Logo Buscapé
Logo Buscapé

O Lenovo IdeaPad Gaming 3i é o notebook intermediário da marca, lançado em 2020. O laptop gamer conta com uma configuração parruda para a época, com processador Intel Core i7 de 10ª geração, placa de vídeo GeForce GTX 1650, SSD e tela Full HD que impressiona ainda hoje. Porém, apesar de ainda ser uma boa ficha técnica, alguns pontos já estão um pouco obsoletos.

Durante os testes consegui jogar títulos como Shadow of the Tomb Raider e Fortnite em uma qualidade gráfica razoável, mas enfrentei alguns problemas como quebra de quadros e travamentos. Por outro lado, o Lenovo Gaming 3i teve um ótimo desempenho quando o assunto foi editor de imagens. Quer saber mais sobre o Lenovo IdeaPad Gaming 3i? Então vem comigo que eu conto tudo sobre a minha experiência com o notebook gamer intermediário nas linhas a seguir!

E se você está procurando acessórios para incrementar a jogatina, dá uma olhada no review do mouse Logitech G502 Lightspeed e no review do controle do Xbox Series.

Prós e contras

Prós

A primeira coisa que eu reparei no Lenovo IdeaPad Gaming 3i foi o design. Acho que esse é um dos notebooks mais bonitos que eu já vi. A carcaça é toda na cor azul, enquanto a parte interna da tela e as teclas são pretas. A parte de cima da tela tem um design diferente, com os cantos levemente recuados.

Já que eu falei dele ali em cima, o teclado do Lenovo IdeaPad Gaming 3i conta com teclas mais largas na cor preta, com letras e números azuis. Além de serem bonitas, elas dão uma sensação macia ao teclar. O teclado também conta com retroiluminação que dá um efeito bem bonito e ajuda em ambientes mais escuros.

Um fator bem importante em um notebook gamer é a tela, e eu posso dizer que a do Lenovo IdeaPad Gaming 3i me surpreendeu! Ela tem resolução Full HD, o painel é WVA e é antirreflexo, o que é ótimo para qualquer ambiente. A frequência de 60Hz pode não ser ideal para jogos competitivos, mas até que quebra um galho. As imagens ficam lindas e as cores bem realçadas.

Apesar de a memória RAM ser modesta para um notebook gamer, o Lenovo IdeaPad Gaming 3i permite que você faça um upgrade. É possível inserir mais dois pentes e chegar até 32GB.

E o prêmio de principal pró vai para… O armazenamento! O SSD de 512GB, além de fazer com que o tempo de carregamento dos jogos seja curto, também permite que você guarde vários games. O que é ótimo para quem também usa o notebook para trabalhar ou gosta de armazenar mais jogos.

Contras

O IdeaPad Gaming 3i é o notebook gamer que atualmente pode ser considerado intermediário da Lenovo. Não me leve a mal, ele é bom, mas a configuração fica um pouco atrás de notebooks mais atuais do mercado. O modelo conta com processador Intel Core i7 de 10ª geração e placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX. A Intel já está na 11ª geração de processadores e a 1650 já deixou de ser topo de linha há um tempo, mas esse notebook pode ser uma opção para gamers casuais que não querem pagar tão caro.

Outros dois fatores negativos foram que, ao jogar em uma configuração mais alta, o notebook começou a fazer bastante barulho (cheguei a me perguntar se levantaria voo) e esquentar. Em um momento, eu cheguei a esbarrar no carregador e realmente ficou muito quente.

Mais um detalhe a destacar é o fato do Lenovo IdeaPad Gaming 3i ter apenas duas portas USB. Eu entendo que o foco realmente é aproveitar ao máximo os recursos que o notebook oferece, mas, para quem gosta de, por exemplo, acoplar teclado, mouse e até mesmo algum headset, vai precisar ficar escolhendo o que manter e o que retirar. Isso é ruim até mesmo caso você queira, por exemplo, fazer lives de jogos online, já que, nesses casos, o ideal é usar equipamentos como microfone e webcam dedicados.

Por último e não menos importante, o que mais me impressionou é que o Lenovo IdeaPad Gaming 3i simplesmente travou em alguns momentos. Não durante os jogos, mas sim durante a rotina de trabalho... Cá entre nós, isso é bem esquisito para um notebook com essa configuração.

O que vem na caixa

  • Notebook Lenovo IdeaPad 3i Gaming
  • Carregador
  • Kit Upgrade

Design

Um dos principais pontos desse notebook, o Lenovo IdeaPad Gaming 3i é realmente muito bonito - e não é só pela cor azul, a minha favorita. Os notebooks gamer costumam ter um visual “diferentão” e moderno, mas esse já começa pelo fato de não ser apenas um retângulo, já que as bordas fazem um leve recuo.

O Lenovo IdeaPad Gaming 3i é um dos notebooks mais bonitos que já vi (Foto: Mosaico)

Falando em cores, ele é quase todo na cor batizada de Chameleon Blue, um azul mais escuro e brilhoso, com a parte interna da tela e as teclas na cor preto. Além disso, o botão de ligar o notebook conta com uma luz azul, combinando com a retroiluminação do teclado.

Sobre o teclado, as teclas são bastante macias e confortáveis. Elas são mais largas, o que é ótimo para quem tem mãos e dedos maiores. As setas também ficam um pouco mais para baixo. O que pode ser ótimo para quem é destro. O teclado também conta com um numberpad dedicado com controle de mídia.

O teclado do Lenovo Gaming 3i é realmente muito confortável (Foto: Mosaico)

Quanto ao trackpad, eu já não achei tão bom. Pode ser difícil mexer nele, visto que os dedos não deslizam direito. Os botões parecem frágeis, dão a impressão de que podem quebrar a qualquer clique mais forte. Até pode ser usado, mas eu recomendo um mouse. Inclusive, o Logitech G403 Hero é uma boa opção.

Tela

A tela de 15,6 polegadas realmente é um destaque do Lenovo IdeaPad Gaming 3i. Além de bonita, entregou bastante qualidade em todas as atividades, desde o trabalho com editor de imagens até os jogos. Quanto à ficha técnica, sua resolução é Full HD (1920 x 1080) e o painel é WVA antirreflexo, que promete uma boa qualidade de imagem em qualquer ângulo de visão - e entrega! As cores ficam com um aspecto bem brilhante, o que me fez perceber, inclusive, alguns pontos negativos de um monitor que usei como segunda tela.

Um dos principais destaques do Lenovo IdeaPad Gaming 3i com certeza é a tela (Foto: Mosaico)

A taxa de atualização é de 60Hz, básica para um notebook gamer. Porém, como esse definitivamente é um modelo intermediário, até dá para entender. E, se você for um usuário não tão exigente, não vai se incomodar com esse fato. Se quiser uma experiência gamer mais completa, vale ficar de olho em um monitor com uma frequência mais alta para usar como segunda tela. Mas esse é um caso realmente para ser bem pensado, já que o Lenovo IdeaPad Gaming 3i realmente te proporciona boas imagens.

Conectividade

Quanto à conectividade, o Lenovo IdeaPad Gaming 3i entrega basicamente o essencial que, sinceramente, pode ser pouco para quem gosta de montar um bom setup. O notebook conta com uma entrada HDMI, uma para USB-C, uma porta Ethernet, uma entrada para combo de áudio (fone e microfone) de alta qualidade, e, para mim, um dos principais pontos negativos: apenas duas portas USB, uma do lado esquerdo e outra do lado direito.

O lado direito do notebook conta com apenas uma porta USB, quando claramente caberia mais uma (Foto: Mosaico)

Veja só, as portas USB 3.2 são de boa qualidade e contam com uma velocidade satisfatória, mas são apenas duas. Eu precisava revezar para usar mouse, teclado e fazer o teste de um controle com fio - que adianto, sairá em breve. Você pode até não usar um joystick com fio, mas os gamers que gostam de equipamentos como mouses, teclados e até mesmo headsets ou microfones acabam ficando na mão para usar todos os gadgets que contam com fio em conjunto. Uma solução prática seria optar por acessórios Bluetooth.

Outra boa solução para quem, assim como eu, não abre mão dos periféricos, deixo a sugestão: vale investir em um adaptador USB. Confira aqui as melhores ofertas de Hub USB.

Desempenho

O momento mais esperado! Vou começar pela ficha técnica: o Lenovo IdeaPad Gaming 3i conta com um processador Intel Core i7 de alta performance, porém, de 10ª geração. Considerando que a empresa já está na 11ª, caminhando para a 12ª, isso faz com que ele já esteja um pouco desatualizado.

A memória RAM é de 8GB, o que não é ruim, até mesmo porque o notebook permite que o usuário faça upgrades, acrescentando pentes de até 32GB, mas isso acaba acrescentando um pouco mais no valor final do produto. Sem falar que é o básico para um notebook gamer.

A placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1650 é atualmente considerada intermediária, mas boa parte dos jogos atuais ainda rodam em notebooks equipados com a mesma. Não em uma qualidade muito alta, mas, se você não for muito exigente, é possível jogar tranquilamente.

A grande estrela aqui é o SSD. Além de fazer com que o Lenovo IdeaPad Gaming 3i seja bem rápido, e carregue os jogos de um jeito mais veloz, o espaço é extremamente satisfatório. No momento em que escrevo esse review, tenho oito jogos instalados e ainda conto com bastante espaço. Ótimo para quem gosta de revisitar aqueles games de que mais gosta.

Agora que eu já destrinchei os pontos mais importantes da configuração do Lenovo IdeaPad Gaming 3i, vou explicar como ele funcionou na prática:

No dia a dia

Independentemente do modelo, ao testar um notebook, começo com um longo período trabalhando nele. Como o trabalho toma a maior parte o meu dia, é o momento perfeito para ver se ele entrega o básico. O Lenovo IdeaPad Gaming 3i é realmente bem rápido, deu conta de todas as tarefas e abas abertas no Chrome, mesmo com o aplicativo do Spotify rodando o dia inteiro ou algum vídeo em segundo plano.

Porém, eu preciso alertar: durante boa parte do dia, ele fazia barulho e eu pude notar que esquentou com frequência. Isso sem falar que foram poucas as vezes, mas ele acabou travando. Por pouco tempo, nada que eu precisasse apelar para o CTRL+ Alt+ Del, mas, para um notebook com essas configurações, isso foi, no mínimo, estranho.

Outro fator interessante foi que consegui rodar vídeos, filmes e séries em ótima qualidade e sem interrupções. Nesse caso, o barulho do notebook não atrapalhou, mas vale ficar de olho.

Usando editores de imagem

Os notebooks gamer costumam contar com configurações bem potentes. Isso faz com que muitas pessoas que trabalham com edição de imagens e vídeos acabem se interessando e buscando por modelos assim. Aqui, eu usei o Adobe Photoshop e o InDesign, e ele brilhou no desempenho. Apesar de continuar fazendo barulho, não travou em nenhum momento.

Lá no tópico dedicado, eu falei sobre a tela. E foi aqui que ela se destacou! A definição Full HD e o painel WVA que traz a fidelidade de cores em qualquer ângulo de visão é ideal para quem trabalha com imagens. Você consegue ter uma ideia muito aproximada do que sairá na impressão, e isso é indispensável para profissionais da área. Então, posso dizer que o Lenovo Gaming 3i é uma ótima opção para quem busca um notebook para trabalhar com tratamento de imagens.

Para jogar

O jogo que eu escolhi para ser o principal de teste foi Shadow of the Tomb Raider, que exige bastante dos gráficos e acaba fazendo um “match” com a placa de vídeo GeForce GTX 1650. E, ao iniciar com os gráficos no máximo, logo na primeira cut scene, já bem agitada, pude observar a quebra de imagem, que acontece quando a placa de vídeo e as configurações da tela “desconversam”.

Quando o jogo começou, as taxas de FPS, que definem a fluidez do game - se quiser entender melhor, você pode conferir o nosso artigo que explica sobre o que é FPS -, ficavam entre 40 e 50, quando o ideal seria 60. Quanto ao gameplay, percebi um certo travamento em alguns momentos, o que me fez ter logo a vontade de diminuir a qualidade gráfica.

Um jogo bonito mesmo rodando a 47 FPS na qualidade Ultra (Foto: Reprodução)

Além disso, eu preciso destacar que o notebook esquentou muito. Entendo que estou em pleno verão do Rio de Janeiro, mas, além da temperatura, o barulho feito pelo notebook também aumentou consideravelmente. Então eu precisei fechar o game e esperar um tempinho antes que algo chato acontecesse como o notebook superaquecer e aparecer a famosa tela azul.

Ao perceber esses problemas, fui descendo a qualidade gráfica, e na modalidade “alta” não foi muito diferente. As imagens continuavam bonitas, mas o notebook não estabilizava a taxa de FPS. Sinceramente, se você não for um gamer exigente ou que abre mão de aplicativos que mostram o recurso, nem perceberia.

Com a qualidade "alta", o game até chegou perto dos 60 FPS (Foto: Reprodução)

O jogo fluiu bem, totalmente sem travamentos e eu pude aproveitar um pouco mais da agilidade das cut scenes sem problemas visuais. Infelizmente, o notebook continuou barulhento, mas já não esquentou tanto. Não é o melhor dos mundos, mas é o suficiente.

Já nas qualidades “média” e "baixa” as imagens não ficaram maravilhosas, mas também não foi algo gritante. A taxa de FPS finalmente bateu 60 com maior facilidade e o jogo rodou muito bem.

É possível perceber a perda da qualidade gráfica, porém consegui fazer com que rodasse a 60 FPS (Foto: Reprodução)

O que me leva a outro game, o meu queridinho Fortnite. Esse é considerado um jogo leve e até rodou bem. Foram diversas partidas na qualidade máxima e sem limite de FPS, mas foi só eu colocar um podcast no Spotify para tocar enquanto eu jogava que o Lenovo Gaming 3i começou a engasgar. Então lá fui eu descer a qualidade gráfica para “média”. Pelo menos, depois disso pude dar play no episódio e completar as missões na santa paz.

Com isso tudo, eu pude perceber que, realmente, esse notebook não vai agradar aos gamers hardcore. No entanto, quem quer jogar casualmente ou gosta de games mais leves, antigos e que não exigem tanto poder gráfico assim, o Lenovo IdeaPad Gaming 3i é suficiente.

Bateria

Na teoria, a Lenovo promete até 9h36min horas de bateria, mas, na prática, é bem diferente. Ao usar o notebook para trabalhar, apenas com Google Chrome e Slack, ele até teve uma boa duração. Até mesmo quando eu assistia a filmes e séries, ele durou bastante; foram cerca de 4 horas longe das tomadas. Porém, ao jogar, a bateria durou um pouco mais de 2 horas. Isso considerando até mesmo o tempo em que joguei com os gráficos no mínimo.

Dá para entender que a bateria dura mais no cotidiano? Até dá, mas o Lenovo IdeaPad Gaming 3i é um notebook gamer, e o foco deveria ser a bateria durante a jogatina em qualquer lugar. Isso sem falar que é muito menos do que o divulgado pela fabricante, uma bola fora.

Custo-benefício

Infelizmente, o Lenovo IdeaPad Gaming 3i não tem um bom custo-benefício (Foto: Mosaico

Sendo bem sincera, não acho que o Lenovo IdeaPad Gaming 3i seja uma boa opção custo-benefício em 2022. Quando ele foi lançado, em 2020, realmente era, mas hoje em dia, pela Intel já estar na 11ª geração de processadores, pela Nvidia já ter lançado placas de vídeo mais potentes, ele acaba ficando obsoleto e sendo uma opção intermediária.

Existem algumas opções no mercado com uma configuração mais atual e até mesmo mais potentes por um preço semelhante ou até mesmo um pouco mais alto, mas que talvez valham mais a pena.

Produtos similares

Acer Aspire Nitro 5 AN515-54-528V

O notebook gamer intermediário da Acer tem configurações similares ao Lenovo Gaming 3i, com algumas exceções como a ausência do SSD e o processador Intel Core i5 de nona geração. Esse também é um modelo bastante indicado não só para jogar, mas também para quem trabalha com edição de imagens. Se quiser saber todos os detalhes, você pode conferir o review do Acer Aspire Nitro 5 similar ao Lenovo IdePad Gaming 3i aqui.

Dell G15 G15-i1000-M20P

Lançada pela Dell no final de 2021, a linha G15 traz configurações mais atuais no mercado. Porém, como opção de notebook gamer intermediário, esse modelo conta com processador Intel Core i5 de 10ª geração, memória RAM de 8GB, armazenamento em SSD de 512GB e placa de vídeo GeForce GTX 1650.

Ficha técnica

Conclusão

A minha experiência com o Lenovo IdeaPad Gaming 3i foi boa, mas é impossível ignorar os problemas, como o esforço que ele faz para reproduzir alguns títulos. A configuração faz com que ele não valha mais tanto a pena assim, já que existem componentes mais atuais e games que exigem uma ficha técnica mais potente para rodar em uma qualidade gráfica alta. Além disso, a bateria de curta duração e as poucas opções de conectividade também acabam deixando a desejar.

Como notebook gamer intermediário, não faz feio, mas se você for um heavy gamer e quer um laptop para jogar os games mais atuais em boa qualidade gráfica, infelizmente, o Lenovo IdeaPad Gaming 3i não é para você.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!