Galaxy Book Pro e Book Pro 360: Samsung revela novos notebooks

Novos notebooks Samsung chegam com design ultrafino, internet móvel e processador Intel de 11ª geração

Aline BatistaRedatora

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy Book Pro e o Galaxy Book Pro 360 são os novos notebooks da Samsung, com lançamento nesta quarta-feira (28). Os dispositivos trazem portabilidade e conectividade inspiradas nos smartphones, com design ultrafino e internet móvel, incluindo 5G na versão Pro 360. Além disso, eles prometem ajudar na construção de um ecossistema Galaxy, junto com outros aparelhos da marca, como celulares e fones de ouvido.

Os modelos compartilham algumas semelhanças na ficha técnica, como o processador Intel Core de 11ª geração e tela AMOLED, mas se diferenciam principalmente no design. Enquanto a versão 360 tem tela touch 2 em 1, o Book Pro tem o formato de um notebook tradicional. Por enquanto, não há previsão de lançamento e preço dos dispositivos no Brasil. A Samsung também não revelou se a versão com Internet 5G do Book Pro 360 vai chegar ao país, visto que esse tipo de conexão ainda não está disponível por aqui.

Enquanto os novos Galaxy Book Pro não chegam ao Brasil, aproveite para conhecer o Galaxy Book S, primeiro notebook da linha Galaxy. Nós testamos o modelo, que surpreendeu pela leveza. Se você está precisando de um laptop novo, vale dar uma olhada também nas nossas listas de melhores notebooks para comprar em 2021 e de melhores modelos ultrafinos. Não deixe de conferir também os notebooks mais vendidos do Zoom.

A seguir, conheça todos os detalhes dos novos Galaxy Book Pro e Galaxy Book Pro 360!

Galaxy Book Pro e Book Pro 360 chegam para completar ecossistema Galaxy (Foto: Divulgação/Samsung)
Galaxy Book Pro e Book Pro 360 chegam para completar ecossistema Galaxy (Foto: Divulgação/Samsung)

Design dos notebooks Galaxy Book Pro

Galaxy Book Pro 360 é conversível e tem tela touch

Uma das principais diferenças entre o Galaxy Book Pro e o Galaxy Book Pro 360 está no design. Embora ambos mantenham o visual leve e ultrafino, o primeiro modelo tem o formato de um notebook convencional, enquanto a versão 360 é conversível e tem tela touch.

O Galaxy Book Pro está disponível em versões de 13,3 polegadas e 15,6". Em relação ao visual, um dos pontos que mais chama atenção é que o notebook é extremamente leve e fino, com espessura próxima à de um celular. O modelo menor pesa apenas 880 gramas e tem espessura de 1,12cm. Já a versão maior tem 1,150kg e 1,33cm de espessura.

Para comparar, o Galaxy S21 Ultra, smartphone top de linha da Samsung tem espessura de 0,89 cm. O Galaxy Book Pro tem acabamento acetinado e está disponível nas cores Mystic Blue (azul), Mystic Silver (prateado) e Mystic Pink Gold (rosa).

Galaxy Book Pro é um notebook ultrafino com design tradicional (Foto: Divulgação/Samsung)
Galaxy Book Pro é um notebook ultrafino com design tradicional (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy Book Pro 360 também pode ser encontrado em versões de 13,3" e 15,6", com a diferença de que o modelo é conversível, ou seja, pode ser usado como um notebook tradicional ou no formato de tablet, graças à sua tela touch. O modelo menor pesa 1,1kg e tem espessura de 1,15cm, enquanto o maior tem 1,39kg e 1,19cm. Ainda em relação ao design, o notebook tem acabamento metálico e está disponível nas cores Mystical Navy (preto), Mystic Silver (prateado) e Mystic Bronze (dourado).

Além disso, por conta da tela touch, o Book Pro 360 vem com uma caneta S Pen, semelhante à que acompanha a linha Galaxy Note de celulares. O acessório teve a ergonomia melhorada, para o uso nos notebooks, e está mais parecido com uma caneta convencional.

Outro ponto que vale ressaltar em relação ao visual é que, apesar do design fino e leve, a Samsung fez questão de reforçar os notebooks para que eles também sejam resistentes. Por isso, eles contam com certificação militar MIL-STD-810G. De acordo com a fabricante, os dispositivos também tiveram a experiência de digitação aprimorada e trazem um touchpad mais amplo.

A ideia da empresa com o teclado Confortable Pro é melhorar a produtividade dos usuários e tornar a digitação mais silenciosa e confortável. Mesmo quando o notebook estiver apoiado no colo do usuário, por exemplo.

Galaxy Book Pro 360 também funciona como tablet (Foto: Divulgação/Samsung)
Galaxy Book Pro 360 também funciona como tablet (Foto: Divulgação/Samsung)

Tela dos notebooks Galaxy Book Pro

Painel AMOLED é destaque na linha Galaxy Book Pro

Os novos notebooks Samsung vêm com tela AMOLED, que costuma estar presente nos celulares. A diferença é que o Book Pro tem painel AMOLED e o Book Pro 360, Super AMOLED, que é ideal para telas touch. Esse tipo de display é superior ao LCD e promete cores mais precisas e imagens com alta qualidade.

Além disso, a tela dos Galaxy Book Pro tem certificação HDR 500, que garante o melhor volume de cores da categoria, de acordo com a fabricante. Vale ressaltar que os notebooks têm a mesma tecnologia de tela usada nos smartphones, mas ela foi adaptada aos dispositivos e otimizada para consumir menos bateria.

Um dos destaques é o recurso de expressão de cor otimizada, que alterna diferentes modos com base no tipo de conteúdo. Por exemplo, o Modo Vívido é otimizado para jogos e programas da Adobe, enquanto o Modo Movie é ideal para assistir a vídeos ou ver fotos. Há ainda o Modo Natural, para navegar na internet, e o Modo Edição de Foto, que, como o nome sugere, é otimizado para editar fotos.

A vantagem é que o dispositivo reconhece os aplicativos em uso e alterna sozinho entre os modos. Dessa forma, o usuário terá sempre a melhor experiência sem precisar ficar fazendo ajustes.

Os recursos de áudio também vêm completar a experiência de assistir a filmes ou jogar no notebook. Para isso, os Galaxy Book Pro e Book Pro 360 contam com alto-falantes dinâmicos da AKG e tecnologia Dolby Atmos, que promete som com profundidade, detalhes e realismo.

Tela Super AMOLED promete cores mais vivas no Galaxy Book Pro (Foto: Divulgação/Samsung)
Tela Super AMOLED promete cores mais vivas no Galaxy Book Pro (Foto: Divulgação/Samsung)

Desempenho e bateria da linha Galaxy Book Pro

Processador Intel de 11ª geração e SSD garantem alto desempenho nos notebooks Samsung

De nada adianta ter um design refinado e tela de alta qualidade se o notebook não oferece boa performance. Por isso, para garantir o ótimo desempenho, a Samsung utilizou processadores Intel Core de 11ª geração com placa de vídeo integrada nos notebooks da linha Galaxy Book Pro. A empresa não revelou o modelo dos chipsets usados, mas as especificações da GPU dão a entender que serão os i3, i5 e i7. Isso porque os dispositivos com processador Core i5 e i7 terão gráficos integrados Iris Xe e a variante com i3 terá uma placa Intel UHD.

No caso do Galaxy Book Pro, é possível encontrar também uma versão com placa de vídeo Nvidia MX450, no modelo de 15,6 polegadas. De acordo com a fabricante, os dispositivos oferecem desempenho de alto nível e permitem até mesmo o uso de programas mais exigentes em multitarefa, como jogos ou apps de criação de conteúdo.

Um dos destaques é o recurso Gerenciador Inteligente de Performance, que utiliza inteligência artificial para ajustar o desempenho do chipset de acordo com a tarefa que está sendo realizada no notebook. O Modo Performance Máxima, por exemplo, aumenta o desempenho na hora dos jogos, enquanto o Modo Silencioso reduz a velocidade do processador para economizar energia durante a navegação na internet.

Em relação à memória RAM, os computadores oferecem até 32GB, com exceção do Book Pro 360 de 13,3", que vai até 16GB. O armazenamento fica a cargo de um SSD, que é muito mais mais rápido do que os HDs tradicionais. Inclusive, máquinas com esse tipo de armazenamento conseguem abrir o sistema operacional em poucos segundos, principalmente quando a memória RAM é superior a 8GB. No entanto, a capacidade do SSD varia conforme o modelo: o Book Pro 360 tem até 512GB, enquanto o Book Pro oferece até 1TB.

Dica: aprenda qual é a diferença entre um HD ou SSD no Zoom!

Para garantir o design ultrafino, a Samsung precisou fazer alguns ajustes na montagem dos componentes e no circuito elétrico. Por isso, não é possível, por exemplo, expandir a memória RAM. Ainda assim, o SSD fica em um slot, então, pode ser substituído. Além disso, os modelos de 15,6" têm um segundo slot que permite acrescentar mais um SSD.

Galaxy Book Pro 360 tem conectividade 5G (Foto: Divulgação/Samsung)
Galaxy Book Pro 360 tem conectividade 5G (Foto: Divulgação/Samsung)

Outro destaque dos novos notebooks Galaxy Book Pro é a conectividade, que também teve inspiração nos celulares. Por isso, os notebooks são compatíveis com internet móvel. Além do Wi-Fi 6, o Book Pro é compatível com conexão 4G LTE, enquanto o Book Pro 360 vem com internet 5G. Vale ressaltar que essa característica estará presente apenas em mercados selecionados e a Samsung ainda não definiu se o modelo com 5G será vendido no Brasil.

Para garantir a mobilidade, além do design ultrafino e das conexões móveis, os novos notebooks Galaxy também vêm com bateria de longa duração. Os modelos de 13,3" têm capacidade de 63Wh, enquanto os de 15,6" vêm com 68Wh. Segundo a Samsung, em testes de benchmarking, os dispositivos chegaram a aguentar cerca de 20 horas, mas esse número depende muito do tipo de uso. Por isso, é difícil estimar. De qualquer forma, os notebooks também contam com carregamento rápido de 65W e vêm com carregador USB-C compacto, semelhante ao dos smartphones

Recursos e ecossistema Galaxy

Galaxy Book Pro e Pro 360 têm integração com celulares, fones Galaxy e apps do Windows

O Galaxy Book Pro e o Galaxy Book Pro 360 trazem diversos recursos com foco na integração entre diferentes dispositivos Galaxy. Aliás, esse é o motivo para a Samsung utilizar esse nome, que normalmente está associado aos smartphones, na linha de notebooks. De acordo com a empresa, o usuário consegue começar uma tarefa em um aparelho e terminar em outro facilmente.

Tudo começa com o Galaxy Book Smart Switch, que facilita a transferência de arquivos do seu computador antigo para o novo. Além disso, os notebooks contam com o Quick Share, que permite compartilhar fotos e arquivos do celular Galaxy com um Galaxy Book próximo, e são capazes de sincronizar as fotos do smartphone instantaneamente.

Galaxy Book Pro tem recursos para integração com celulares da marca (Foto: Divulgação/Samsung)
Galaxy Book Pro tem recursos para integração com celulares da marca (Foto: Divulgação/Samsung)

Em busca de um celular Samsung? Conheça os melhores modelos da marca e os Galaxy mais baratos para comprar em 2021.

Os Galaxy Book Pro também trazem recursos de produtividade, como a possibilidade de atender chamadas ou responder mensagens do celular direto no computador. Você ainda pode usar um tablet Galaxy Tab como uma segunda tela para o notebook Galaxy. Outra função interessante está relacionada ao aplicativo Samsung Notes, que promete uma experiência unificada em smartphones, tablets e notebooks Galaxy. Os laptops também emparelham facilmente com fones Galaxy Buds e permitem controlar diversos dispositivos IoT com o aplicativo SmartThings.

Entre outros recursos de destaque está o software de cancelamento de ruído inteligente, que remove os ruídos durante uma videochamada, e o Modo Estúdio que ajusta a aparência do usuário na câmera. Além disso, a fabricante investiu em ferramentas voltadas para a segurança, como as pastas de privacidade, que ficam ocultas e são protegidas por senhas, e a Tela Secreta, que adiciona um filtro ao display para que apenas o usuário que estiver em frente ao computador enxergue o que está na tela. Por fim, o dispositivo também é capaz de fotografar pessoas não autorizadas que tentarem fazer login na máquina.

Durante a apresentação, também foi revelado que os aplicativos nativos da Samsung como o Notes terão integração com os programas do pacote Office da Microsoft, como o Word, Excel e Powerpoint. Ou seja, você pode começar um trabalho fazendo anotação no Notes da Samsung e elaborar melhor esse trabalho no editor de texto da Microsoft.

Preço e disponibilidade dos Galaxy Book Pro

Por enquanto, a Samsung não revelou os preços e a data de lançamento dos novos notebooks Galaxy Book Pro e Galaxy Book Pro 360 no Brasil. O anúncio global aconteceu nesta quarta-feira (28), então, é provável que demore um pouco até que os dispositivos cheguem por aqui.

Por ora, temos apenas os preços globais dos notebooks, assim como a data de lançamento no mercado americano e em outros mercados não especificados. Neles, os notebooks estarão disponíveis no dia 14 de maio. O Galaxy Book Pro e o Galaxy Book Pro 360 entraram em pré-venda assim que a apresentação terminou.

Os modelos do Galaxy Book Pro terão preço de $999 a $1099. Já o Galaxy Book Pro 360 chega com preço inicial de $1099 no modelo menos robusto e $1399 no modelo mais robusto.

Ficha técnica dos Galaxy Book Pro e Galaxy Book Pro 360

Tela Full HD

  • Galaxy Book Pro 13,3" - 13,3 polegadas AMOLED
  • Galaxy Book Pro 15,6" - 15,6 polegadas AMOLED
  • Galaxy Book Pro 360 13,3" - 13,3 polegadas Super AMOLED
  • Galaxy Book Pro 360 15,6" - 15,6 polegadas Super AMOLED

Processador

  • Intel Core i3, i5 ou i7 de 11ª geração em todos os modelos

Placa de vídeo

  • Galaxy Book Pro 13,3" Intel Core i3 - Intel UHD Graphics
  • Galaxy Book Pro 13,3" Intel Core i5 e i7 - Intel Iris Xe
  • Galaxy Book Pro 15,6" Intel Core i3 - Intel UHD Graphics ou GeForce MX450
  • Galaxy Book Pro 15,6" Intel Core i5 e i7 - Intel Iris Xe ou GeForce MX450
  • Galaxy Book Pro 360 13,3" Intel Core i3 - Intel UHD Graphics
  • Galaxy Book Pro 360 13,3" Intel Core i5 e i7 - Intel Iris Xe
  • Galaxy Book Pro 360 15,6" Intel Core i3 - Intel UHD Graphics
  • Galaxy Book Pro 360 15,6" Intel Core i5 e i7 - Intel Iris Xe

Memória RAM

  • Galaxy Book Pro 13,3" - até 16GB
  • Galaxy Book Pro 13,3" - até 32GB
  • Galaxy Book Pro 360 (todos os modelos) - até 32GB

Armazenamento

  • Todos os modelos contam com SSD NVMe de até 1GB

Bateria

  • Galaxy Book Pro 13,3" - 63W
  • Galaxy Book Pro 15,6" - 68W
  • Galaxy Book Pro 360 13,3" - 63W
  • Galaxy Book Pro 360 15,6" - 68W

Conectividade

  • Galaxy Book Pro 13,3" - 1x Thunderbolt 4, 2x USB-C, combo fone de ouvido/microfone, MicroSD e Nano SIM
  • Galaxy Book Pro 15,6" - 1x Thunderbolt 4, 2x USB-C, combo fone de ouvido/microfone e MicroSD
  • Galaxy Book Pro 360 13,3" - 1x Thunderbolt 4, 1x USB-C, 1x USB 3.2, combo fone de ouvido/microfone, MicroSD e Nano SIM
  • Galaxy Book Pro 360 15,6" - 1x Thunderbolt 4, 1x USB-C, 1x USB 3.2, 1x HDMI, combo fone de ouvido/microfone e MicroSD

Leia também:

Quer economizar na compra de um notebook novo? Crie um alerta de preço que o Zoom te avisa quando ele estiver mais barato!