Entenda antes de comprar em Notebook

Descubra como formatar o notebook

Seu computador está com algum vírus ou ficou muito lento? Para que seu desempenho melhore, é preciso formatar a máquina.

Como formatar seu notebook
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Depois de um tempo, o notebook pode começar a ficar lento e diminuir o desempenho, fazendo com o que sites e programas demorem muito tempo para carregar. Isso pode acontecer por diversos motivos e, um deles, é a existência de vírus na máquina.

Para resolver esse problema, é preciso formatar o notebook. Mas, antes de realizar o procedimento, lembre-se que todos os seus arquivos serão apagados. Ou seja, é importante salvar o que lhe interessar em um pen drive ou HD externo.

Feito isso, confira como formatar um notebook com Windows e um macOS.

Como formatar um notebook com Windows

  • Windows 7

Mesmo sendo um sistema antigo, muitas pessoas ainda utilizam o Windows 7. E, para formatar esse tipo de sistema, é preciso criar um ponto de restauração. Para isso, abra o "Menu Iniciar" e clique com o botão direito do mouse na opção "Computador". Em seguida, vá em "Propriedades" e clique em "Proteção do Sistema", localizado no painel esquerdo.

Depois, será preciso apertar na aba "Proteção do Sistema" e em "Criar". Assim seu ponto de restauração estará pronto. Caso já tenha ele, pule para essa parte: abra o "Menu Iniciar" e digite "Restauração do Sistema". Toque no resultado que aparecer com o mesmo nome da busca e siga as instruções que aparecer na tela.

Lembre-se que para formatar o Windows Vista e o Windows 7 é preciso usar o DVD de instalação. Basta seguir os passos de forma correta (o sistema direciona o usuário para isso). Ao final, irá aparecer uma janela com a pergunta "Que tipo de instalação você deseja?" e então, é só escolher a opção "Personalizada (avançada)" e continuar a configuração. Por fim, seu notebook será formatado.

  • Windows 8 e Windows 8.1

A mesma lógica do Windows 7 funciona para o Windows 8 e Windows 8.1. Primeiro, crie um ponto de restauração. Para isso, vá no "Menu Iniciar" e digite "Ponto de Restauração". Em seguida, clique no resultado com o nome "Criar um Ponto de Restauração" e aperte no botão "Criar".

Depois, para restaurar o sistema no Windows 8 e Windows 8.1, basta passar o mouse na lateral direita da tela e clicar em "Configurações" e, na janela seguinte, em "Mudar configurações do computador". Logo em seguida, clique em "Atualização e Recuperação" e aperte na opção "Atualize seu computador sem afetar arquivos".
Diferente do Windows 7, agora você precisa clicar na opção Introdução, na parte que diz "Remover tudo e reinstalar o Windows". Em seguida, seu notebook será formatado.

  • Windows 10

Com o passar do tempo, os sistemas foram atualizados e, se o sistema do seu notebook for Windows 10, e muito mais simples e fácil formata-lo.

Primeiro, abra o "Menu Iniciar" e vá em "Configurações. Depois clique em "Atualização e segurança" e selecione "Recuperação". Em seguida, aperte em "Introdução" e selecione a opção que deseja. No Windows 10, é possível manter seus arquivos ou apaga-los.

Agora o Windows vai exibir todos os aplicativos que serão apagados ao realizar a formatação. Para continuar, aperte na opção "Avançar". Em seguida, selecione a opção "Restaurar" para iniciar o procedimento.
Depois de alguns minutos, o computador será reiniciado e o sistema vai instalar novamente o Windows 10.

Como formatar um macOS

  • MacOS X 10.6 e versões anteriores

Formatar notebooks com sistema da Apple é tão simples quanto Windows. Mas lembre-se de, antes de realizar o procedimento, salvar todos os arquivos que deseja em um pen drive ou HD externo. Caso contrário, você pode perder tudo.

Para começar, insira o disco de instalação que veio junto com o seu Mac no drive. Em seguida, abra o "Menu Apple" (maçã preta que está no canto esquerdo superior da tela) e clique em "Reiniciar/Restart". Será preciso confirmar a sua escolha: clique em "Reiniciar/Restart" novamente.

Espere o aparelho desligar e, quando começar a reiniciar, aperte a tecla "C". Após pressioná-la, irá surgir uma tela e será preciso apertar na opção "Utilitário/Utilities" e, depois, em "Utilitário de Disco/Disk Utility".
Agora, no canto esquerdo superior, clique no disco rígido e escolha a opção "Apagar/Erase". Dê um nome ao disco na opção "Nome/Name" e selecione o que deseja em "Formato/Volume Format".

Em seguida, escolha o formato que deseja: se quiser reinstalar o OS X, selecione Mac OS Expandido (Registo Cronológico). Tem outras opções, basta analisar qual a melhor para você.

Depois, confirma sua escolha apertando em "Apagar/Erase" e pronto, a formatação será iniciada.

  • OS X 10.7 e versões posteriores

Abra o "Menu Apple" (maçã preta que está no canto esquerdo superior da tela) e clique em "Reiniciar/Restart". Será preciso confirmar a sua escolha: clique, novamente, em "Reiniciar/Restart".

O computador será desligado e, quando começar a reiniciar, pressiona as teclas "Command + R" e solte-as assim que aparecer o logo da Apple. Irá aparecer uma janela com "Utilitários do macOS" e será preciso clicar em "Utilitário de Disco/Disk Utility". Selecione, então, a opção "Continuar/Continue" e escolha o disco rígido do seu Mac. Em seguida, clique em "Apagar/Erase" e dê um novo nome no local "Nome/Name".

Depois vá em "Formato/Format" e escolha a melhor opção para você. Lembre-se que para reinstalar o sistema MacOS, é preciso selecionar Mac OS Expandido (Registro Cronológico) para que a formatação seja mais rápida ou Mac OS Expandido (Registro Cronológico, Criptografado) para uma formatação mais segura.

Feito isso, para finalizar, clique em "Apagar/Erase" e, logo depois, seu Mac será formatado.

Vale lembra que o tempo para formatar qualquer notebook, independente de ser Windows ou Mac, varia de acordo com a quantidade de dados armazenados na máquina e também pelo novo sistema que você optou.


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook