Zoom indica em Notebook

Como escolher sua placa de vídeo?

Descubra a placa de vídeo certa para o que você usa.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

As placas de vídeo possuem basicamente duas divisões principais: onboard e offboard.

A placa de vídeo básica corresponde a quem usa o computador para tarefas mais comuns. Normalmente elas são chamadas de placas de vídeo onboard, com recursos simples somente para melhorar o processamento de vídeo do computador, nada mais que isso. A maioria dos jogos famosos não irão rodar em notebooks ou desktops com esse tipo de placa. É útil para vídeos caseiros e processos simples de edição de fotos. Nas especificações dos produtos, você pode ver se a placa é onboard. Caso você queira um computador apenas para navegar na internet ou produzir documentos de texto, um notebook com placa de vídeo onboard dá conta do recado.

Placa de vídeo para computadorPara uso mais profissional, como edição de vídeos, ou utilização de jogos avançados, as placas de vídeos offboard são indicadas. Essas placas são chamadas assim porque não "dividem" sua memória com outros componentes do computador, ou seja, são placas dedicadas somente para exibição de gráficos detalhados. Os jogos que possuem detalhes de neblina, brilho, iluminação, etc, irão rodar sem problemas. Softwares gráficos utilizados por escritórios de arquitetura e/ou design também funcionarão normalmente com esse tipo de placa.

Vale lembrar que a maioria dos notebooks vendidos possuem placas onboard. Tanto que muita gente que gosta de jogos, prefere os desktops, que são bem mais baratos com configurações avançadas. O mercado até disponibiliza opções de notebooks com placas de vídeo offboard, contudo, normalmente tem o preço muito elevado.

Outro ponto é sempre conferir a memória RAM do computador. Sempre procure configurações com o mínimo de 6GB, para não ter problemas de lentidão ou travamentos.

Se você fizer um upgrade de placa de vídeo (sim, você pode comprar apenas uma placa separada e instalar) no computador, siga algumas dicas. Você precisa ficar atento com os slots, ou seja, as conexões das placas. As placas off board mais antigas possuem conexão chamada PCI; depois vieram as placas AGP (Accelerated Graphics Port); por último, as placas PCI-E ou PCI Express. Essas entradas fazem a conexão da placa de vídeo com a placa mãe e precisam ser compatíveis. Quando pensar em trocar sua placa, confira se a placa mãe do seu computador possui conexão compatível com a placa que deseja adquirir.

Para placas de vídeo mais sofisticadas, também lembre-se de ter fontes reais. Caso a fonte do computador não seja suficiente, a máquina pode não ligar, reiniciar sozinha ou desligar no meio de um jogo. Essas fontes são chamadas de fontes reais.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook