Assistente do Windows: saiba o que a Cortana pode fazer

São diversas funções que podem facilitar o cotidiano.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Originalmente lançada para o Windows Phone 8.1, a Cortana é a assistente de produtividade pessoal da Microsoft que acompanha o Windows 10 desde seu lançamento em 2015. Para te ajudar a entender a utilidade da assistente virtual, nós do Zoom selecionamos algumas funções que a Cortana pode fazer por você a partir dos comandos de voz.

A Cortana funciona semelhante a outras assistentes virtuais com reconhecimento de voz, como a Siri e a Alexa. Mas, afinal, qual a diferença entre elas?

Leia também: 18 Coisas úteis que a Siri pode fazer por você

Cortana é a assistente presente no Windows (yougoigo/Sgutterstock)
Cortana é a assistente presente no Windows (yougoigo/Sgutterstock)

Quem são Siri, Cortana e Alexa?

As três são assistentes virtuais com inteligência artificial para poderem operar através de comandos de voz. A Siri é assistente digital da Apple presente em toda a linha da marca, desde iPhone e MacBooks até Apple Watch. Ela atende pelo comando de voz “E aí, Siri” e pode auxiliar com sua agenda, pesquisas, ligações para contatos e mais. Se você tiver uma casa inteligente é possível controlá-la com a Siri.

A Alexa é a assistente digital criada pela Amazon e é bastante popular por acompanhar os dispositivos da linha Echo, os smart speakers da Amazon. Suas funcionalidades são semelhantes a outras assistentes virtuais. Ela possibilita o controle de dispositivos inteligentes por comandos de voz, realiza pesquisas na internet, cria lembretes e alarmes e lê notícias.

A Cortana, por sua vez, é a assistente criada pela Microsoft, responde também a comandos por voz e serve para executar uma série de tarefas que vamos explicar a seguir. O sistema é passível de configuração, que pode ativar ou desativar o sistema de reconhecimento de voz, marcação, digitação e o rastreador de localização.

Organize sua agenda

A Cortana terá acesso às suas correspondências eletrônicas ao associar um endereço de e-mail da Microsoft com o Windows 10. Assim como a Siri e a Alexa em seus sistemas, a assistente virtual do Windows terá acesso ao calendário associado à sua caixa de entrada e poderá agendar compromissos e fazer lembretes.

Para acioná-la é preciso dizer o comando “Ei, Cortana” ou clicar no círculo na barra de tarefas. Em seguida, diga o comando desejado: “Agende um compromisso” ou “me lembre de”. A assistente irá perguntar o dia, horário e título do compromisso antes de confirmar o agendamento/lembrete.

Fique por dentro dos principais acontecimentos

Manter-se informado com a Cortana é simples. A assistente virtual do Windows saberá responder desde perguntas mais específicas até as mais gerais. Para saber o vencedor de algum campeonato de futebol é só perguntar “Ei, Cortana. Quem venceu…”.

Quando a assistente não souber a informação, ela abrirá o navegador trazendo os resultados relevantes.

Envie E-mails

Envie mensagens importantes sem precisar abrir o navegador ou aplicativos. Ative a assistente virtual e diga “envie e-mail para”. Após o comando, a Cortana pedirá para preencher a mensagem para finalizar o envio.

Compreenda outras línguas

A barreira linguística não existe com a Cortana. Traduza frases e expressões facilmente com o comando “o que significa...” ou “traduza…

Descubra significado de palavras

Não é necessário usar um dicionário para procurar palavras desconhecidas. Basta dizer “o que significa” ou “a definição de” para acabar com o mistério das palavras com a Cortana.

Encontre arquivos

Em meio a tantos arquivos, um ou outro acabam se perdendo. Para encontrá-los com facilidade, diga “procurar documento” e uma palavra-chave que facilitará a busca.

Prepare-se de acordo com a previsão do tempo

Dentre tantas informações, a Cortana também pode informar a temperatura e a previsão do tempo para te ajudar no planejamento do dia a dia. Você precisa apenas dizer “previsão do tempo em” e o lugar desejado.

Converta medidas

Nossos cotidianos são rodeados por diversas unidades de medidas que nos auxiliam nas tarefas, como comprimento, temperatura, volume, corrente elétrica, voltagem e outros. Memorizar tantas medidas é desnecessário com a Cortana.

Você pode tirar suas dúvidas com ela e realizar conversões. Experimente dizer “quantos centímetros tem um metro” ou similares.

Entretenimento com a Cortana

A assistente virtual não serve apenas para auxiliar nas tarefas do dia a dia, a Cortana também é excelente para nos entreter. A assistente virtual pode te contar histórias e piadas, além de cantar e responder perguntas como “qual sua opinião sobre a Siri?”, “como você surgiu?” e etc.

Divirta-se com a Cortana dizendo “me faça rir” ou “cante para mim”.

Comandos para usar com a Cortana

Existem muitos comandos para utilizar com a Cortana e facilitar o dia a dia. Seguem alguns dos mais interessantes e divertidos:

  • Cortana, conte uma história.
  • Cortana, o que você pode fazer?
  • Cortana, Apple ou Microsoft (ou outras empresas)?
  • Cortana, verdade ou consequência?
  • Cortana, que dia é hoje?
  • Cortana, qual é o próximo feriado?
  • Cortana, qual é a temperatura?
  • Cortana, qual a temperatura de amanhã?
  • Cortana, vai chover hoje?
  • Cortana, vai chover amanhã?
  • Cortana como se diz (uma frase) em (idioma)?
  • Cortana, qual é a capital de (estado ou país)?
  • Cortana, qual a área do círculo (ou outras formas geométricas)?
  • Cortana, quanto são (número) dólares em reais?
  • Cortana, quanto é (número) vezes (número) dividido por (número)?
  • Cortana, qual o telefone de (algum serviço público)?
  • Cortana, quando é o próximo jogo do (time)?
  • Cortana, qual o resultado do jogo (time) e (outro time)?

Como desativar a Cortana

Talvez você não queira mais que a Cortana te auxilie e o procedimento de desativação é bastante simples.

Passo 1. Primeiro clique em “Configurações” no menu iniciar.

A Cortana pode ser desativada nas configurações (Reprodução/Thayna Cruz)
A Cortana pode ser desativada nas configurações (Reprodução/Thayna Cruz)

Passo 2. Em seguida, clique em “Aplicativos”.

Selecione a aba "aplicativos" (Reprodução/Bruno Caron)
Selecione a aba "aplicativos" (Reprodução/Bruno Caron)

Passo 3. Em “Aplicativos e Recursos” procure pelo aplicativo da Cortana e clique nele. Na sequência clique em “Opções Avançadas”.

(Reprodução/Bruno Caron)
(Reprodução/Bruno Caron)

Passo 4. Por fim, desça a barra de rolagem e clique em Terminar para encerrar a operação.

(Reprodução/Bruno Caron)
(Reprodução/Bruno Caron)

Conheça o canal do Zoom no YouTube:

Leia também: