Zoom indica em Notebook

Assistente do Windows: saiba o que a Cortana pode fazer

São diversas funções que podem facilitar o cotidiano.

como usar a assistente pessoal do windows, Cortana
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

O Windows 10 foi lançado em 2015 e hoje é um dos sistemas operacionais da Microsoft mais utilizados no mundo, segundo o Stat Counter. Dentre tantas novidades que vão desde o layout até funções nunca vistas em outras versões do Windows, encontramos a assistente virtual Cortana.

Para te ajudar a entender a utilidade da assistente virtual, nós do Zoom selecionamos algumas funções que a Cortana pode fazer por você a partir dos comandos de voz.

 

Leia também: 18 Coisas úteis que a Siri pode fazer por você

Organize sua agenda

A Cortana terá acesso às suas correspondências eletrônicas ao associar um endereço de e-mail da Microsoft com o Windows 10. Assim, a assistente virtual do Windows terá acesso ao calendário associado ao seu e-mail e poderá agendar compromissos e fazer lembretes.

Para acioná-la é preciso dizer o comando “Ei, Cortana” ou clicar no microfone na barra de tarefas. Em seguida, diga o comando desejado: “Agende um compromisso” ou “me lembre de”. A assistente irá perguntar o dia, horário e título do compromisso antes de confirmar o agendamento/lembrete. 

Veja o que a Cortana pode fazer por você!
Agendando compromissos com a Cortana. Foto: Reprodução/Zoom

Fique por dentro dos principais acontecimentos

Manter-se informado com a Cortana é simples. A assistente virtual do Windows saberá responder desde perguntas mais específicas até as mais gerais. Para saber o vencedor de algum campeonato de futebol é só perguntar “Ei, Cortana. Quem venceu…”.

Quando a assistente não souber a informação, ela abrirá o navegador trazendo os resultados relevantes.

Cortana: veja as funções que ela pode fazer por você
Acompanhando notícias sobre a Copa do Mundo Feminina. Foto: Reprodução/Zoom

Envie E-mails

Envie mensagens importantes sem precisar abrir o navegador ou aplicativos. Ative a assistente virtual e diga “envie e-mail para”. Após o comando, a Cortana pedirá para preencher a mensagem para finalizar o envio.

Compreenda outras línguas

A barreira linguística não existe com a Cortana. Traduza frases e expressões facilmente com o comando “o que significa...” ou “traduza…

Veja funções que a Cortana pode fazer por você
Traduzindo expressões e frases com a Cortana. Foto: Reprodução/Zoom

Descubra significado de palavras

Não é necessário usar um dicionário para procurar palavras desconhecidas. Basta dizer “o que significa” ou “a definição de” para acabar com o mistério das palavras.

Cortana: veja as funções
Cortana contando o significado de palavras. Foto: Reprodução/Zoom

Encontre arquivos

Em meio a tantos arquivos, um ou outro acabam se perdendo. Para encontrá-los com facilidade, diga “procurar documento” e uma palavra-chave que facilitará a busca.

Assistente Pessoal Cortana
Procurando arquivos do computador com a Cortana. Foto: Reprodução/Zoom

Prepare-se de acordo com a previsão do tempo

Dentre tantas informações, a Cortana também pode informar a temperatura e a previsão do tempo para te ajudar no planejamento do dia a dia. Você precisa apenas dizer “previsão do tempo em” e o lugar desejado.

Veja funções da Cortana
Pesquisando previsão do tempo com a Cortana. Foto: Reprodução/Zoom

Converta medidas

Nossos cotidianos são rodeados por diversas unidades de medidas que nos auxiliam nas tarefas, como comprimento, temperatura, volume, corrente elétrica, voltagem e outros. Memorizar tantas medidas é desnecessário com a Cortana.

Você pode tirar suas dúvidas com ela e realizar conversões. Experimente dizer “quantos centímetros tem um metro” ou similares.

Cortana: assistente pessoal do windows
Convertendo medidas com a Cortana. Foto: Reprodução/Zoom

Tenha entretenimento

Dentre tantas utilidades da Cortana, ela também pode nos entreter. A assistente virtual pode te contar histórias e piadas, além de cantar e responder perguntas como “qual sua opinião sobre a Siri?”, “como você surgiu?” e etc.

Divirta-se com a Cortana dizendo “me faça rir” ou “cante para mim”.

Assistente Pessoal do Windows: Cortana
Cortana contando piadas, cantando e falando sobre si. Foto: Reprodução/Zoom

 

É possível sincronizar a Cortana com smartphones, realizando ligações e enviando SMS, porém o aplicativo da assistente virtual não está disponível no Brasil.

 

Leia também:

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook