Entenda antes de comprar em Notebook

Como instalar SSD no notebook?

Notebook tem melhor desempenho com SSD.

SSD
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

O SSD faz com que o notebook tenha um desempenho maior e agiliza o procedimento de atividades rotineiras, como acessar arquivos ou inicializar o sistema operacional. Além disso, o aparelho fica menos suscetível a perdas de arquivos em casos de quedas, se comparado ao HD.

Mas antes de começar a fazer a instalação verifique se o notebook está conectado na tomada, se sim, desconecte-o; se for removível, retire a bateria; certifique-se de que você tenha as ferramentas necessárias; e escolha uma superfície plana e limpa para realizar a instalação.

Como instalar SSD no notebook?

Você pode fazer uma clonagem dos dados do disco rígido para um HD ou começar a instalação do zero, neste caso com um CD de instalação do sistema operacional.

Para fazer a clonagem dos dados, será preciso ter um programa específico para essa função. Porque se você copiar os arquivos "manualmente" não será possível iniciar o Windows, pois os arquivos do sistema não serão copiados.

Um programa indicado para o Windows é o MiniTool Partition Wizar. Se você tem um Macbook, um programa compatível com seu sistema operacional é o Carbon Copy Cloner.

Depois de fazer o recomendado acima, retire com cuidado a tampa inferior do seu notebook - dependendo do modelo, existe uma tampa que dá acesso direto ao HD. E desconecte com cuidado os conectores ligados na placa mãe

Em alguns modelos de notebook, existe um suporte de metal que fica parafusado ao disco rígido. Se o seu for assim, coloque esse suporte no SSD. Em seguida conecte o SSD no lugar do HD e feche a tampa.

A última etapa para realizar a troca é a instalação do sistema operacional no novo SSD. Para isso, conecte o pen drive no notebook, ligue-o e instale o sistema operacional.

Caso a instalação não seja iniciada, configure o computador para que ele se inicialize através do pen drive ou DVD que você preparou. Depois, desligue o computador, ligue novamente, e mantenha a tecla "F12″ pressionada.

Desta maneira, será possível acessar a configuração "Bios" (boot menu). Há computadores em que as configurações "Bios" são acessadas pressionando as teclas "F2″ ou "Del" (delete). No menu de configuração "Bios", localize o item "Boot Options" (Opções de inicialização).

Nas opções de inicialização, existe uma sequência de dispositivos: drive de DVD, disco rígido e pen drive. Altere a ordem dos dispositivos e deixe o pen drive como sendo a primeira opção de inicialização.

Salve as configurações "Bios" e saia. Geralmente esta opção está descrita como "Salvar e sair" (Save & Exit).

Agora ele irá iniciar novamente e a instalação do sistema operacional deve começar. Siga os passos para concluir a instalação do sistema e, quando finalizar, seu computador com o novo SSD deve estar funcionando normalmente.

Quando isso acontecer, será possível instalar os programas que desejar e fazer o que quiser no notebook.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook