Logo Buscapé
Logo Buscapé

AMD ou Intel? Essa é uma pergunta importante, já que na hora de escolher um notebook, é fundamental considerar com qual processador ele vem equipado, e essas são as duas principais fabricantes desse componente.

O processador é, basicamente, o "cérebro" do aparelho, ou seja, responsável por fazer todas as outras funções caminharem direitinho. É claro que os fabricantes dos aparelhos e dos próprios processadores sabem disso, o que deixa a disputa mais acirrada a cada geração lançada.

Ambas são bem conhecidas por seus componentes para computadores e notebooks e com grande força no mercado. Qualidade e tecnologia não faltam para ambas. Então, quais critérios adotar para fazer a melhor escolha.

Vamos aqui, passo a passo, oferecer as dicas para que você não erre na hora de fazer o investimento. Acompanhe e faça a melhor escolha!

Indicações do especialista de notebooks intermediários:

Acer Aspire 5 A515-57-57T3: com processador Intel Core i5 12450H

Esse Acer Aspire tem um processador i5 de 12ª geração, com painel Full HD, 8GB de RAM e SSD de 512GB de armazenamento. Essa é uma configuração moderna, que oferece um desempenho um pouco acima do básico.

As especificações são modernas e dentro do que esperamos hoje em dia para estudos e trabalhos não muito pesados. Note que ele não tem placa de vídeo, ou seja, não é um modelo bom para jogos e programas que exigem maior capacidade gráfica.

Asus VivoBook GO E1504FA-NJ836W: com processador AMD Ryzen 5 7520U

As especificações desse modelo são bem parecidas com as do anterior. Isso indica que o modelo também é para estudantes e profissionais que não exigem tanto do notebook. Como as especificações e os desempenhos são parecidos, os preços também são bastante próximos.

Dessa vez o chip é um Ryzen 5, da série 7000 da AMD. Assim como o i5, ele é um processador intermediário, que garante um desempenho muito satisfatório e moderno. Ambos são excelentes para notebooks hoje em dia.

O processador é importante, mas não é tudo!

O primeiro passo é entender que a escolha do processador é sim super importante, mas ela é apenas um dos pontos a serem observados. Afinal, nenhuma peça faz milagres sozinha.

Além de um bom processador, você precisa de um conjunto bacana de memórias. Hoje em dia, nosso conselho é não investir em notebooks com menos de 8GB de RAM, porque isso limita bastante a capacidade de trabalhar em multitarefas.

Em relação ao armazenamento, os notebooks SSD são praticamente um padrão no mercado. Os modelos mais novos já não contam com os antigos HDs, bem mais lentos na comparação com a tecnologia mais recente. O ideal é escolher um modelo com pelo menos 512GB.

Se você precisa de maior capacidade gráfica, aposte em um modelo com placa de vídeo dedicada, de preferência com uma GPU RTX, que tem otimizações para games.

Verifique também a qualidade da tela. Um modelo Full HD já oferece boas experiências, mas não deixe de verificar a taxa de atualização, que indica a fluidez da troca de quadros na tela. Quanto mais, melhor.

Processadores AMD são indicados para desktops e para quem quer jogar (Fonte: Divulgação/AMD)

Quais notebooks você vai conhecer aqui?

  • Acer Aspire 5 A515-57-57T3: com processador Intel Core i5 12450H
  • Asus VivoBook GO E1504FA-NJ836W: com processador AMD Ryzen 5 7520U
  • Lenovo V14 82UL000NBR: com processador Intel Core i3 1215U
  • Acer Aspire 3 A315-24P-R06B: com processador AMD Ryzen 3 7320U
  • Dell G15 5530 G15-i1300-M70: com processador Intel Core i7 13650HX
  • Lenovo IdeaPad 3 82MJ0003BR: com processador Ryzen 7 5800H
  • Dell G15 5530 G15-i1300-M70: com processador Intel Core i7 13650HX
  • Dell Alienware M16 AM161280W: com processador Intel Core i9 13900HX

Entenda o que é o processador

Já dissemos que o processador é como o cérebro do notebook, e que é dele a função de controlar as ações das demais peças que compõem o sistema. Mas o que é exatamente isso?

De forma mais básica, o processador é uma poderosa calculadora, capaz de executar todos os cálculos matemáticos gerados pelo sistema. Quantos são esses cálculos? Bom... isso depende de uma série de especificações do chip, como a arquitetura, núcleos, threads, cache, clock e TDP.

Cada uma dessas especificações aponta a capacidade do processador de efetuar os cálculos e de oferecer desempenho em processamento.

É importante notar que o melhor processador não é apenas aquele que tem maior capacidade. Há modelos para cada tipo de usuário. E é aqui que entra a questão central desse conteúdo. Afinal, qual é o melhor? AMD ou Intel?

Indicações do especialista de notebooks básicos

Lenovo V14 82UL000NBR: com processador Intel Core i3 1215U

Esse é um notebook Lenovo com um processador i3 de 12ª geração. Os chips Core i3 são os de desempenho mais básico da Intel, uma boa opção para quem não precisa de muito poder de processamento.

Se você precisa de um notebook para programas mais básicos, como os do pacote office e de navegação na internet, pode apostar em chips desse tipo sem medo de errar. Com uma vantagem: são os notebooks mais baratos do mercado.

Acer Aspire 3 A315-24P-R06B: com processador AMD Ryzen 3 7320U

Mais um modelo básico, ideal para editores de texto, de planilhas e programas para navegar com conforto pela internet, mas dessa vez com um chip AMD, um Ryzen 3 das Série 7000.

Esse modelo é uma melhor opção que o anterior para a compra, já que ele conta com 512GB para o armazenamento SSD. Já na comparação AMD ou Intel, mais uma vez dá empate, já que os processadores têm desempenho bem similares.

AMD pode ser o melhor processador em alguns casos

Presente no desenvolvimento de vários componentes de informática, a AMD é o segundo nome a ser lembrado quando falamos de processador. Ela continua trabalhando para se aproximar da Intel, que fabrica CPUs há mais tempo e possui um catálogo maior de processadores.

A AMD costuma ser a favorita de quem gosta de montar um computador de mesa (desktop) mais personalizado. Isso acontece pois a fabricante aposta na relação custo-benefício.

Por exemplo, a entrada dos processadores AMD Ryzen não costuma mudar entre gerações, ou seja, mesmo que você tenha uma placa-mãe mais antiga, é provável que consiga atualizar seu processador sem precisar trocar de placa-mãe.

Além disso, os processadores da AMD costumam apelar um pouco mais ao público gamer, oferecendo maior desempenho em suas linhas Ryzen de processadores. Esse é o motivo pelo qual os processadores com placa de vídeo integrada da AMD costumam ter melhor performance em jogos que um similar da Intel.

Ao mesmo tempo, a oferta menor de processadores na disputa faz com que os seus processadores top de linha tenham dificuldade de bater as peças premium da Intel. Além disso, os processadores AMD desta categoria costumam ser mais caros que rivais semelhantes.

Ou seja, ao comparar AMD ou Intel, é importante notar a categoria de processador que deseja comprar ou se quer uma placa de vídeo dedicada que consiga rodar jogos

Indicações do especialista de notebook gamer

Dell G15 5530 G15-i1300-M70: com processador Intel Core i7 13650HX

A linha i7 é para quem espera desempenhos superiores e, por isso, esse tipo de processador fica muito bem em notebooks gamer. No caso desse Dell G15 5530, ele é equipado com um i7 de 13ª geração, o mais recente da Intel no mercado.

Veja ainda o conjunto excelente de memórias, com 16GB de RAM e 1TB de armazenamento SSD, além de uma placa de vídeo RTX 4050. Configurações suficientes para rodar qualquer jogo da atualidade.

Lenovo IdeaPad 3 82MJ0003BR: com processador Ryzen 7 5800H

Mais um modelo para jogos, mas com um custo um pouco melhor. Isso é explicado menos pelo comparativo dos processadores (AMD Ryzen 7 5800H x Intel Core i7 13650HX) e mais pelo conjunto de especificações, que dessa vez é para gamers intermediários.

Acontece que a placa de vídeo dessa vez é a RTX 3060, de uma geração anterior à da RTX 4050 do modelo anterior. É importante notar que esse é um Ryzen 7 da série 5000, que também não é mais moderna. Ainda assim, é um modelo de bom custo-benefício.

A Intel ainda é "O" nome em processadores

Se a AMD foi pelo caminho do custo-benefício, o objetivo da Intel também é bem claro: ela quer se afirmar como a melhor e mais versátil desenvolvedora e fabricante de processadores do mercado. Para isso ela não economiza, seja em tecnologia ou marketing.

Por isso mesmo que é muito mais provável você encontrar notebooks equipados com processadores Intel do que AMD. Já a Intel oferece uma linha mais ampla de processadores para programas simples, equipamentos intermediários e top de linha.

Só que, mesmo que um processador AMD possa dar conta de trabalhar com games e até programas gráficos, as melhores versões do Core i7 e i9 trabalham muito melhor, especialmente se acompanhadas de uma placa de vídeo dedicada.

Isso torna o Intel Core i7 ou i9 o processador dos sonhos de qualquer um que queria uma senhora máquina, que apresenta ótima velocidade em qualquer trabalho que apareça. Na categoria premium, a Intel é a mais indicada ao procurar entre AMD ou Intel.

Indicações do especialista de notebook top de linha

Dell Alienware M16 AM161280W: com processador Intel Core i9 13900HX

Esse é um dos notebooks com especificações mais sofisticadas do mercado atual. E tudo começa com o poderoso Intel Core i9 13900HX. Na prática, esse é um dos chips mais velozes já lançados, com um clock que chega a 5,4GHz.

Como dissemos anteriormente, o processador sozinho não faz milagres. Por isso, ele é acompanhado nesse modelo por outros componentes de alta qualidade, como a placa de vídeo RTX 4070, 32GB de RAM e SSD de 1TB. A tela é QHD+, uma resolução intermediária entre o Full HD e o 4K.

Asus VivoBook Pro 15 K6502HC-LP096W: com processador Intel Core i9 11900H

Curtiu a ideia de ter um i9, mas não quer pagar uma fortuna? Isso é possível, reduzindo um pouco as especificações gerais e/ou a geração do processador. Nosso exemplo para isso é o Asus VivoBook Pro 15 K6502HC-LP096W, que tem o processador Intel Core i9 11900H, de 11ª geração.

Claro, o desempenho não é tão alto quanto o de um processador de última geração, mas ainda assim é elevado. Da mesma forma, a placa de vídeo RTX 3060 e a memória RAM de 16GB também são inferiores às especificações do modelo anterior.

Intel ou AMD: qual é o melhor processador?

Quase todas as respostas para perguntas como essa são: depende. Se está procurando um computador barato para jogos, nossa recomendação é ir atrás dos processadores AMD Ryzen, especialmente o Ryzen 5 a partir da terceira geração.

Se o seu objetivo for trabalhos simples, pode decidir por AMD ou Intel. Tanto o Intel Core i3 quanto o AMD Ryzen 3 irão servir bem. Contudo, lembre-se de avaliar bem a geração do processador e as demais especificações do notebook.

Já se você quer um computador que rode bem alguns jogos, entre a Intel ou AMD, o AMD Ryzen 5 é o mais indicado, ainda que os Core i5 e i7 também sejam boas opções.

Na categoria top, aí a vantagem é da Intel, em especial se estivermos falando de notebooks com os Intel Core i9 de última geração. Eles são caros, mas têm potência de sobra!

O Intel Core i7 é mais indicado para quem precisa rodar programas para executar trabalhos digitais mais pesados, como edição de vídeo (Fonte: Shutterstock/dennizn)

AMD ou Intel? Conheça outras listas de recomendações!

APP Buscapé: sua compra fica muito mais fácil

Notebook AMD ou Intel? Seja qual for a sua escolha, comprar é muito mais fácil com o APP Buscapé. Com ele, você tem acesso a todas as nossas ferramentas na palma da mão. Afinal, para que pagar mais ou passar horas fazendo pesquisas?

Para baixar o aplicativo do Buscapé é só dar um pulo na Google Play ou na App Store. Quer saber mais? Veja o vídeo abaixo e não perca essa oportunidade.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!