, 330, N270, N280

N450, N455, N470, N475

D525, N550, N570, N2600, N2800

Netbook AMD

Athlon Neo, Athlon Neo X2

Athlon II

Fusion C-series, E-series

Netbook VIA

Via C7

Via Nano

Via Nano X2

Desempenho

Baixo

Médio

Alto

Tipo de uso do netbook

Básico

Intermediário

Avançado

Comentários e indicações

Estes são os processadores de netbooks mais baratos, mas que entregam o menor desempenho. Servem para quem vai apenas navegar na internet ou editar documentos e planilhas.

Estes são os processadores com melhor custo-benefício. Entregam bom desempenho e adicionam médio custo ao netbook. Equipam a maioria dos netbooks à venda hoje em dia e são bons para músicas, fotos e outros programas.

Se você precisa de desempenho máximo para o netbook, aí você precisa de um processador de dois núcleos. Contudo, seu netbook pode encarecer e, de repente, valerá a pena optar por um notebook.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook